Dicas de como reeducar sua alimentação

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Desde pequenos somos instruídos por nossos pais, tios e avós a ter uma dieta balanceada, mas nem sempre a educação alimentar acontece da maneira correta. Seja por descuido, ou por não sentir prazer em comer comidas saudáveis, algumas crianças desenvolvem hábitos alimentares que podem significar grande risco para o futuro da sua saúde.

Perigos da má alimentação

Excesso de peso, problemas cardiovasculares, diabetes e muitas outras complicações podem ser consequência de uma vida de alimentação desregrada e ingestão excessiva de substâncias nocivas ao bem estar do corpo. O aumento do sedentarismo e do consumo de comidas industrializadas colaborou para esse cenário delicado, que já é considerado um problema de saúde pública.

Para tentar reverter essa situação e recuperar o tempo perdido, é preciso mudar alguns maus hábitos adquiridos ao longo dos anos. A reeducação alimentar, termo muito usado por médicos e nutricionistas, é uma maneira de melhorar a saúde e comprovar os benefícios que a boa alimentação oferece ao corpo.

O que é reeducação alimentar?

Muitas pessoas torcem o nariz, pois têm a concepção errada do que é a reeducação alimentar. Ao contrário do que se pensa, não é preciso cortar da dieta todos os alimentos “gostosos” e viver à base de comida natural. Na realidade, mudar os hábitos alimentares significa comer melhor, aumentar a variedade e equilibrar as quantidades de cada família de alimentos.

Além de combater doenças e devolver a saúde, muitos profissionais indicam a reeducação alimentar para perder peso. Como cada pessoa tem necessidades distintas, é ideal contar com a orientação de um nutricionista antes de começar a mudança. Ele irá examinar o paciente e elaborar uma dieta que funcione bem para cada organismo.

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Dicas para fazer reeducação alimentar

Existem alguns mandamentos básicos, que servem para qualquer pessoa que queira começar a se alimentar melhor. São eles:

– Reduza a quantidade de sal dos alimentos;
– Evite comidas com muito sódio;
– Tente tomar de 2 a 3 litros de água por dia;
– Diminua o consumo de fast-food e comidas congeladas, pois são ricos em sódio;
– Coma muitas fibras e vitaminas (verduras e legumes são ricos nessas substâncias);
– Prefira alimentos com carboidratos complexos, pois sua digestão mais lenta evita que fiquem acumulados em gorduras;
– Os doces estão liberados, mas nada de exageros. Como pequenas porções semanalmente;
– Pratique exercícios físicos diariamente

Seguindo essas dicas você conseguirá começar a se alimentar de maneira correta, evitando problemas futuros.


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