Conheça os benefícios da chicória e aprenda receitas rápidas e práticas com esta verdura

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

conheca os beneficios da chicoria

A chicória é um vegetal com muitos benefícios e propriedades para nossa saúde. Sua maior fama se deve por ser um poderoso probiótico para o tratamento de distúrbios digestivos, a raiz da chicória ajuda muito na redução dos níveis de colesterol LDL, prevenindo assim as doenças cardíacas. Ao mesmo tempo, suas propriedades antiinflamatórias a faz uma extraordinária alternativa para o tratamento de artrite.
Quer saber mais? Continue lendo o artigo de hoje e se surpreenda com todas as propriedades e benefícios da chicória.

História da chicória

Nos tempos antigos, a chicória era muito cultivada, não só com fins alimentícios, como também para forragens e sua raiz era muito utilizada por sua composição, à polpa da mesma era tostada, moída e misturada ao café.
Seu uso medicinal acontece desde a idade média. Naqueles tempos a chicória era usada como cataplasma para tratar irritações na pele e como infusão para o tratamento de distúrbios digestivos, hepáticos e como estimulante da bílis.

Origem

Europa mediterrânea e Ásia são seus continentes de origem, mas África é sua segunda casa, os historiadores afirmam que no século XVI já era cultivada no Egito.

A chicória tem uma capacidade de adaptação impressionante. Ela cresce bem em muitas condições diferentes, mas é frequentemente encontrada em estradas europeias, em pastagens.

Atualmente sua extensão é universal e abrange toda a América do Sul e os EUA.

Propriedades da chicória

conheca os beneficios da chicoria

É um poderoso antioxidante

Todo mundo sabe o quanto os antioxidantes são bons, sobre tudo os contidos no café, para prevenir o envelhecimento a partir do atraso da oxidação celular, mas o que muitos ignoram é que a chicória possui também grandes propriedades antioxidantes.

Ela é composta por 30 componentes antioxidantes. O mais importante: é o betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando é absorvido pelo organismo. Sua função principal é o fortalecimento do sistema imunológico contra o câncer, a prevenção de problemas de pele e a audição.

É importante ressaltar que o teor desta provitamina depende do tipo de folha. A chicória de folha verde ou avermelhada guarda muito betacaroteno (4000 ui), no entanto, as verdes mais clarinhas possuem muito pouco (29 ui).

É rica em vitaminas e minerais

O consumo de chicória ajuda a remineralizar e vitaminar o organismo devido a seu alto índice de potássio, cálcio, magnésio e fósforo.

Enquanto as vitaminas destacadas a chicória apresenta em sua composição a antes mencionada vitamina A e as vitaminas do complexo B. inclui também o ácido fólico-que pode prevenir defeitos congênitos graves e anomalias no feto-, ácido pantotênico, niacina e riboflavina, preponderante no crescimento e a produção de glóbulos vermelhos.

Neste caso o teor também varia de acordo com a coloração da folha. A chicória mais clara apresenta um volume vitamínico muito inferior a de cor verde.

A substancial fibra solúvel

A riqueza da chicória em fibra solúvel garante um ótimo estado dos intestinos, suas propriedades evitam a prisão de ventre, melhora a flora intestinal e reduz o colesterol.

Como funciona? A fibra solúvel hidratada ocupa muito volume e pressiona as paredes intestinais, o que estimula os movimentos peristálticos do intestino, provocando um aumento de frequência e tamanho das fezes. Na verdade é ideal se seu objetivo é emagrecer, uma vez que esta planta da sensação de saciedade.

A chicória e suas propriedades amargas

Pode ser que há muito tempo atrás seu sabor amargo era comum, mas foi completamente perdido em um processo de seleção: o homem começou a rejeitar seu sabor amargo por estar relacionado com o sabor dos venenos.

Felizmente, junto às alcachofras, a chicória pertence a esse seleto grupo de alimentos com princípios amargos que a humanidade pode até considerar um alimento saudável dada suas propriedades amplamente reconhecidas: Aumenta o apetite e favorece a digestão ao estimular os sucos gástricos e estomacais, prevenindo anomalias como gases e prisão de ventre.

Os amargos também favorecem para ter um metabolismo excelente, contribuem para digerir melhor os alimentos, especialmente as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, E, D e K), o que o converte em uma boa alternativa para combater a obesidade.

Benefícios da chicória

conheca os beneficios da chicoria

Previne problemas digestivos

Muitas pessoas adicionam a chicória em sua dieta devido a sua contribuição para a melhora de diversas funções do sistema digestivo. O segredo detrás desta contribuição é a inulina, um poderoso probiótico.

