Saiba da importância dos carboidratos na dieta

carboidratos na dieta

Os carboidratos são moléculas orgânicas importantes para a vida. Devido a esta importância, eles são essenciais na dieta. Vamos ver como eles funcionam e quais são seus benefícios para o corpo.

Características dos carboidratos

* São essenciais para a vida das moléculas orgânicas.
* São compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio.
* São solúveis em água.
* Armazenam energia
* As plantas são as principais portadoras de carboidratos, isto é, devido à sua composição em clorofila, um pigmento responsável pela captura da luz solar, que se desenvolve a partir desta glicose.

Divisão dos carboidratos

* Carboidratos complexos: polissacarídeos se compõem de vários monossacarídeos. Neste grupo encontramos a celulose, hemicelulose, amido, etc. Eles são caracterizados por uma absorção lenta.
* Carboidratos simples: Neste grupo se encontram os monossacarídeos e os dissacarídeos. Por exemplo: glucose, frutose, sacarose, maltose, lactose. Eles caracterizam-se por uma rápida absorção pelo organismo.

carboidratos na dieta

Por que eles são importantes na dieta?

* É uma fonte de energia. Seu metabolismo contribui para o calor do corpo e da energia.
* Ajudam a prevenir as proteínas usadas como fontes de energia.
* Previnem a cetose envolvida no metabolismo dos lipídicos.
* Estão envolvidos no funcionamento do sistema nervoso central, uma vez que algumas das funções dos carboidratos são utilizadas como combustível para as transmissões nervosas.
* Eles são uma fonte de glicogênio: os carboidratos na forma de glicose metabolizada são uma reserva de energia chamada glicogênio. Esse processo ocorre principalmente no fígado.
* São necessários para a formação de outros produtos químicos.
* Fazem parte de antígenos da membrana, nucleotídeos, etc.

Estas são razões mais do que suficientes para entender a importância do consumo de carboidratos na dieta.
Para uma dieta saudável é necessário consumir uma alta porcentagem de carboidratos complexos, já que ajudam a regular a glicose no sangue, o colesterol, triglicérides, etc., além de fornecer vitaminas, minerais e antioxidantes naturais.