4 Mitos e verdades sobre a alimentação

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

mitos e verdades sobre alimentacao

Em que consiste uma boa alimentação? A informação sobre este assunto é abundante; você só precisa pesquisar no Google para encontrar inúmeras fontes que tratam deste tema. Agora bem, a verdadeira pergunta é: o que é certo em tudo isso? Neste artigo vamos te contar alguns mitos e verdades sobre a alimentação.

1 Os ovos fazem mal

mitos e verdades sobre alimentacao

Muitas vezes, o alto teor de colesterol deste alimento o condenou ao exilio. Isto até parece seguir um raciocínio perfeitamente lógico: os ovos tem muito colesterol. O colesterol é mau, porque obstrui as artérias e eleva os riscos de sofrer ataques cardíacos e derrames. Então, os ovos são maus.

No entanto, e para o desgosto dos firmes opositores deste alimento, isto é um mito. Mas, por quê? Bom, é simples: ele é responsável de produzir 75% do colesterol no sangue e no fígado. Este se vê estimulado a fazê-lo quando se consomem gorduras saturadas- algo que o ovo praticamente não possui. Além disso este alimento é muito rico em gorduras não saturadas, vitamina B e muito outros minerais.

2 O café é cancerígeno

mitos e verdades sobre alimentacao

Em algumas ocasiões, culparam a cafeína desta bebida por causar tumores malignos. Assim foi feito um estudo realizado na década de 70, em que se responsabilizou o café pelo desenvolvimento de cistos mamários. Anos depois uma investigação levada a cabo pela universidade de Harvard demonstrou que as pessoas que bebiam café eram mais propensas a desenvolver câncer no pâncreas.

A luz de todos estes descobrimentos, nos últimos tempos foram executados métodos de investigação de maior precisão, a fim de falar de evidencias conclusivas que comprovem esses resultados. Não foi encontrado nada. Na verdade em muitos casos foram verificados o contrário. Neste sentido, 17 investigações que foram realizadas entre 1990 e 2003, revelaram que as pessoas que tomavam muito café teriam 24% menos de possibilidades de sofrer de câncer de cólon. Como se isso fosse pouco, outros estudos demonstraram que o café é muito bom para prevenir doenças como o Parkinson e a diabetes tipo 2.

3 Não é só o vinho tinto que protege o coração

mitos e verdades sobre alimentacao

Por muitos anos, a presença do resveratrol- um conhecido antioxidante que reduz a inflamação- tem enobrecido o consumo do vinho tinto. Inclusive, este chegou a ser considerado o principal responsável da excelente saúde cardiovascular dos franceses. Estudos recentes demonstraram, no entanto que os benefícios cardíacos desta bebida não esta em seu resveratrol, e sim em seu álcool. Isto converte o vinho branco e a cerveja igualmente favoráveis para o coração.

Definitivamente, a ingestão moderada de álcool que tem esses benefícios. Este eleva o nível de colesterol “bom” e dificulta a formação de coágulos. Agora bem não passe da conta, mantenha em mente a quantidade de álcool recomendada por dia para as mulheres um copo e para os homens dois.

4 Os alimentos crus são preferíveis aos cozidos

mitos e verdades sobre alimentacao

Os defensores dos vegetais crus sustentam que o calor destrói as enzimas que facilitam a digestão. Isto é certo, como também que o cozimento dos alimentos rompe as fibras e favorece para que o corpo as elimine. Porem, comer só vegetais crus também tem suas desvantagens.

Isto foi confirmado por uma pesquisa alemã realizada em 201 homens e mulheres que comiam só alimentos crus. Estes estudos contataram que estas pessoas tinham níveis mais baixos de triglicerídeos e de colesterol total. Contudo revelou também que a quantidade de colesterol saudável havia diminuído.

Outros estudos revelaram que o cozimento de certos alimentos potenciam seus efeitos nutricionais. Por exemplo, você sabia que o ketchup contem mais licopeno que os tomates crus. Isto o converte em um alimentos mais efetivo na hora de prevenir o câncer de próstata.

Leve em conta estes mitos e verdades, e melhore sua alimentação. Pois, como disse o filósofo e antropólogo Ludwig Feuerbach, “somos o que comemos”


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com