Benefícios da berinjela

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da berinjela

A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanácea arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e ela pertence à mesma família do pimentão.

Benefícios da Berinjela

Emagrece: a berinjela emagrece e é utilizada nas dietas porque é um alimento saciante, já que 92% de sua composição é água e ao consumir berinjela, temos a sensação de não poder comer mais por nos sentirmos “cheios”. Outra forma é tomando o suco de berinjela.

Alimento diurético: Seu teor de água estimula a atividade renal de nosso organismo, porque se converte em um alimento diurético.

Anemia: é rica em ferro e magnésio, contendo até 15% da dose recomendada em uma dieta diária. Isto ajuda a fortalecer as defesas e prevenir a anemia, além de melhorar o funcionamento dos músculos e do coração.

Antioxidante: certos flavonóides da berinjela têm propriedades antioxidantes, porque se recomenda na prevenção de doenças cardiovasculares, degenerativas e do câncer.

Arteriosclerose: ajuda a prevenir a arteriosclerose.

Câncer: alguns estudos trabalham para reforçar teorias sobre os elementos fito químicos das berinjelas e sua capacidade protetora contra células cancerígenas.

Cérebro: a berinjela é ótima para o cérebro, já que o “nasuin” é um antioxidante muito potente que protege as membranas celulares. Assim, os fitonutrientes atuarão protegendo os lípidos das membranas celulares do cérebro, facilitando e favorecendo o envio e o recebimento de mensagens dando ordens às moléculas das células.

Colesterol ruim: absorve como esponja o colesterol ruim, ajudando a reduzi-lo.

Desintoxicação: possui propriedades de desintoxicação, já que nos ajuda a eliminar muitas toxinas de nosso corpo graças ao potássio.

Diabetes tipo 2: a berinjela é considerada um hiperglicêmico já que reduz os níveis de glicose no sangue, um dos maiores problemas das pessoas que são diabéticas e acumulam altos índices glicêmicos.

Estimula a Bilis.

Fibra: Tem um alto teor em fibra para nosso sistema digestivo.

A pele: seu conteúdo em vitamina A protege a pele e favorece o atraso dos sinais de envelhecimento.
Laxante natural: seu teor em fibra ajuda a regular o sistema e o tráfico gastrointestinal, o que o converte em um alimento depurativo. E seu alto teor em celulose o transforma em um laxante natural.

Reumatismo: acalma as dores reumáticas, você pode amassar a berinjela e e deixar na água em repouso um dia inteiro, e tomar como água diariamente.

Água de Berinjela

beneficios da berinjela

A água de berinjela é um aliado excepcional para te ajudar a perder os quilinhos extras quilos extras, sobretudo, na zona rebelde do abdômen. Portanto, seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos todos os dias são duas promessas fundamentais para obter um peso ideal.

Se você se propuser em perder esses quilinhos, conte com uma aliada para conseguir, a água de berinjela, um recurso natural que te ajudará a eliminar, principalmente, a gordura abdominal.

Suco de berinjela

beneficios da berinjela

O suco de berinjela, assim como a água, são uma ferramenta essencial para quem deseja emagrecer. O suco ajuda a limpar o organismo, suas fibras são responsáveis pelo bom funcionamento das enzimas do fígado.
Ele pode ser tomado nas refeições e no desjejum. Porém, não devem substituir nenhuma das principais refeições do nosso dia a dia.

Receitas com Berinjela

Lasanha de berinjela

beneficios da berinjela

Ingredientes

– 3 berinjelas grandes
– 7 tomates vermelhos grandes
– 1 cebola grande
– 2 dentes de alho
– Queijo minas
– 100g de queijo prato
– 500g de carne moída
– Azeitona picada
– Azeite para untar
– Sal a gosto

Modo de preparo

Primeiro vamos começar cortando a berinjela em fatias bem fininhas na horizontal de preferência descarte a fatia de cima e de baixo, pois elas possuem muita casca.

Pegue uma frigideira coloque um pouquinho de azeite (mais bem pouquinho mesmo) e doure as fatias de berinjela por apenas 1 min, apenas para amolecer um pouco.

Em seguida em outra panela, doure metade do alho e metade da cebola e refogue a carne moída. Cozinhe até a que a carne esteja soltinha e por ultimo acrescente a azeitona picada.

Enquanto esperamos a carne cozinhar coloque em outra panela os tomates para ferver.

Após ferver os tomates acrescente o restante do alho e da cebola, e deixe refogar até virar um molho. Esta parte é meio demorada mais é crucial para criar um molho saboroso.

Depois de preparar todos os ingredientes, chegou a hora de montarmos a lasanha.

Primeiro vamos começar colocando apenas o molho de tomate na travessa, em seguida acrescente uma camada de berinjela, uma camada de carne moída, uma camada de queijo prato, e outra de queijo minas, molho, repita este processo sucessivamente até cobrir toda a travessa.

Uma dica deixe pelo menos 2 dedos da travessa sem nada, assim você evitara que caia molho em seu forno
Leve ao forno a 180° deixe até gratinar o queijo e o molho ferver.

E pronto sua lasanha de berinjela já esta pronta para servir.

Antepasto de berinjela

beneficios da berinjela

Ingredientes

– 3 berinjelas grandes cortadas em tiras
– 1 pimentão verde cortado em tiras
– 1 pimentão amarelo cortado em tiras
– 2 cebolas grandes cortadas em tiras
– 250ml de azeite de oliva extra virgem
– 1 xícara de vinagre de vinho tinto
– Orégano a gosto
– 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
– Sal a gosto

Modo de preparo

Arrume em camadas a berinjela, os pimentões e por cima a cebola em um refratário. Coloque por cima o azeite, o vinagre, o sal, o orégano e cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido bem quente por 15 min.

Tire do forno e acrescente as azeitonas fatiadas misture levemente e leve ao forno novamente com o papel alumínio, até que a berinjela seque e fique escura, isso por cerca de 1 hora e meia.

Após 1 hora e meia, retire do forno espere esfriar e coloque na geladeira. Deixe marinar por cerca de 2 ou 3 dias na geladeira, depois é só servir com pão integral de sua preferência.

Salada de berinjela

beneficios da berinjela

ingredientes

– 4 berinjelas
– Azeite
– Cebola
– Sal a gosto

Modo de preparo

Primeiro você irá ferventar as berinjelas descascadas, mas cuidado para não deixar amolecer demais. Cortes em pedacinhos e junto com o molho de limão azeite e sal. Pique por cima as cebolas em rodelas.

Berinjela ao forno

beneficios da berinjela

Ingredientes

– 1 berinjela
– 1 cebola
– 1 tomate
– Orégano a gosto
– 1 colher de café rasa de sal
– 1/2 xícara de vinagre
– 200g de mussarela búfala ralada ou fatiada

Modo de preparo

Em um refratário arrume em camadas a cebola, tomate, berinjela e a mussarela, misture o vinagre com o sal, tempere do jeito que achar melhor e coloque orégano. Depois que você arrumou todas as camadas, fure um pouquinho com o garfo e regue com a mistura do vinagre, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 min. Retire do forno e pronto você já pode servir.

Então o que acharam das nossas receitas? Que tal prepara-las em uma ocasião especial com sua família e amigos, tenho certeza que eles vão amar e elogiar seu prato!

Conhecem outras receitas de berinjelas que podemos acrescentar em nossa lista?


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com