Benefícios do cranberry

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do cranberry

Descubra os benefícios deste delicioso fruto. Não é por nada que o Cranberry tem sido denominado como um “Super Alimento”. Não é apenas delicioso e perfeito para muitas receitas, ele também possui um alto nível nutricional para a saúde do corpo.

O Cranberry contém vitamina C e fibra, e possui apenas 45 calorias por copo. Devido ao seu poder antioxidante que combate doenças, ele supera a quase todas as frutas e hortaliças – incluindo amoras, espinafres, brócolis, uvas, maçãs, framboesas e cerejas.

Um copo cheio de Cranberry tem uma capacidade antioxidante de 8.983. Só as outras frutas podem superar isso: as variedades selvagens têm 13.427, enquanto que as amoras cultivadas tem 9.019.

O cranberry pode ser encontrado congelado durante todo o ano, enquanto que na época da primavera e verão é mais fácil encontra-lo fresco. Também pode ser consumido em suplementos alimentares naturais.

Aqui existem algumas ideias para conseguir que os poderes antioxidantes do Cranberry entrem em sua dieta:

– Adicione o cranberry seco ao seu cereal favorito
– Beba suco 100% de cranberry
– Adicione o cranberry aos pratos salgados, como saladas. Fica delicioso!

O Cranberry é rico em vitamina C, é uma variedade de fruta que cresce de um pequeno arbusto que alcança meio metro de altura no máximo. Existem várias espécies de cranberry: Blueberry (azul), Bilberry (preto) e Cranberry (vermelho).

Tem um importante cultivo comercial em vários estados dos Estados Unidos e em várias províncias canadenses. Noventa e cinco por cento das frutas se processam em produtos como sucos, molhos, marmeladas ou se secam e ficam doces para seu consumo. Cinco por cento restante se vende fresco para seu consumo direto.

Quando se obtém fresco, geralmente é usado na elaboração de compotas e geleias caseiras que servem como acompanhamento de carnes assadas. Também é normal utilizá-lo na confecção de bolos, como por exemplo, em muffins, mas se considera muito ácido para comê-lo sem acompanhamento.

O Cranberry e seu efeito sobre a saúde

beneficios do cranberry

– Higiene bucal

Um enxague bucal com extrato de cranberry pode reduzir consideravelmente o número de bactérias na saliva, se utiliza de forma regular graças a seu poder antiaderente. Deste modo se forma menos tártaros nos dentes, causa principal das cáries.

– Estômago saudável

Os componentes do Cranberry podem evitar que as bactérias presentes no estômago. As infecções por Helicobacterpyori são responsáveis pelas doenças da mucosa do estômago e das úlceras estomacais e intestinais, que incrementam o risco de câncer. De maneira que o efeito antiaderente do Cranberry também protege o estômago e os intestinos.

– Proteção da bexiga

Ao tomar o néctar de Cranberry ou comer os frutos, o risco de infecção da bexiga e vias urinárias pode se reduzir até em 40%.

– Antienvelhecimento

Esta fruta conta com o maior teor de antioxidantes, porque é uma verdadeira panaceia antienvelhecimento. Suas substâncias bioativas protegem as células dos radicais livres, que não só envelhecem como também afetam a saúde. O envelhecimento prematuro da pele e outras infeções como o câncer e as doenças cardíacas são consequência do dano causado pelos radicais livres.

– Proteção do coração e dos vasos sanguíneos

Do mesmo modo, o cranberry afeta positivamente a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Esta fruta contém flavonoides, que protegem da arteriosclerose, causa principal das doenças cardíacas. Influem positivamente na colesteremia e impedem que determinadas enzimas estreitem as artérias, favorecendo assim o fluxo sanguíneo.

Além disso, o cranberry e o seu sabor peculiar nos permite múltiplas utilidades. Podemos usá-lo em saladas mais originais, para acompanhar as carnes com molhos, adicioná-lo ao iogurte ou toma-lo em coquetéis.

Propriedades do Cranberry

beneficios do cranberry

Ainda pequeno, o cranberry esconde múltiplas propriedades curativas. O mais incrível é sua capacidade de evitar e combater as infecções urinárias. Os estudos não deixam colocar-se de acordo em alguns aspectos, todos apontam que o suco de cranberry inibe a adesão de bactérias na bexiga e na uretra.

