Benefícios do pepino

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios do pepino

O pepino é um alimento de fácil digestão muito saudável, conhecido por seu sabor particular e por ser um dos superalimentos pode ser consumido com casca quando está novo.

Grande parte da composição do pepino é a água o que o torna baixo em calorias então ele é muito refrescante. Entre as vitaminas e minerais que mais se concentram neste vegetal, estão os ácidos fólicos, a vitamina C e em menor quantidade a vitamina A. ele também contém potássio, fósforo e magnésio.

Está comprovado que o pepino quando usado naturalmente melhora a digestão, é refrescante e é recomendado para neutralizar a acidez em excesso, no caso de diabetes, artrite, etc. Embora seja um alimento consumido bastante no verão, você pode consumi-lo em qualquer época do ano porque ele ajuda na circulação sanguínea e também limpa o organismo de toxinas prejudiciais a nossa saúde.

Os benefícios do pepino para saúde e a beleza são únicos, quem nunca viu a clássica imagem de uma mulher com rodelas de pepinos nos olhos. Pensando nisso eu trouxe uma receitinha de uma mascara de pepino que é excelente para dar suavidade à pele, remover manchas e rugas, sem contar que o pepino é o segredo de beleza de muitas famosas, elas sempre estão tomando suco de pepino para rejuvenescer a pele, e a mascara que vou ensinar hoje é para a mesma finalidade, faça da seguinte maneira:

– Descasque e corte 1/4 quilo de pepinos.
– Coloque no fogo para esquentar (não a ferver) em 1 litro e meio de azeite de oliva extra virgem.
– Em seguida, após esfriar, coe e está pronto para ser utilizado.

Propriedades nutricionais do pepino

beneficios do pepino

Entre os benefícios do pepino está seu amplo valor nutricional: este fruto, geralmente considerado um vegetal tem uma alta concentração de vitamina C. Cerca de 100 gramas de pepino fornece cerca de 10% da ingestão diária recomendada de 60mg/dia.
A vitamina C está envolvida na supressão da nitrosamina, cujas características cancerígenas foram demonstradas. A vitamina C também pode proteger contra vários tipos de câncer e fortalecer o sistema imunológico.

O pepino não contém gordura e é baixo em calorias e colesterol. Entre as substâncias inibidoras do câncer que se encontram no pepino estão os fitoquímicos como fitoesteróis e terpenos. Alguns nutricionistas mais antigos têm o pepino como um alimento difícil de digerir e de certa forma isso é verdade, embora na realidade as pessoas que não sabem como prepara-lo corretamente.

O pepino deve ser consumido completamente natural, apenas bem lavado e descascado. A alternativa é colocar limão ou iogurte, mas muito pouco ou nada de sal.

Há uma doença chamada toxoplasmose que só pode ser curada com o pepino e é recomendado pelos médicos. Consiste em comer apenas o pepino cru por 40 dias; o qual produz uma profunda desintoxicação no organismo.

O pepino é amplamente utilizado na medicina, por suas qualidades emolientes, calmantes e refrescantes. O pepino é bom em tempos quentes, especialmente no verão, graças a sua enorme quantidade de água, mata a sede e para a ação intestinal, refresca o sangue e tem um efeito purificador sobre os intestinos.

O uso do pepino para prevenir e curar doenças

beneficios do pepino

A lignana que o pepino contém é conhecida por lutar contra o câncer, especialmente de mama, ovário, útero e próstata. Por outro lado, o suco de pepino contém um hormônio que as células do pâncreas necessitam para produzir insulina, que é considera eficaz para tratar do diabetes. E os esteróis do pepino permitem reduzir os níveis de colesterol ruim; seu teor de potássio, magnésio e fibra ajudam a regular a pressão arterial.

A sílica do pepino promove a saúde conjunta mediante o fortalecimento dos tecidos conectivos e combinado com cenoura em forma de suco pode aliviar as dores de gota e artrite, mediante a redução dos níveis de ácido úrico.