Os probioticos são um tipo de bactérias cujo benefício real não implica nenhum tipo de doença. Apesar de sua comum associação, a inulina é utilizada para combater múltiplos problemas digestivos e intestinais incluindo no ácido refluxo, a indigestão e a acidez estomacal, já que reduz ativamente a acidez dos sistemas do corpo.

Previne doenças cardíacas

A inulina contida na chicória não só é benéfica para o sistema digestivo, como também foi comprovado que diminui os níveis do colesterol LDL, uma das principais causas de aterosclerose e a hipertensão. Isso não é tudo, também contribui para a redução do risco de ataques cardíacos e derrames.

Previne o câncer

Está certo que as pesquisas ainda continuam, mas é quase unanime a relação entre a chicória e a redução no crescimento tumoral. As primeiras informações indicam que isso acontece devido aos frutanos dentro da chicória, que tem propriedades antitumorais, além de seus valores antioxidantes.

Os polifenóis e fitoquímicos dentro da chicória também têm efeitos mais que positivos na prevenção de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de mama e o câncer colorretal.

Revitaliza o sistema imunológico

Existe uma série de qualidade útil dentro da chicória que a converte em um potente reforço para o sistema imunológico. Seus claros efeitos antibacterianos, fitoquímicos e antioxidantes varrem os radicais livres da corrente sanguínea, o que reduz as possibilidades de contrair diversas doenças como o Parkinson, o Alzheimer, a aterosclerose e o diabetes.

Alivia a ansiedade e o estresse

As propriedades sedantes da chicória podem acabar com ansiedade e acalmar a mente, aliviando o estresse, a tensão e todos os perigosos efeitos que ocorrem no corpo.

Para ser mais específica, a raiz da chicória que proporciona o sono e o relaxamento de maneira saudável a diferença diferente dos remédios para dormir convencionais. Adicione chicória em sua dieta e poderá prevenir o desequilíbrio hormonal, a insônia, o déficit cognitivo e o envelhecimento prematuro.

Melhora a saúde dos rins

O extrato de raiz de chicória não se limita apenas em saciar nossa vontade de dormir, também é possuidor de habilidades diuréticas que aumentam nossa quantidade de urina. A frequência constante de micção pode ajudar a eliminar as toxinas que o corpo armazena no fígado e os rins.

Como consumir a chicória

As folhas são colhidas na primavera e começo do verão quando a planta ainda não floresceu. Apenas as folhas jovens são consumidas, já que seu sabor é mais suave. Com elas você pode preparar saladas, cremes, sopas ou a forma mais conhecida chicória refogada é uma das formas que as pessoas mais consomem esta planta.

Receitas com chicória

conheca os beneficios da chicoria

Suco de chicória

Ingredientes

– 1 folha de chicória
– Suco de meio limão
– 1 fatia de maça com casca
– Raspas de gengibre
– 200 ml de água filtrada

Modo de preparo

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é tomar este suco sem coa-lo.

Salada de chicória refogada

Ingredientes

– 2 xícaras de chá de chicória picada
– 1 xícara de repolho roxo picado
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho amassado
– Azeite de oliva extravigem
– 1 pitada de sal

Modo de preparo

Primeiro comece untando a frigideira usando o azeite de oliva extravirgem. Feito isso coloque o dente de alho amassado e a cebola picada e deixe dourar. Em seguida acrescente a chicória e o repolho e deixe refogar, por ultimo adicione a pitada de sal, e está pronto para servir.

sopa fria de chicória

Ingredientes

– 1 copo de água filtrada
– 1 copo de leite ou iogurte
– 1 maço de chicória
– 1 punhado de cebolinha
– Sal e temperos a gosto

Modo de preparo

Primeiro lave bem a chicória e a cebolinha. Em um liquidificador coloque todos os ingredientes e triture todos. Lembre-se que se for substituir o leite por iogurte a quantidade deve ser a mesma.
Dica: Tome esta sopa com pão.

Omelete com chicória

Ingredientes

– 2 ovos
– 1/2 xícara de chá de chicória picada
– 1 colher de sopa de cebola picada
– 1 colher de sopa de tomate picado
– 1 colher de queijo ralado (fresco)
– 1 pitada de sal
– Azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco

Modo de preparo

Em uma tigela coloque os ovos. Feito isso acrescente os demais ingredientes e misture bem. Unte uma frigideira com o azeite de oliva ou o óleo de coco, coloque a mistura e deixe espalhar bem na frigideira. Espere a omelete dourar, vire e deixe dourar o outro lado. Você pode comer assim de forma simples ou rechear da maneira que mais gostar.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com