Propriedades do carboidrato: todos os fatos que você precisa

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

propriedades do carboidrato

Em nossa dieta diária os carboidratos são essenciais. Quando o nosso corpo precisa de energia para continuar a funcionar normalmente, são os carboidratos que fornecem este elemento importante para o nosso corpo. É essencial que durante todo o dia consumamos entre 25 e 30% de ácidos graxos, entre 10 e 20% de proteína e o resto pertence à ingestão de carboidrato.

Benefícios do Carboidrato

propriedades do carboidrato

Os carboidratos estão presentes no leite, nas frutas, no mel, nas geleias, doces, aveia, milho, feijão, arroz, cereais e massas, entre outros alimentos. Os especialistas afirmam que, o ideal é que por dia cerca de 300 gramas de carboidratos sejam provenientes de frutas e legumes, cerca de 50 a 100 gramas de cereais e seus derivados, e também a fibra deverá estar presente com uma presença diária de 30 gramas. Seguindo esta fórmula, previne-se doenças como a obesidade.

Uma divisão simplificada dos carboidratos é a que divide esta fonte vital de energia em dois tipos: simples (monossacarídeos) e complexos (polissacarídeos). Este último está presente em alimentos como pães, massas, aveia, cereais, arroz, feijão e milho, entre outros. Uma das suas funções mais importantes é o de evitar o excesso de gordura no corpo. Os carboidratos simples, no entanto, se consumidos de forma responsável, representam uma importante contribuição de glicose, elemento vital para o bom funcionamento do cérebro.

Algumas dos benefícios dos carboidratos:

– São um dos principais micronutrientes que fornecem energia para o corpo (os outros são gordura e proteína).
– Evitam a acumulação excessiva de gordura no corpo.
– Ajudam a melhorar o desempenho físico, graças ao amido e os açúcares presentes nos mesmos.
– Graças à sua fibra dietética, ajudam o intestino a ter um funcionamento correto.
– Sua ampla variedade é recomendada para que uma dieta conte com um conteúdo diário de nutrientes essenciais e fibras.

Propriedades do carboidrato

propriedades do carboidrato

Fonte de energia

A função principal dos carboidratos é proporcionar e armazenar energia. Os carboidratos dão a energia necessária para que o organismo funcione corretamente.

O organismo precisa aproximadamente de umas 100 gramas diárias de carboidratos. Qualquer dieta baixa em carboidratos deveria fornecer, pelo menos, essas 100 gramas de carboidratos. Menos desta quantidade de carboidratos na dieta não é saudável e pode produzir efeitos secundários como o efeito sanfona.

Os carboidratos proporcionam menos calorias do que gorduras: 1g de carboidrato produz 4 quilocalorias e 1 grama de gordura produz 9 quilocalorias.

Sistema nervoso

Os carboidratos estão compostos por moléculas de açúcares. Uma das principais funções da glicose é alimentar às células do sangue e às do cérebro, já que estas células não podem obter energia de nenhum outro substrato (nem das gorduras, nem das proteínas). Sem estes alimentos na dieta, as funções corporais se desestabilizam e se produzem alterações no metabolismo como a cetose.

Todos os alimentos ricos em carboidratos contêm vitaminas do grupo B, que possuem funções energéticas e tonificam o sistema nervoso. Estes alimentos são muito adequados quando existe estresse, ansiedade ou nervosismo.

Flora intestinal

Os carboidratos são altamente fermentáveis e são muito saudáveis para ajudar a manter uma flora intestinal saudável. Isto ajuda a melhorar a saúde intestinal, com a consequente melhora na absorção de nutrientes e no aumento da imunidade.

Os carboidratos podem desempenhar outras funções não energéticas. Algumas vezes os carboidratos têm uma função estrutural como a celulose que forma a estrutura da parede da célula vegetal ou a quitina que constitui a estrutura externa dos artrópodes. Outras vezes, os carboidratos formam parte do código genético, como ocorre com a ribose.

Tipos de carboidratos

propriedades do carboidrato

Os carboidratos se classificam em carboidratos simples e carboidratos complexos:

Carboidratos Simples

De acordo com os cientistas, os carboidratos simples estão exclusivamente formados por uma ou duas moléculas de açúcar.

Dentro deste grupo se encontram os monossacarídeos e os dissacarídeos:

Monossacarídeos: são moléculas entre 3 a 6 átomos de carbono que não podem se decompor em outros elementos mais simples.

Dissacarídeos: é a junção de 2 moléculas de monossacarídeos. Estes se decompõem produzindo 2 monossacarídeos.

Podemos considerar como carboidratos simples tanto os monossacarídeos, quanto os dissacarídeos.

Carboidratos Complexos

Os carboidratos complexos são formados pelos oligossacarídeos e os polissacarídeos:

Oligossacarídeos: são carboidratos que contêm entre 3 a 10 monossacarídeos.

