Benefícios do inhame

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do inhame

O inhame é um tubérculo usado há séculos na culinária de muitos países por causa das propriedades do inhame. Esta planta é nativa de climas quentes como o que pode ser apreciado na Nova Guiné, África e Ásia, entre outros.
Embora hoje seja cultivado em outros lugares, o inhame é típico destas culturas. Além de dar um sabor especial para as refeições, o tubérculo oferece uma série de benefícios para a nossa saúde. O inhame selvagem, um remédio que cada vez mais preciso para aliviar os sintomas da menopausa, tem sido tradicionalmente usado para aliviar cólicas e dores musculares por todo o corpo, especialmente a dor menstrual e cólicas.

Outra coisa de suas indicações básicas é o tratamento de artrite inflamatória, incluindo a artrite reumatoide. O inhame pode aliviar as cãibras e os músculos tensos. Neste caso, a atividade antiespasmódica e antiinflamatória pode aliviar os problemas, tais como cãibras intestinais, dores na vesícula biliar e ovário e os espasmos musculares resultantes de inflamação crônica.

Em muitos casos, os melhores resultados são obtidos em combinação com outros medicamentos antiinflamatórios ou relaxantes musculares. O inhame combina de forma eficaz com antiinflamatórios como a garra do diabo e a casca do salgueiro para tratar a osteoartrite e artrite reumatoide.

Os nativos americanos usavam tradicionalmente o inhame para evitar um aborto espontâneo nas etapas mais avançados da gravidez e para aliviar as dores do parto. Como indica o seu nome tradicional “raiz para a cólica”, é muito eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável e diverticulite.

Precauções: Pode causar irritação do trato gastrointestinal em grandes doses.

Benefícios do Inhame

beneficios do inhame

Sintomas da menopausa: O inhame é mais popular e é usado principalmente para aliviar os sintomas da menopausa. Devido à inquestionável atividade hormonal desta erva, há boas razões para acreditar que pode melhorar os sintomas como as ondas de calor, suores noturnos e distúrbios do sono, embora sejam provável que os esteroides do inhame não se tornem hormônios ativos no organismo que poderiam combater os sintomas da menopausa; talvez o mecanismo seja outro. A maioria dos especialistas recomenda que, para melhores resultados, seu extrato seja consumido durante várias semanas para ver se alivia os sintomas.

Depurativo: Primeiro temos que enfatizar seu poder purificador do sangue. Sempre este alimento foi utilizado, e em particular a sua essência, utiliza-se o elixir de inhame quando se trata de limpar o organismo de impurezas que causam doenças. Ele contém uma série de substâncias que nos ajudarão a eliminar as toxinas do corpo através da urina, suor ou fezes entre outros meios, ficando o nosso corpo em perfeitas condições.

Reforça as defesas: O inhame é uma ajuda na obtenção de uma defesa forte no organismo. Entre suas propriedades, vamos destacar as suas qualidades imunológicas que nos ajudarão a fortalecer o sistema linfático do corpo. O consumo deste alimento nos ajudará a fortalecer as defesas do organismo contra ataques recebidos a partir do exterior. É, portanto, altamente recomendável seu consumo no momento de conseguir um corpo mais forte. Estas qualidades imunes fazem do inhame um alimento altamente recomendado sob certas condições. Especialmente o consumo aplica-se quando sofremos doenças de pele como dermatite, eczemas da pele… O inhame nos ajudará a alcançar uma maior depuração corporal e aumento das defesas.

Diurético: Devido às suas qualidades depurativas e diuréticas, discutidas acima, o inhame é um alimento amplamente utilizado na hora de acabar com os coágulos do sangue causados por contusões, e em casos de reumatismo, artrite, gota… O inhame ajudará a remover o excesso de líquido acumulado, além de ter uma série de propriedades antiinflamatórias, que ajudam a melhorar o estado das cicatrizes e outras condições provocadas por ferimentos e outros acidentes.

Inhame engorda?

beneficios do inhame

O inhame é um alimento cheio de calorias, rico em carboidratos e por esse motivo deve ser consumido com muita moderação, para não se correr o risco de engordar. Apesar de conter aproximadamente 115 calorias a cada 100 gramas, ele possui um baixo índice glicêmico, ajudando, assim, a perder peso e se tornando uma ótima fonte de fibras.

Receitas com inhame

Suco de inhame

beneficios do inhame

Ingredientes

– 1 colher de aveia ou linhaça
– Folhas de hortelã
– 1 goiaba
– Raspas de gengibre
– 1 inhame
– 1 limão

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater bem para a mistura ficar homogênea.

Não precisa colocar açúcar, mas se preferir adoçar adicione algumas gotas de mel.

Sopa de inhame

beneficios do inhame

Ingredientes

– Pimenta do reino a gosto
– 1 colher de chá de tomilho e alecrim triturados
– 200ml de água
– 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
– 1 xícara de chá de espinafre picado
– 2 dentes de alho
– 1 cebola média picada
– 1 colher de café de gengibre em cubinhos
-5 inhames médios sem casa

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola em uma panela antiaderente. Em seguida adicione o inhame, a linhaça e tempere com a pimenta do reino. Acrescente a água. Depois que começar a ferver, coloque o gengibre.

Quando for amaciar o inhame, amasse-o com a ajuda de uma de concha. Feito isso adicione o espinafre e deixe ferver por mais 2 minutos até que as folhas fiquem moles.

Sirva no prato e acrescente o tomilho e o alecrim.

Purê de Inhame

beneficios do inhame

Ingredientes

– Tempero a gosto
– 1 colher de sopa de creme vegetal
– 1 beterraba
– 3 inhames médios

Modo de preparo

Cozinhe os inhames e a beterraba. Em seguida amasse os inhames e bata a beterraba e no liquidificador até que todos os pedaços desmanchem.

Misture a beterraba junto ao inhame amassado, em seguida acrescente o creme vegetal e os temperos e pronto, já pode servir.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com