Também se atribuem propriedades como antidiarreico e coadjuvante para a redução dos níveis de glicose. Por conter uma boa fonte de fibra, ajuda o trato intestinal como um laxante, tônico e depurativo ao estar maduro.

É uma fonte de vitamina C e, portanto, aumenta as defesas do corpo, ajuda na absorção do ferro e previne as doenças cardiovasculares. E se ainda te parece pouco, o suco contém uma substância química que bloqueia os agentes que provocam as cáries.

O que é Cranberry?

beneficios do cranberry

O nome Cranberry faz referência a um grupo de arbustos, do gênero Vaccinium, subgênero Oxycocus, ainda que alguns botânicos considerem o Oxycocus um gênero a parte.

O arbusto do Cranberry é baixo, com talos de 10 centímetros ou menos, com talos finos e pequenas folhas. As flores são de coloração rosa escuro, com distintivas pétalas “reflexados” que deixam o estilo e os frutos completamente expostos. O fruto é uma fruta autêntica de tamanho superior ao das folhas. É inicialmente branco, mas se volta vermelho intenso ao madurar. É comestível, com um sabor ácido que pode mascarar sua doçura.

Cranberry cápsulas

beneficios do cranberry

O Cranberry em cápsulas ajuda a prevenir a adesão de E. coli, uma bactéria (uma bactéria natural do cólon que ocorre muito frequentemente na urina na cistite infecciosa) junto com outras bactérias patogênicas às células epiteliais da bexiga e a outros setores do aparelho genitouriano.

O cranberry tem ácidos que desempenham uma atividade antibacteriana no trato gastrointestinal, por isso, é eficaz no tratamento da diarreia e indigestão no estômago.

As cápsulas de cranberry são ricas em vitamina C e muito baixas em calorias.

Propriedades:

– Ajuda no tratamento de infecções do trato urinário (cistite, uretrite, prostatite).
– Utiliza-se para reduzir os riscos de infecções urinárias repetidas.
– Acidifica a urina para reduzir a colonização bacteriana.
– Possui antioxidantes.

Conteúdo: Frasco de 60 cápsulas

Cada frasco contém:

– Concentrado de Cranberry em pó: 375 mg.
– Extrato de Billberry 4: 1: 12.5 mg.
– Suco de Blueberry em pó: 12,5 mg.

Dose recomendada:

Uma a duas cápsulas três vezes ao dia, de preferência após as refeições.

Contraindicações:

– Seu uso é seguro na gravidez e na amamentação, o que faz dele uma alternativa muito importante nas infecções urinárias que afetam as mulheres nessa condição.
– Sua ingestão não é contraindicada com qualquer antibiótico prescrito pelo médico.
– Mantenha longe das crianças e conserve em local fresco.

Benefícios do cranberry

beneficios do cranberry

A fruta Cranberry tem uma larga história de uso pelas tribos de índios nativos americanos, principalmente para o tratamento de doenças urinárias. O suco e os extratos da fruta são utilizados para fins medicinais.

Estas frutas são de baixo valor calórico por seu escasso teor de carboidratos. O cranberry é uma boa fonte de fibra e, portanto, melhora o trânsito intestinal.
No obstante, as frutas quando estão verdes são ricas em taninos, de ação adstringente, mas ao madurar diminuem os taninos e o cranberry adquire propriedades laxantes, tônicos e depurativos.

O que na realidade caracteriza a este tipo de frutas é a grande quantidade de pigmentos naturais de ação antioxidante, como antocianos e carotenoides. Estas substâncias neutralizam a ação dos radicais livres que são nocivos para o organismo.

Esta fruta contém, além dos antocianos e carotenoides, outros antioxidantes como a vitamina C. A ingestão dietética destas substancias potencializa o sistema de defesas do organismo e contribui na redução do risco de doenças degenerativas, cardiovasculares e inclusive o câncer.

Assim mesmo a vitamina C melhora a absorção do ferro dos alimentos e previne a anemia.

O cranberry também é usado para o tratamento da bexiga neurogênica (uma doença da bexiga) do mesmo jeito que para desodorizar a urina nas pessoas com incontinência urinária (dificuldade para controlar a micção).

