Gordura x Açúcar – O que é mais prejudicial?
Eu nunca examinei se as gorduras são piores do que o açúcar e, sem pensar muito, a primeira coisa que me ocorre é que as gorduras são mais prejudiciais. No entanto, se penso melhor, entendo que em algum ponto as gorduras são necessárias para o corpo, e em contrapartida o açúcar não é necessário em tudo. O que você acha?
O estudo que o demonstra
Dois irmãos gêmeos adultos e ambos médicos de profissão, foram submetidos a um estudo em que deviam estar um mês de dieta, um sem comer carboidratos e outro sem comer gorduras (ou em pequenas quantidades).
O mais interessante é que participou mais gente na experiência, e devemos nos basear nos resultados obtidos por estas pessoas.
Resultados quanto ao peso
Os gêmeos, quando começaram a experiência tinham um peso saudável, mas o que levou a realiza um regime pobre de carboidratos conseguiu perder 4 quilos e o que consumiu gordura só perdeu 1 quilo.
Enquanto que no primeiro caso, considera-se que uma parte dos quatro quilos da dupla também correspondia a fluidos tais como a água, a diferença entre os dois é notável.
Os resultados quanto à função cerebral
O gêmeo que consumiu menos carboidratos (nem sequer vegetais) teve dificuldades para se concentrar, parece ser porque o corpo se adaptou aos níveis de cetonas e quanto aos termos de desgaste energético, o qual é fácil de resolver, porque só tem que consumir mais água e sal.
O irmão que havia consumido mais gordura não foi inconveniente.
Os resultados quanto ao exercício
Neste caso, diante de um teste de ciclismo o perdedor foi o que não comeu carboidratos; era de se esperar, já que é necessário que o corpo conte com cetonas e gorduras para realizar exercícios que requerem esforço.
Os resultados em termos de diabetes
Mais uma vez, o irmão que fez dieta de carboidratos conseguiu que seu nível de açúcar no sangue em jejum seja de 5,1 e depois do café da manhã de 5,9; sendo as taxas normais de 6,0 mmol / L. Isto significa que quando uma pessoa tem diabetes pode obter uma grande melhoria e até mesmo curar a doença através da realização de um regime livre de carboidratos.
A prova destes irmãos conclui dizendo que não se trata de comer ou não gordura ou açúcar, mas de evitar alimentos processados e aqueles que contêm gorduras não saudáveis.