Benefícios do brócolis

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beneficios do brocolis

É um dos 10 alimentos mais recomendados devido às suas propriedades nutricionais. Previne certos tipos de câncer e doenças do coração, fortalece os espermatozoides e evita o envelhecimento prematuro.

Os brócolis são um alimento ideal para os homens por seu alto teor de zinco que permite o bom funcionamento da próstata.

Os casais que desejam ter um filho devem aumentar seu consumo, pois se reconhecem amplamente seus benefícios para melhorar a qualidade dos espermatozoides e seu alto teor de ácido fólico, tornando indispensável para as gestantes.
As pessoas com problemas de anemia ou que acabaram de sair uma cirurgia devem consumi-los em sua dieta diária por causa de seu grande conteúdo de ferro.

Para as mulheres acima de 40 anos, se sugere comer uma porção deste vegetal por dia, como medida preventiva antes de chegar à menopausa, pois o brócolis tem um alto teor em cálcio e fitoestrógenos.

Consumir meio copo por dia aumenta as defesas do organismo e evita o aparecimento de gripes frequentes, entre outras infecções.

Seu alto teor em fibra é ideal para as pessoas com problemas de prisão de ventre, mas não se aconselha sua ingestão em pacientes com problemas de cólon irritável.

O brócolis é rico em vitamina K, o que favorece a boa circulação sanguínea.

Seu consumo frequente dá a pele uma aparência mais juvenil porque contém antioxidante como betacaroteno, vitamina C, zinco e selênio que ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro.

O brócolis, assim como os outros vegetais como a couve-flor e o repolho, ajuda a prevenir o câncer no pulmão nos ex-fumantes, segundo estudos realizados no Instituto do Câncer Roswell Park.

É ideal para perder peso porque é um alimento rico em nutrientes e possui poucas calorias. Contêm apenas 23 calorias por cada 100 gramas, menos que metade de um copo de leite desnatado.

O brócolis também é recomendado em casos de fibromialgia e lesões por vírus do papiloma humano.

Segundo um estudo da universidade de Warwich, Inglaterra, é muito favorável seu consumo em diabéticos porque reverte os danos cardiovasculares que ocasiona em quem sofre desta doença.

Também diminui o risco de sofrer infartos ou derrames cerebrais entre pessoas que o consome. Isto se deve a quem tem Sulforafano, um componente que ativa no corpo a proteína Nrf12 que protege os tecidos, células e em consequência, os vasos sanguíneos, graças às enzimas antioxidantes que possui.

Uma recente pesquisa realizada na Escola de Medicina da Johns Hopkins University, em Baltimore, Estados Unidos, revelou que o brócolis possui um componente que ajuda no tratamento da Epidermólise. Uma doença genética que debilita a pele e faz com que se quebre por um golpe ou com o simples fato de rachar-se. Pode afetar qualquer parte do corpo, mas especialmente mãos, pés e calcanhares. Acredita-se que em pouco tempo o Sulforafano, substância que sai do brócolis ao cozinhá-lo, e que ocasiona todos estes benefícios, será a cura para esta doença.

Alguns dos componentes nutricionais do brócolis são: Betacaroteno (vitamina A) que fortalece a visão, a pele e o crescimento do cabelo; Vitamina B2, que protege as mucosas; vitamina C que fortalece o sistema imunológico e fósforo, cálcio e potássio, indispensáveis para o crescimento das crianças.

Brócolis como fazer

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-Lave bem o brócolis até que não tenha mais rastros de terra.
-Ponha-o para ferver por 5 minutos para evitar que se percam os nutrientes. Melhor será se você prepará-lo no vapor.
-É um alimento ideal para preparar sopas, cremes e saladas.
-Os nutricionistas aconselham consumir meio copo de brócolis uma vez por dia ou três vezes por semana para que o organismo possa se beneficiar de seus nutrientes.

Propriedades do Brócolis

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Segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, o brócolis presenteia com muitos benefícios as pessoas que sofrem de doenças pulmonares crônicas, porque ajuda a prevenir a degradação de um dos componentes mais importantes do sistema de defesa do pulmão.

Dentro da grande variedade de verduras saudáveis e hortaliças que nos presenteia a Natureza, o brócolis destaca-se por ser um delicioso alimento que, quase totalmente, pode se tornar ideal para consumi-lo em diversas receitas ou pratos totalmente saudáveis.

Mas, você sabia que são muitos os benefícios do brócolis que, de modo particular, podemos encontrar neste grande e delicioso alimento?

Por seu alto teor em antioxidantes, ajuda a prevenir o câncer. Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e protege a saúde do coração.

Abaixa os níveis de estrógenos e equilibra os hormônios. Ideal contra a prisão de ventre e a anemia.

Brócolis Benefícios

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O brócolis se destaca por ser uma das verduras que contém maior efeito antioxidante. Por este motivo, muitos especialistas tanto em cozinha como em saúde, recomendam consumi-lo quando está verde, assim podemos aproveitar e desfrutar de seus benefícios antioxidantes.

Por este motivo, se trata de uma verdura ideal na hora de prevenir o aparecimento do câncer (principalmente os cânceres de próstata, cólon e mama).

