Nadar ajuda a emagrecer?

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Aderiu à natação como forma de perder peso? Não está sozinha. Grande parte das pessoas pensa que a natação é uma forma eficaz de perder peso.

É por isto que a procura tem aumentado bastante nos últimos anos, principalmente com o verão chegando.

No entanto, alguns estudos sugerem que nadar não é um meio eficaz para perder peso e que de fato, se pode ganhar peso com a natação.

Muitos consideram a natação um dos melhores exercícios para perder peso e tonificar os músculos porque quando nadamos, grande parte dos músculos são exercitados. Para além disso, nadar tem um efeito semelhante à aeróbica, dando ao coração e pulmões a sua dose de exercício.

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Apesar destes benefícios, um estudo publicado na Revista Americana de Medicina do Desporto, demonstrou que sem uma alimentação cuidada e controlada, a natação tem pouco ou nenhum efeito na perda de peso.

O autor do estudo, o professor Grant Gwinup, relacionou através de experiências, a natação e a perda de peso e chegou a estes resultados surpreendentes:

– Indíviduos colocados num programa de bicicleta perderam 8.5 kg em 90 dias
– Os que fizeram programa de passadeira, perderam no mesmo período, cerca de 7.7 kg
– Os indivíduos no programa de natação ganharam 2.2 kg

Surpreendido?

Swimmer Doing Backstroke

O professor Gwinup assumiu que nadar em água fria estimula o apetite e o consumo de calorias. Sente fome depois de uma sessão de natação?

Também o professor Louis Burke, chefe do Departamento de Nutrição do Instituto Australiano do Desporto, apontou que os nadadores de competição têm geralmente, níveis de gordura mais elevados que os ciclistas ou corredores, que despendem semelhantes quantidades de energia durante os treinos.

Isto acontece porque depois de nadar, os atletas sentem fome e podem simplesmente substituir as calorias que perderam, com uma refeição robusta ou uma bebida com açúcar. Podem inclusive, ingerir um maior número de calorias que aquelas que queimaram.

Burke realçou ainda que os nadadores de competição são menos activos quando não estão a treinar. Eles ficam tão cansados das horas de treino intensivo, que dormem, relaxam ou evitam qualquer tipo de atividade física.

Apesar de tudo isto, não desista da natação se gosta do desporto. Fazer exercício, seja qual ele for é melhor que não fazer nenhum. Certifique-se apenas, se quiser manter ou perder peso, que não come mais calorias do que as que perde e que se mantém ativo depois de umas revigorantes braçadas.


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