Tudo o que você precisa saber sobre o mercúrio dos peixes

mercurio dos peixes

Inúmeras vezes ouvimos e lemos conselhos sobre a importância de incluir o peixe em nossa dieta. No entanto, você deve tomar alguns cuidados, podemos dizer tudo o que você precisa saber sobre os peixes com mercúrio.

O metilmercúrio, um perigo oculto em peixes

É uma substância que contamina peixes e as proporções em que se encontram variam de acordo com a espécie, isto é, o tamanho, origem e idade, o entorno em que cresceram e a dieta com que foi alimentado.
Por um lado, você deve saber que nos fundos marinhos existe mercúrio naturalmente, mas também há outro adicionado externamente que provém a partir do fator humano.

Explicando de forma simples, pode-se dizer que o mercúrio é depositado no peixe e eles absorvem através das guelras e cada vez que um peixe grande come um outro menor, este mercúrio contamina com o mercúrio que tinha o pequeno. Mais tarde virá outro ainda maior e comerá o peixe que por sua vez tinha comido outro. Assim, a acumulação de mercúrio vai aumentando.

A diferença interessante, a saber, é que os peixes quanto mais vivem acumulam mais mercúrio, o mesmo acontece com os peixes maiores.

mercurio dos peixes

Os efeitos do mercúrio nos humanos

Nós também absorvemos o mercúrio a partir de alimentos e não podemos expulsar já que nosso corpo não foi criado para isso. É depositado no tecido adiposo, no cérebro e ossos.

A carga tóxica que o mercúrio gera no corpo é mais danoso para o sistema nervoso e nos fetos em desenvolvimento em mulheres grávidas, já que a substância passa através da placenta.

Que peixe é melhor não comer?

* Tubarão
* Raia
* Peixe espada
* Filé de Barramundi
* Atum do Sul

É melhor comer duas latas de atum de 140 gramas por semana do que bifes de atum; se você escolher atum fresco, quanto menor, menor a quantidade de mercúrio terá. O salmão enlatado é melhor.

Ambos os frutos do mar acima nomeados podem ser prejudiciais para mulheres grávidas e, portanto, para seus bebês em desenvolvimento; para atender às necessidades de ômega 3 é recomendado consumir azeite de linhaça.

Os peixes de água doce também têm mercúrio, por isso o ideal é reduzir o consumo para permitir ao corpo que a carga tóxica seja de forma gradual.

O que você acha sobre o consumo de peixe? Contribua com sua opinião, queremos saber!