Aprenda a comer com a pirâmide alimentar

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aprenda a comer com a piramide alimentar

A pirâmide alimentar é um gráfico composto por diferentes elementos e indica os diferentes grupos de alimentos que devem ser consumidos e as suas proporções adequadas para ter uma dieta saudável e equilibrada.

Componentes da Pirâmide

aprenda a comer com a piramide alimentar

A pirâmide é composta dos seguintes grupos, lembre-se de consumi-los na seguinte ordem:

H2O: 60% do corpo é água, você deve consumir no mínimo 8 copos/dia, ajuda a limpar as toxinas acumuladas no corpo, transporta vitaminas e minerais para as células, hidrata a pele, controla a temperatura do corpo e melhora o desempenho do exercício.

Verduras e frutas: o seu elevado teor de água e fibra fornece volume à dieta de baixas calorias. É uma importante fonte de antioxidantes que impedem o desenvolvimento de certas doenças. Consuma-as frescas ou congeladas e escolha as enlatadas sem sal ou açúcar. Evite sucos de frutas e controle o consumo de frutas secas, já que ambas oferecem muitas calorias num volume pequeno.

Cereais: fornecem energia, vitaminas e minerais, lembre-se de verificar a palavra “integral” na embalagem ou ingredientes; não se esqueça de que os grãos refinados perdem os nutrientes e fibra que combatem doenças como câncer, osteoporose e hipertensão.

Proteínas e lácteos: constituem aos tecidos da pele, ossos, músculos, órgãos, sangue, hormônios e enzimas. Eles são uma importante fonte de cálcio e gordura, então você deve escolher a proteína magra, como frango, peixe, feijão, queijo cottage e leite desnatado.

Gorduras: desempenham um papel no sistema imune, mantêm a estrutura celular e regulam muitos processos corporais. Escolha as gorduras vegetais, como azeite de oliva, abacate, amêndoas, azeitonas, etc. Uma vez que não aumentam o colesterol nem se acumulam nas artérias que impedem a circulação. Porém, contêm muitas calorias em um pequeno volume, pelo qual se deve tomar muito cuidado na hora de consumi-las.

Doces: Os doces são uma rica fonte de calorias de açúcar e gordura que não oferecem nenhum benefício para a saúde. No entanto, não temos que renunciar completamente; podemos consumi-los diariamente sem exceder 100 calorias, lembrando sempre de tomar cuidado com o tipo e tamanho da opção que escolhermos.


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