Igualmente resulta útil para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, ao ajudar a proteger o coração contra este tipo de doenças, já que impede o acúmulo dos triglicerídeos nas artérias.

Resulta interessante na menopausa, dado que regula não só o equilíbrio hormonal, mas também o nível de estrógenos.
Assim mesmo, por seu teor em fibra, é ideal no tratamento e solução da prisão de ventre.

Nutrientes do brócolis

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O brócolis é um membro da família do repolho e um parente próximo da couve-flor, o brócolis contém mais nutrientes que qualquer outro vegetal, pois contém quantidades grandes de vitamina C, ácido fólico e betacaroteno (vitamina A) que são importantes como os antioxidantes. Ainda possui minerais como o potássio, que favorece o impulso nervoso e muscular, além de ferro.

Alguns pesquisadores concluíram que o brócolis e outros vegetais crucíferos devem ser incluídos na dieta semanal. Consumir alimentos ricos em antioxidantes pode reduzir o risco de algumas doenças como câncer e doenças cardíacas.
Para sua conservação deve-se guardá-lo, sem lavar, em sacolas plásticas grandes ou perfuradas num recipiente para vegetais da geladeira. O brócolis que não se refrigera, rapidamente fica fibroso e lenhoso. O brócolis molhado rapidamente fica suave na geladeira – sendo assim, lave antes de usá-lo. Conserve o brócolis fresco na geladeira durante 3 a 5 dias.

Lave o brócolis com água fresca da torneira. Não permita que se fiquem imersos na água, pois perderá seus nutrientes.

O brócolis fresco é delicioso cru ou cozido. Cozinhe o brócolis ao vapor de 3 a 4 minutos ou deixe de molho na água fervente no mesmo tempo. O brócolis quando cozido demais fica com uma coloração escura e perde seus nutrientes, especialmente a vitamina C.

As ervas e as espécies que dão mais sabor ao brócolis são: manjericão, alho, erva-cidreira, manjerona, orégano e tomilho.

Brócolis calorias

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Sua composição nutricional contém 23 calorias; 2,4 gramas de fibra dietética, betacaroteno, 2,3 gramas de proteína, 4,3 miligramas de carboidratos, 49 miligramas de vitamina C; 53,3 miligramas de ácido fólico, 89 miligramas de cálcio e 0,9 miligramas de ferro.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles descobriram num estudo que um composto natural do brócolis e outras hortaliças crucíferas protege contra inflamações respiratórias que podem causar asma, rinite alérgica ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

O composto em questão seria o chamado Sulforafano, que ativa e incrementa as enzimas antioxidantes das vias respiratórias, aumentando assim sua proteção contra os ataques dos radicais livres que respiramos cada dia do ar contaminado, do pólen, das fumaças dos carros e da fumaça do cigarro. Estes radicais livres ocasionam danos nos tecidos, o que provoca inflamações e problemas respiratórios como a asma.

Segundo os cientistas, esta seria a primeira investigação que demonstra que o brócolis gera potentes efeitos biológicos de estimulação da resposta antioxidante nos humanos.

Receitas com Brócolis

Na nossa primeira receita ensinaremos como fazer arroz com brócolis, depois tem mais duas receitas deliciosas também. Anote aí:

Arroz com brócolis

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Ingredientes

– 200g de arroz integral refogado em alho
– 1 colher de sopa de alho
– 1 colher de azeite
– 1 maço de brócolis fresco (não comprar o americano)
– 1 1/2 L de água fervente
– Sal a gosto

Modo de preparo

Limpe o brócolis deixando de molho na água aproveite suas folhas e talos. Feito isso, cozinhe o brócolis no vapor por 7 minutos, ou no microondas por 3 minutos, até que fique al dente. Pique bem pequeno com ajuda de uma faca. Escorra e reserve.

Em uma panela untada, frite o alho lentamente até que ele fique dourado, acrescente o brócolis e refogue. Em seguida misture o arroz cozido e o brócolis até que fique bem verdinhos.

Torta de brócolis

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Ingredientes

– 1 brócolis inteiro
– 1 xícara de chá de cenoura picada e cozida
– 3 xícaras de chá de frango desfiado
– 0,5 xícara de chá de salsinha picada
– 0,5 xícara de chá de cebola pequena
– 1 clara de ovo
– 1 pitada de sal
– Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Primeiro corte o brócolis em pedaços e cozinhe na água até ficar macio feito isso escorra bem e seque com papel toalha. Bata com um mixer ou no liquidificador, acrescente metade do frango desfiado e a cebola e bata mais. Acrescente a clara uma pitada de sal e a pimenta do reino e misture.

Unte uma travessa e coloque a massa no fundo e nas laterais. Monte camadas colocando restante do frango, o requeijão e a cenoura picada. Cubra com a outra metade do recheio. Com o restante da massa feche a torta. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Sopa de brócolis

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Ingredientes

– 3 colheres de sopa de iogurte desnatado
– Sal a gosto
– 1/2 unidade de pimenta dedo de moça
– 1 dente de alho
– 1 xícara de chá de caldo de galinha
– 2 xícaras de chá de brócolis cozido

Modo de preparo

No liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o iogurte. Leve ao fogo e esquente, acrescente o iogurte e sirva logo em seguida.


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