Benefícios da granola

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da granola

A granola é uma combinação de alimentos de alto valor nutritivo que geralmente são usados para preparar o café da manhã. A receita tradicional se consistia em uma mistura de cereal em forma de copos de aveia, nozes e mel e outros ingredientes naturais. Como é o caso do muesli, no mercado muitos produtos respondem ao nome de granola, e como falamos quando se trata de muesli, não recomendamos nenhum deles. Suas propriedades nutricionais dependem de cada produto específico, mas haverá algum, que apesar do nome fascinante e histórico, que será mais prejudicial que benéfico para a saúde. Por favor, leia a composição de alimentos destes produtos para, ao menos não sofrer algum engano motivado pelo nome.

A lenda da granola também é interessante. Começou lá pelos finais do século XIX, quando nomes como granula, granola e ganolietta eram marcas patenteadas nos Estados Unidos de produtos com milho integral, parecido de certo modo ao suíço muesli. Hoje em dia, exceto na Austrália, o nome já não é uma marca registrada. Durante os anos 60 do século XX, a granola voltou a popularizar-se, ao mesmo tempo foram acrescentados frutos e nozes e se converteu em um dos alimentos preferidos dos hippies.

Propriedades da granola

beneficios da granola

Na composição da granola encontramos suas propriedades, agrupando-as por grupos de alimentos temos:

– Cereais: principalmente aveia, mas também podemos usar gérmen de trigo: vitaminas A, E, B1, B2, B12, fósforo, fosfatídeos, albuminas, proteínas, etc…
– Mel: carboidrato, ferro.
– Tâmaras, coco, uva ou outras frutas: potássio, vitaminas C, B1, carboidratos.
– Nozes, amêndoas, pistache e/ou sementes: proteínas, potássio, fósforo, vitamina B1, B2.
– Limão: vitamina C e potássio

É fundamental, como sempre, que os alimentos utilizados sejam de boa qualidade e frescos se possível.

Benefícios da granola

beneficios da granola

Os benefícios da granola na dieta são muito variados, pois a granola é um alimento muito completo devido à variedade de cereais que a compõe.

A aveia reduz o colesterol e diminui os ricos de doenças cardiovasculares.

A granola se mistura com o mel o qual é um poderoso antibiótico natural que previne de vírus e bactérias que afetam nosso sistema respiratório, não contém açúcar refinado.

A granola contém uma boa quantidade de vitaminas e minerais, no entanto é conveniente moderar seu consumo ou do contrário pode haver aumento de peso.

A combinação de cereais aponta uma boa quantidade de fibra prevenindo a prisão de ventre e facilitando o trabalho de nosso sistema digestivo, seu consumo regular ajuda a eliminar gorduras desnecessárias e diminui o colesterol mau.

Seu consumo é muito recomendável para prevenir doenças cardíacas e doenças de cólon como o câncer.
O melhor momento para consumir granola é no café da manhã já que isto assegura ter energia suficiente durante o dia, no entanto contem nozes, uva passa e frutos secos que devem ser consumidos com moderação, pois podem causar o aumento de peso.

Se estiver buscando aumentar o peso à granola pode ser uma boa alternativa, também é recomendada na fase de crescimento ou durante a gravidez para obter uma alimentação mais completa.

Cada um dos ingredientes da granola contém um elevado teor nutricional, de modo que ao combiná-lo se obtém uma quantidade considerável de vitaminas A, B, C, D e E assim como minerais, cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio e cobre.

As proteínas que se obtém da granola por se de origem vegetal são mais fáceis de digerir que as proteínas de origem animal, contêm carboidratos, gorduras ômega 3 e ômega 6.

As pessoas que fazem exercícios regularmente devem considerar consumir granola com regularidade.

Granola engorda ou emagrece?

beneficios da granola

A granola engorda ou emagrece, é um dilema para as pessoas que as consomem, a resposta é afirmativa a ambas as suposições e vamos explicar o por quê?

A granola é composta por vários cereais como a aveia, gérmen de trigo, frutos secos, frutas desidratadas, etc; as fibras destes cereais ajudam a emagrecer, pois aceleram o processo digestivo ajudando a eliminar o colesterol, gorduras e toxinas que nosso corpo necessita, por outro lado à fibra limpa os intestinos e previnem prisão de ventre, úlceras e doenças no cólon.

Visto que fornece energia e calorias o consumo de granola é recomendável especialmente pelas manhãs, para dar tempo para o corpo consumir essa energia, considere a granola como um complemento para seu café da manhã e procure se alimentar com frutas ou iogurte, a granola proporciona um sabor doce a seu café da manhã sem precisar adicionar açúcar.

Seu sabor doce faz com que seja do agrado de pessoas de qualquer idade, no entanto é muito recomendável para as crianças em idade escolar, adolescentes em faixa de crescimento assim como atletas ou mulheres gravidas, no entanto dado a seu teor de mel não é recomendado para pessoas com sobrepeso ou diabetes já que fornece uma quantidade de calorias que podem elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue.

A aveia da granola é um alimento que tem fama de diminuir o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, pois como se fosse pouco é abundante em ferro que nutre os glóbulos vermelhos e pode ser receitada em casos de desnutrição ou anemia.

Para as pessoas com diabetes existem granola do tipo light que pode ser incorporada na dieta com moderação, também existem granolas em barrinhas de cereais, as quais são fáceis de levar, já que cabe em uma bolsa.

A porção recomendada diária de granola não deve ultrapassar os 40g equivalente a umas 3 colheres de sopa, agora voltando à pergunta se a granola engorda ou emagrece? A melhor resposta que podemos dar é que vai depender da quantidade que você consome e a frequência.

Receitas com granola

Granola caseira

beneficios da granola

Fazer granola é fácil e requer pouco tempo. Mas o melhor de tudo é a satisfação de elaborar sua própria granola totalmente natural.

Rende aproximadamente 8 porções

Ingredientes

– 200g (1 copo aprox) de aveia
– 1 colher de sopa (20g aprox) de sementes de abobora trituradas
– 1 colher de sopa (20g aprox) de sementes de gergelim
– 1 colher de sopa (20g aprox) de sementes de girassol trituradas
– 1 colher de chá de canela em pó
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 2 colheres de sopa de mel
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– Suco de meia laranja
– 1 punhado (aprox 40g) de cranberries desidratados
– 1 punhado (aprox 40g) de bananas desidratadas

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 150°C durante 10 minutos. Depois de pré aquecer o forno adicione em um recipiente mediano 200g de aveia, 1 colher de sopa de sementes de abobora, 1 colher de sopa de sementes de gergelim e 1 colher de sopa de sementes de girassol.

Adicione uma colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e misture tudo muito bem.
Adicione o suco da laranja na mistura e em seguida adicione as 2 colheres de sopa de azeite de oliva e as 2 colheres de sopa de mel e mexa muito bem. Ao misturar todo se formará alguns “pelotes” de aveia que serão muito importantes já que são eles que darão a textura para sua granola.

Feito isso, espalhe toda a mistura em uma assadeira (de preferência sobre um papel de forno antiaderente), leve ao forno a 150°C por 15 minutos. É importante ir observando de vez em quando para que a granola não queime. Tire do forno vire um pouco para que a misture se doure por completa, leve ao forno por mais 5 minutos.

Retire do forno e adicione as frutas desidratadas (neste caso as cranberries e as bananas).

E está pronta sua granola!

Você pode acompanha-la com leite ou iogurte, as duas opções ficam uma delicia!

Dica: você pode ir variando as sementes e frutos secos que colocar na sua granola, dependendo do que mais goste. Há muitas combinações que pode experimentar.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com