Intolerância alimentar: O que é?

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

intolerancia capa

Atualmente sabemos que os alimentos são bem diferentes dos consumidos antigamente. Por um lado, temos maior quantidade, variedade e preços mais baixos. Por outro, a industrialização trouxe mais agrotóxicos, hormônios, processos de refinamento, adição em grande escala de açúcar e adoçantes e alterações genéticas no que comemos. O resultado é um aumento nas alergias e intolerâncias alimentares.

Hoje em dia não é difícil encontrar crianças e adultos com intolerância a glúten, lactose e soja, entre outros. Mas se engana quem acha que estas intolerâncias a determinadas comidas são sempre do tipo mais grave, quando a pessoa passa mal e tem reações severas ao ingerir um alimento – às vezes são pequenos incômodos que nunca foram conectados à alimentação.
Como identificar então se temos uma intolerância a algum alimento? Veja alguns sinais que, quando combinados, apontam para uma possível reação alérgica ou intolerância.

Sintomas de intolerância alimentar

Inchaço constante

Um dos sinais de alergia a algum alimento é um constante inchaço, principalmente quando aliada a uma sensação de peso no estômago ou abdômen.

Se você acorda e sente os dedos, pés ou mãos inchados, acha seu rosto mais redondo e que as calças ficaram subitamente mais apertadas, pode estar com retenção de líquido causada por uma reação a algum alimento.

O alimento virou um vício

A fissura exagerada por um alimento -e o seu consequente consumo excessivo- podem levar o corpo a desenvolver uma reação ao objeto de tanto desejo.

Se você sente que se viciou em um alimento (como o chocolate, pão, iogurte etc) e não conssegue ficar sem, muita atenção! Pode acabar ficando intolerante a ele.

Acne eterna

Em alguns casos, a constante luta contra uma acne que não sara nunca pode ser um sinal de intolerância alimentar. Quando nada parece fazer efeito, vale experimentar cortar alguns tipos de alimentos e observar se faz alguma diferença. As vezes a solução é bem mais simples e não exige medicamentos, só deixar de consumir um tipo de comida.

Saúde nunca chega a 100%

Você come de forma saúdável, se exercita, mas parece que nunca está 100% saudável. Uma hora é a gripe, outra a sinusite, dor de cabeça ou intestino (preguiçoso ou solto demais).

Pode também ser sintoma de intolerância alimentar, não custa nada procurar um médico que consiga identificar as possíveis alergias.

Dieta que não rende

Você tentou várias dietas, come de forma saudável, mantém o corpo em atividade mas parece que o ponteiro da balança não se mexe. Um dos motivos pode ser a alergia alimentar, que deixa o corpo permanentemente inflamado –que por sua vez faz de tudo para manter seu peso para combater melhor o problema.

Identificou-se com os sintomas acima? Se respondeu sim a vários, vale a pena fazer um teste simples: tire da sua dieta por 15 dias os principais causados de alergias e veja se algo muda.

Tire primeiro o glúten por 15 dias. Depois retorne a ele e tire os laticínios e depois faça o mesmo com a soja. Se a diferença for gigante, você já tem uma boa idéia de onde começar a mudar!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com