Benefícios do cupuaçu

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do cupuacu

O Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma árvore frutífera tropical que se encontra distribuída em forma selvagem nos países da Bacia Amazônica, nos países como Brasil, Equador, Peru, Colômbia e Bolívia. O maior valor desta planta são seus frutos que são agridoces, carnudos e agradáveis. Com a polpa são feitos suco de cupuaçu, compotas, doces, geleias e outras guloseimas.

Além de cafeína, os frutos contêm teobromina, que é um alcaloide conhecido por suas propriedades estimulantes. As sementes constituem, na região amazônica, o cacau verdadeiro, e delas se obtêm 45% de gordura branca e aromática, que é digestiva para a espécie humana.

Do fruto também se aproveita suas sementes, que contêm percentagens elevadas de proteína e gordura, para a preparação do cupulate, um produto com características semelhantes ao chocolate. A manteiga de cupuaçu possui propriedades emolientes e lubrificantes da pele, deixando um delicioso aroma.

Origem e descrição da manteiga de cupuaçu

beneficios do cupuacu

O pé de cupuaçu pode atingir até 18 metros de altura, apresentando tronco com a casca marrom escura e ramificações tricotômicas, com os ramos superiores ascendentes e as inferiores horizontais. O crescimento da parte aérea obedece a um padrão bem definido. O tronco cresce em estágios de 1,0 a 1,5 metros, emitindo ramos plagio trópicos trifurcados no final de cada período.

Usos da manteiga de cupuaçu

A sua importância econômica reside no seu fruto, do qual se aproveita a própria polpa que pode ser comercializada fresca ou industrializada. A semente é utilizada na fabricação de chocolates ou cupulate e a casca como um composto orgânico.

O cupuaçu apresenta mais polpa do que semente, em uma proporção de 2 a 1, de modo que você possa aproveitar a polpa, algo que não é possível com o cacau. A polpa do cupuaçu é branca, com altos teores de fósforo, pectina e conteúdos médios de cálcio e vitamina C. É usado na produção de sucos, néctares, compotas, doces, geleias e doces. Da fruta também se aproveita sua semente, que contêm percentagens elevadas de proteína e gordura, para a preparação do cupulate, um produto com características semelhantes ao chocolate.

Cupuaçu benefícios

beneficios do cupuacu

De acordo com estudos científicos e investigações etnobotânicas no campo da cosmética, a manteiga de cupuaçu se comporta como um excelente lubrificante e emoliente, que proporciona uma sensação agradável, e suavidade à pele, o que favorece as propriedades de propagação das formulações cosméticas.

Tem a capacidade de absorver a água, cerca de uma porcentagem mais elevada do que a lanolina, o qual atua como um substituto da mesma planta.

Devido à presença de ácidos gordos de cadeia longa, promove maior hidratação deixando uma sensação sedosa e melhora a elasticidade da pele. Uma vez que os fitoesteróis presentes na composição substituem os lipídios.

Com efeito anti-inflamatório, reduz a perda de água transepidérmica, agindo sobre o equilíbrio de fluidos.
O cupuaçu realmente é um parente do cacau, mas possui diferenças no teor da manteiga de cupuaçu carece de teobromina e cafeína.

Cupuaçu engorda?

Por conter uma grande quantidade de fibra, o cupuaçu ajuda a aumentar a saciedade, por isso, devemos consumi-lo moderadamente, para que não possamos ganhar peso.

Propriedades do Cupuaçu

beneficios do cupuacu

– Índice de acidez: 4,77 mg
– Índice de saponificação: 170,0 mg – 200,0 mg
– Índice de iodo: 30,0 – 55,0 g
– Ponto de fusão: 22,0-35,0 C
– Índice de Peróxido: 12.0 mEq / 1000g

Receitas com Cupuaçu

Doce de Cupuaçu

beneficios do cupuacu

Ingredientes

– 1 quilo de adoçante culinário
– Polpa de 1 cupuaçu

Modo de preparo

Primeiro você deve separar os caroços da polpa, ferver durante 10 minutos e escorrer e misturar o adoçante.
Leve ao fogo baixo mexendo sem parar, até que a calda fique dourada e consistente.

Suco de cupuaçu

beneficios do cupuacu

Ingredientes

– 2 sachês de polpa de cupuaçu
– 1 copo de iogurte desnatado
– 1 xícara de leite desnatado
– 1 1/2 xícara de água fervente
– 2 gelatinas sabor cupuaçu

Modo de preparo

Dissolva as gelatinas na água fervente, junte o leite, misture e leve para gelar.

Quando estiver em ponto de clara em neve, no liquidificador, bata com todos os ingredientes.
Leve para gelar em forma que se consiga desenformar.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com