Conheça os alimentos ricos em proteínas

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As proteínas estão presentes em todas as células e tecidos do corpo humano e formam os principais elementos estruturais, sendo que de toda a matéria sólida do corpo, 75% é proteína. Daí vem a importância desse nutriente para a saúde. A deficiência de proteína pode levar à atrofia muscular e prejudicar o funcionamento de vários órgãos.

O corpo tem a capacidade de fabricar aminoácidos necessários para a produção de proteínas, mas ainda há um conjunto de aminoácidos essenciais que deve ser obtido a partir de fontes de proteínas de origem animal e/ou vegetal. A quantidade ideal de proteína que uma pessoa precisa consumir por dia é de 46 gramas para mulheres com idades entre 19 e 70 anos e 56 gramas para homens com idade entre 19 e 70 anos.

Fontes de proteína

Ovos

Cada ovo contêm 6 gramas de proteínas. As propriedades do ovo fazem dele um alimento completo, com muitas vitaminas, minerais e que deve fazer parte da alimentação diariamente.

Carne de peru e frango

Essas carnes contêm maior quantidade de proteína e menos gordura saturada do que a carne vermelha. Uma porção de peito de peru ou peito de frango contém 9 gramas de proteína. Eles são uma rica fonte de vitaminas do complexo B, fósforo e triptofano.

Peixes

Peixes são outra ótima fonte de proteína. Eles não contém carboidratos e têm menos gordura saturada que os outros tipos de carne. Os peixes contêm 6 gramas de proteínas por porção e também são ricos em ômega-3. Consuma-os de duas a três vezes na semana.

Carne vermelha

Alimento fonte de proteína, niacina, vitamina B6, vitamina B12, fósforo, zinco e ferro e de grande importância na alimentação. Cada porção fornece 7 gramas de proteína.

Nozes e oleaginosas

Uma boa opção para fazer um lanche saudável, as nozes contêm proteínas de qualidade e também são fontes de gordura boa. As amêndoas e amendoins também entram nessa lista, já que são todas frutas oleaginosas. Nesses alimentos a quantidade de proteínas é de 8 gramas por ¼ de xícara.

Leites e derivados

Ricos em cálcio, esses alimentos são também excelentes fontes de proteína. Cada porção de queijo pode fornecer entre 5 e 10 gramas de proteína, e 1 copo de leite ou iogurte fornece 8 gramas.

Feijões

Entre os alimentos vegetais, é um dos mais ricos em proteínas. Uma xícara de feijão cozido fornece 17 gramas de proteínas.


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