Algumas pessoas usam o Cranberry para aumentar o fluxo de urina, para matar os germes, aumentar a rapidez com a qual limpa a pele e para reduzir a febre.

O Cranberry, igual a muitas outras frutas e vegetais, contém quantidades significativas de ácido salicílico, o qual é um importante ingrediente da aspirina. Ao tomar o suco de cranberry regularmente, aumenta-se a quantidade de ácido salicílico no corpo.

O ácido salicílico pode diminuir o inchaço, prevenir a formação de coágulos sanguíneos e pode ter efeitos antitumorais.

Existem interações com medicamentos?

Tenha cuidado com esta combinação!

Warfarina (Coumadin), utilizado para retardar a coagulação sanguínea. O cranberry poderia prolongar o tempo que a Warfarina permanece no corpo e aumentar as possibilidades de formação de hematomas e de perda de sangue.

Existem investigações sobre os benefícios do Cranberry?

Se, num princípio os benefícios que se conheciam do cranberry eram de tradições e esta sabedoria passou de geração em geração.

Desde o século passado começou a ser feito estudos e foram descobertas suas bases científicas. Neste momento se realizaram pesquisas em institutos muito sérios nos Estados Unidos e foram confirmados que as substâncias do cranberry chamadas PACS têm muitos antioxidantes que a uva, no cranberry 95% e na uva 15%.

Estes estudos foram feitos in vitro, em animais e nos humanos. Também foram investigados seus efeitos em vias urinárias e no aparelho digestivo. Confirmou-se que o cranberry reduz as infecções em vias urinárias e no aparelho intestinal.

Cranberry para que serve?

beneficios do cranberry

Desde há muito tempo tem-se ouvido falar do uso do cranberry no tratamento das infecções urinárias, por seu efeito anti-adesivo.

Os primeiros estudos sobre o cranberry se focaram em seus benefícios no trato urinário, posteriormente, foram realizados outros estudos focados em outros efeitos sobre a saúde do cranberry devido às suas propriedades antioxidantes.

Outros estudos descobriram que o suco de cranberry ou as cápsulas ajudaram a reduzir a proporção de infecções urinárias (a redução que encontraram foi de 37% a 21%).

Embora, outro estudo há plantado dúvidas sobre o suco de cranberry, se ele realmente funciona. No estudo foi observado que 319 mulheres que eram todas estudantes universitárias. Todas haviam tido recentemente uma infecção da bexiga. A metade delas tomou apenas 2 copos de suco de cranberry todos os dias. A outra metade tomou uma bebida que era similar, mas não continha nenhum suco de cranberry.

Foi descoberto que ao redor de 20% das mulheres que receberam o suco de cranberry apresentaram uma segunda infecção num prazo de 6 meses, enquanto que apenas 14% das que tomaram o suco não tiveram outra infecção.

Acredita-se que a pouca efetividade possa ocorrer devido a pouca quantidade de suco que se distribuiu. Já que nos estudos onde se utilizam cápsulas de cranberry ou maiores quantidade de suco, os resultados tem sido positivos para o tratamento da cistite.

Tendo em conta os estudos em conflitos, segue sendo possível que o suco de cranberry possa prevenir as infecções da bexiga (cistite), especialmente se você toma em grande quantidade. Em qualquer caso, é de fácil acesso e não deve haver nenhum efeito secundário, porque poderia valer a pena tentar.

A parte do Cranberry, também te ajudaria a aliviar os sintomas da infecção urinária o nitrato de potássio ou nitrato e sódio, poderiam reduzir a sensação de ardor ao urinar.

Lembre-se que sempre é necessário consultar com um médico antes de começar a usar produtos naturais. O suco de cranberry e seus extratos não são recomendados para pessoas que estejam tomando Warfarina, um anticoagulante. E se você tem uma infecção urinária e está grávida, consulte um médico imediatamente.

Receita com Cranberry

Suco de Cranberry

beneficios do cranberry

Ingredientes

– 1/2 xícara de chá de açúcar
– 2 xícaras de chá de água
– 200 gramas de polpa de cranberry

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, e sirva em seguida.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com