Pepino para cuidar dos cabelos e da pele

beneficios do pepino

Como já disse anteriormente o pepino é um ótimo aliado para cuidar da pele e também do cabelo, já que sua casca pode ser utilizada para tratar queimaduras e irritações causadas pelo sol. É dai que vem a clássica imagem das rodelas de pepinos nos olhos depois de uma péssima noite de sono. Por sua vez o silicone que o pepino possui ajuda nosso cabelo a crescer mais rapidamente.

O pepino ajuda a eliminar o mau hálito, para utiliza-lo com este proposito você pressionar uma rodela de pepino na boca esperar por 30 segundos. Os fitoquímicos do pepino são encarregados de matar as bactérias que geram o mau hálito.

Pepino para perder peso

beneficios do pepino

Como o pepino tem um alto teor de água e pouca quantidade de calorias, ele se torna um alimento ideal para incluir na alimentação se você quer perder peso. A água e a fibra fazem com que o corpo elimine toxinas e facilita à digestão o consumo diário cura a prisão de ventre crônica.

Receitas com Pepino

Suco de Pepino

beneficios do pepino

O suco de pepino é um excelente tônico para nutrir a pele, dar brilho ao cabelo e para quem deseja perder peso, e se você prepará-lo inteiro com a casca ajudará a eliminar as toxinas do organismo. Todas estas propriedades o transforma em um dos melhores tônicos rejuvenescedores naturais.

Ingredientes

– 1 pepino pequeno
– Alguns cravos da Índia
– 1 pedaço de gengibre
– 1 punhado de folhas hortelã
– 1 colher de mel

Modo de Preparo

Primeiramente, lave o pepino e corte-o.

Descasque a pele do gengibre e corte em pedaços.

Misture com os cravos e a hortelã, e bata no liquidificador.

Adicione mel e sirva esse suco com alguns cubos de gelo.

Salada de pepino

beneficios do pepino

Essa salada de pepino é ideal para quem quer emagrecer, além de ser deliciosa, te ajuda a colocar seu corpo em ordem.

Ingredientes

– 1 pepino grande, descascado e cortado em quadrados
– 2 a 3 pepinos pequenos descascados e cortados em rodelas
– 1/2 cebola roxa média cortada em rodelas
– 1 tomate grande cortado em cubinhos
– 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– Sal a gosto
– Pimenta do reino em pó a gosto

Modo de Preparo

Misture os pepinos com a cebola e o tomate em uma tigela de vidro.

Para preparar o molho, coloque em uma vasilha o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta do reino.

Misture rápido todos os ingredientes do molho com uma espátula, até ficar levemente espumoso. Espalhe esse molho pela salada e misture até cobrir todos os vegetais da vasilha.

Tampe e deixe na geladeira por 1 hora antes de servir, para que se misturem os sabores. Está pronta!

Pepino em conserva

beneficios do pepino

Aprenda o passo a passo desta receita para deixar o pepino em conserva.

Ingredientes

– 1 pepino grande
– 1 litro de água
– 1 colher de sopa de sal
– 4 folhas de louro
– 6 dentes de alho

Modo de Preparo

Ferva a água, depois de ferver coloque o sal, o alho e as folhas de louro.

Depois ferva novamente e desligue.

Quando mornar, coloque o pepino cortado e dê uma leve raspada com a faca de serra.

Coloque no vidro o pepino, a água com alho e as folhas de louro.

Deixe esfriar bem para colocar na geladeira.

Conhecia todos os benefícios do pepino? Gosta deste legume? Consome diariamente? Eu recomendo que experimente nas saladas ou sucos.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

2 comentários em “Benefícios do pepino

  1. Mardele

    Gostaria de receber atualizações do site em meu e-mail. é possivel?
    obrigada

    Responder
    1. Jaque Autor do post

      Olá Mardele, basta você cadastrar seu email no Newsletter e clicar em assinar e você já vai começar a receber as novidades do Dicas Dieta. BejiO

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com