Benefícios da cebola

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da cebola

A melhor forma de aproveitar os benefícios da cebola é consumi-la crua. Assim estimula o funcionamento do fígado, o pâncreas e a vesícula, uma vez que melhora a atividade digestiva.

Um dos alimentos imprescindíveis na cozinha é a cebola, praticamente podemos cozinha-la de todas as maneiras possíveis e serve para condimentar qualquer prato. Mas, além de suas propriedades culinárias, as propriedades nutricionais e inclusive medicinais da cebola fazem que ela seja um alimento altamente recomendável.

Nutrientes da cebola

O principal componente da cebola, com diferença, é a água, pois supõe 90 % de sua composição. Por isso, surpreende que em 10% restante encontremos tantos nutrientes e com tantas propriedades benéficas.

Azeites essenciais, responsáveis pela maioria das propriedades da cebola que mais adiante comentaremos, embora também sejam culpados das lágrimas que derramamos quando vamos descasca-la.

– Vitaminas do grupo B necessárias para o correto funcionamento do sistema nervoso e do imunológico; também a vitamina E e C, com potente ação antioxidante.
– Múltiplos minerais e elementos como potássio, magnésio, fósforo, cálcio, sódio e enxofre, entre outros.
– Aminoácidos essenciais.
– Fibra.

Propriedades da cebola

beneficios da cebola

Uma das propriedades mais conhecidas da cebola é a ação diurética, porque é muito recomendada para pacientes com insuficiência renal, gota ou hiperuricemia, cálculos renais, edemas ou hipertensão. Por seu efeito diurético, e também por seu alto teor em água e fibra e baixa gordura e açúcar, é indispensável em qualquer dieta.

Tem ação expectorante, assim como bactericida e fungicida. É muito útil em processos como resfriados, catarros, bronquites, faringites e outras infecções respiratórias. De fato, um remédio muito usado nestes casos, é colocar uma cebola partida pela metade ao lado da cama durante a noite. Nos últimos anos, também tem sido demonstrado seu efeito benéfico no tratamento da asma e das alergias.

É um potente cardioprotetor graças a sua propriedade antitrombótica, hipoglicemiante (isto é, a capacidade de diminuir os níveis de colesterol e triglicérides) e hipotensora, sempre que se consome de forma habitual.

A tão conhecida ação depurativa da cebola se deve a que é capaz de eliminar as toxinas e fermentos que se produzem no estômago durante a digestão. Processo que também favorece ao estimular o fígado, pâncreas e vesícula para que segreguem as substâncias necessárias. Estas propriedades só se dão quando se consome crua.

Pessoas com o estômago muito sensível deve evitar o consumo excessivo, pessoas que sofrem de acidez estomacal ou tenham tendência à flatulência ou meteorismo.

Os tipos de cebola e suas propriedades são inúmeros, aqui só comentaremos as mais relevantes, mas podemos citar a cebola roxa também, assim que os animamos para seu consumo diário de qualquer forma, mas preferentemente crua, pois é quando conserva todas as suas propriedades.

Benefícios da cebola

beneficios da cebola

Um dos principais benefícios da cebola é o fato de contribuir para a melhora de problemas respiratórios e sua função de expectorante natural. Quando você estiver resfriado e com muita tosse, corte uma cebola e ponha num prato em uma mesinha de noite, você notará a melhora. Do mesmo modo, também pode optar por preparar um xarope de cebola e mel que te ajudará muitíssimo a reduzir seus sintomas e sentir a melhora.

Também destacam suas propriedades antinômicas, graças ao ferro, fósforo e a vitamina E, que contribui para a criação de glóbulos vermelhos e na hora de repor a perda de sangue. No caso, se você tem anemia ou seus níveis de ferro esteja um pouco baixo, te recomendamos consultar também nosso artigo sobre alimentos ricos em ferro.

Entre as propriedades benéficas, a cebola também conta com um alto teor em potássio que o converte num perfeito diurético natural, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. Ao atuar como um depurativo, a cebola é apropriada em casos de ácido úrico, gota e cálculos renais, assim como também contribui para controlar a hipertensão.

Outro benefício da cebola é que funciona como um potente regulador do sistema digestivo, pelo fato de estimular a função do fígado e favorecer a digestão. Deste modo, a cebola cozida pode ser um bom remédio natural para combater problemas de flatulências e acumulação de gases que, por sua vez, geram inchaço abdominal, enquanto que a cebola crua está contraindicada para estas pessoas.

A nível externo, também é possível usar a cebola para aliviar as dores das picaduras de insetos, já que suas propriedades antiinflamatórias e antibacterianas ajudarão a reduzir o inchaço e acalmar a picada. Sem dúvida, cabe destacar que as pessoas com o estômago delicado, como podem ser as que padecem de refluxo gastresofágico ou acidez, deverão evitar o consumo de cebola, especialmente crua.

Este artigo é meramente informativo, já que não temos nenhuma especialidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Aconselhamos a consultar com um médico se caso apresentar qualquer tipo de condição o mal estar.

Receitas com cebola

Creme de cebola

beneficios da cebola

Ingredientes

– 4 cebolas pequenas
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de amido de milho
– 1 colher de café de noz moscada moída
– Pimenta a gosto
– 2 tabletes de caldo de galinha
– 2 litros de água
– Sal e azeite de oliva a gosto
– Salsinha picada para decorar

Modo de preparo

Primeiro em uma panela refogue a cebola com a manteiga até que fique dourada. Acrescente o amido de milho e frite por mais 1 minuto.

Acrescente a noz moscada, a pimenta e o caldo de galinha e coloque a água por cima, misturando bem. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos.
A receita serve 2 pessoas.

Sopa de cebola

beneficios da cebola

Ingredientes

– 5 cebolas cortadas em rodelas
– 1 colher de sopa de azeite
– 2 litros de caldo de galinha
– 4 rodelas finas de pão italiano
– 4 colheres de sopa de queijo cottage

Modo de preparo

Em uma panela refogue a cebola no azeite e junte o caldo de galinha. Cozinhe em fogo baixo até o caldo encorpar. Distribua o caldo em 4 cumbucas refratárias. Por cima distribua as rodelas de pão cobertas com o queijo cottage. Leve ao forno quente por cerca de 15 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Cebola em conserva

beneficios da cebola

ingredientes

– 1 kg de minicebolas sem casca
– 3 xícaras de chá de água
– 1 xícara de chá de vinagre
– 1 colher de sopa de sal
– Grãos de pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a cebola, a água, o vinagre, o sal e a pimenta, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 5 minutos após levantar fervura.

Retire do fogo, deixe amornar, coloque em um vidro com tampa esterilizado e deixe descansar 3 dicas antes de consumir.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com