Polissacarídeos: são carboidratos formados pela união de muitos monossacarídeos ou dissacarídeos.
Dentro dos carboidratos, é melhor escolher os carboidratos complexos. Porque eles se absorvem mais lentamente diante daqueles de absorção rápida, transformando-se em carboidratos saudáveis.

Os cereais, legumes, verduras e os derivados como o pão, são uma boa fonte de carboidratos complexos. Convém consumi-los diariamente.

As frutas e os sucos de frutas naturais também devem ser consumidos todos os dias, mas entre 1 a 2 porções. Por dia, é recomendável consumir de 2 a 3 frutas, preferencialmente, divididas entre as refeições.

Dieta do carboidrato

propriedades do carboidrato

Há muitos anos, a ideia de comer mais carboidratos do que proteínas tem sido associada ao ganho de peso. Porém, isto parece ser um mito. O segredo para perder peso é fazer uma dieta rica em carboidratos não refinados.

Comer cerca de 15 gramas de aveia por dia também desencadeia uma enzima que queima a gordura do corpo, acelerando seu metabolismo. Trata-se de uma dieta equilibrada no qual se aprende a consumir uma boa quantidade de gorduras boas, proteínas e fibra.

Quando as pessoas ingerem carboidratos, elas tendem a comer exageradamente. Os carboidratos refinados, como o pão branco e bolo, são prejudiciais e imediatamente se transformam em glicose, fazendo com que você sinta fome de novo 2 horas mais tarde.

Seguir a dieta do carboidrato te ajuda a perder até 3 quilos e meio em 30 dias e na primeira fase de desintoxicação, se restringem as calorias e vai se incrementando gradualmente.

O controle das porções é uma parte importante do sucesso, pois é possível superar o medo de consumir carboidratos.

Carboidrato engorda

propriedades do carboidrato

Constantemente, escutamos que os carboidratos devem desaparecer de nossa dieta por que costuma-quantidade de carboidratos e dizer que o carboidrato engorda sem nos darmos conta.

Como já sabemos, os carboidratos são a principal fonte de energia que o nosso corpo recebe. Eles não são os responsáveis por a gente engordar, mas sim as calorias são as que se encarregam de nos fazer engordar.

O problema não é o carboidrato, mas o excesso de calorias. É muito simples, se trata de uma operação que sempre devemos ter em mente quando desejamos manter nosso peso. A quantidade de calorias que consumimos nunca deve passar das que queimamos.

É certo que os carboidratos possuem muitas calorias, mas são mais fáceis de queimar. Além deste tipo de nutriente, o resto que ingerimos como as proteínas, têm também calorias que não podemos deixar elevar. A solução é controlar o que ingerimos e a quantidade de alimento que vamos levar à boca.

Alimentos com carboidrato

propriedades do carboidrato

No geral, podemos encontrar carboidratos em diversos alimentos. Apesar de que nem sempre sejam tão conhecidos, são necessários para fornecer a energia que o organismo precisa. De fato, em uma dieta equilibrada o consumo de carboidratos deve suprir a metade das calorias totais. Você pode obtê-los através dos seguintes alimentos:

1 – Cereais: Assim como o arroz, o trigo, o milho e a aveia, entre outros, se encontra um grande potencial de carboidratos de absorção lenta, por isso tornam-se ideais se você vai realizar algum tipo de exercício físico.

2 – Pão: além de carboidratos, fornece uma grande quantidade de proteínas de origem vegetal e pouquíssima gordura. Este alimento é um dos primeiros que são adicionados nas dietas, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de 205 gramas por dia de pão.

3 – Massas: macarrão, bolos, entre outros, devem ser acompanhados com vegetais e proteínas magras, segundo os especialistas, e ao pertencer ao grupo de carboidratos de absorção lenta, são os mais utilizados pelos jogadores de futebol e outros esportistas para se alimentar antes da atividade física.

4 – Açúcar: assim como a cana, beterraba, mel ou melaço, é a segunda fonte mais importante de carboidratos, porque fornece uma grande quantidade de energia, graças à sua assimilação rápida.

5 – Frutas e verduras: a fruta é o carboidrato mais doce, pois nos fornece frutose, mas é o que possui menos carboidratos. Porém, junto às verduras, ricas em amido, fornecem uma grande quantidade de minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo.

6 – Produtos de confeitaria: em excesso são prejudiciais para a saúde, mas também são uma fonte de carboidratos, especialmente aqueles que são feitos com farinha de trigo.

7 – Leite e seus derivados: manteiga, queijo, etc. Possuem uma grande quantidade de lactose, um tipo de açúcar dissacarídeo assimilado pelo corpo de forma rápida e que da mesma forma oferece energia ao organismo.

8 – Legumes: assim como o feijão verde ou grãos de bico, são uma fonte rica de energia, pois possuem um alto teor em carboidratos, mais da metade de sua composição.

9 – Tubérculos e raízes: o mais consumido deste grupo é a batata, já que 75% de sua composição é de amido, um tipo de carboidrato de absorção lenta.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com