Qual a melhor para emagrecer: aeróbica ou musculação?

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Quando se fala em emagrecer, a maioria das pessoas ficam confusas sobre o assunto e não sabem muito bem por onde começar, que tipo de modalidade escolher e qual seria a melhor ou a mais eficiente.
Primeiramente antes de falar sobre cada uma delas, é preciso entender como funciona o processo de emagrecimento. Para que haja emagrecimento é necessário que gastemos mais calorias do que ingerimos, dessa forma temos um balanço calórico negativo, Por isso é indispensável junto com atividade física levar uma alimentação saudável e regrada, pois não adiantaria em nada se matar treinando e depois acabar repondo tudo que gastou se alimentando de maneira inadequada.
Mas afinal qual modalidade é melhor para emagrecer musculação ou aeróbico? Conheça a seguir um pouco de cada uma delas:

Aeróbico

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É um treino de resistência onde usa-se oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Há vários tipos de exercícios aeróbicos, como bicicleta, corrida, escada, transport, step, entre outros, mas em geral, exercício aeróbico é aquele feito em nível de intensidade moderadamente alto por longo período de tempo.
Eles são uma excelente escolha para quem deseja perder peso, pois a gordura é a principal fonte de energia usada pelo corpo durante o exercício aeróbico. Logo no início da atividade, a principal fonte de energia é o glicogênio muscular. Porém, com o passar dos
minutos, a gordura se torna a fonte predominante, a fonte principal usada pelo nosso corpo. Por isso, recomenda-se que o tempo de duração do exercício aeróbico ultrapasse os 20 minutos. Quanto mais tempo a gordura for consumida, mais resultado haverá no emagrecimento.
Além disso, há uma lista considerável de outros benefícios que o exercício aeróbico pode proporcionar, alguns deles são:

– Ajuda no controle do peso. Combinado com dietas você perde peso mais rápido e se mantêm assim enquanto se exercitar
– Melhora a circulação sanguinea
– Melhora o sistema imunológico
– Ajuda a prevenir doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.
– Melhora seu humor: diminui os sintomas da depressão e as tensões associadas à ansiedade.
– Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.
– Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.
– Aumenta a resistência à fadiga, melhorando o fôlego e dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.
– Mas antes de sair por aí correndo, consulte um médico. E comece devagar, pois como diz o ditado popular, é assim que se vai mais longe.

Musculação

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A musculação é um tipo de treinamento resistido, com variáveis de cargas, amplitude e intensidade. É uma das melhores modalidades em todos os aspectos, desde prevenção de doenças, ganho de massa muscular, tratamento de enfermidades, correção de desvios posturais e, claro, redução da gordura corporal. É isto mesmo a musculação pode ser extremamente eficiente para produzir alterações positivas no seu percentual de gordura.
A musculação tem a vantagem que os exercícios aeróbios não tem, que é gastar calorias mesmo em repouso. Ela além de gastar algumas calorias durante o treino, o organismo tem um gasto ainda maior no descanso. Ocorre que todo o “dano” causado ao músculo durante o treino, é reparado no intervalo de recuperação entre os treinos. Esta reparação tecidual do músculo requer uma grande demanda energética para ocorrer, justificando o alto gasto calórico provocado pela musculação.
Outra vantagem da musculação é que ao aumentar a massa muscular, você estará aumentando também seu metabolismo basal. O músculo é um tecido ativo, ou seja, ele gasta calorias apenas para se manter vivo e realizar suas funções, portanto, quanto mais massa muscular você tiver, mais acelerado será seu metabolismo e mais calorias você gastará durante todo o dia.
Mais um aspecto positivo da prática do treinamento com pesos é a melhoria da estética em geral. De que adianta estar magra, mas “mole”. A musculação garante a rigidez muscular, melhorando a aparência, dando firmeza, contornos e modelando o corpo pelo ganho de massa muscular. Além disso, pode ajudar a evitar a perda de massa muscular, que começa a aumentar depois de uma certa idade e com isso evita outros problemas como o enfraquecimentos dos ossos devido a diminuição de massa óssea.

Combine a as duas modalidades!

Cada uma dessas modalidades tem seus benefícios quando falamos em emagrecimento.
A diferença básica entre o gasto calórico da musculação e do aeróbico é o momento em que ocorrem. Com o aeróbico, gastamos mais calorias durante o exercício o que pode se maior quando comparadas de um treino de musculação. A musculação, embora gaste menos durante o treino, ela tem a vantagem de continuará queimando durante o repouso, além de aumentar a massa muscular, o que por si só aumenta o gasto calórico.
Na verdade, para emagrecer de maneira saudável, o ideal é pensar em mudar a composição corporal, aumentando a massa muscular, reduzindo a gordura e não apenas perder peso aquele que é medido na balança. Tome de referência o espelho e as roupas, muito mais do que a balança propriamente dita, pois seu peso pode até não mudar muito, mas seu corpo sim!
A musculação é um forte complemento dos treinos aeróbios, para quem quer reduzir a massa gorda e tonificar os músculos e vice e versa.

Para isso procure associar os dois tipos de exercícios, conseguindo assim aumentar o gasto calórico total, emagrecendo de maneira mais eficiente, saudável e sem abrir mão de ficar com tonificado.
Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácido e fraco? Ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Pense nisso e faça sua escolha!

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