Benefícios do melão

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do melao

O melão é principalmente composto de água, por isso nos sacia, hidrata e nos ajuda a eliminar as toxinas através da urina.

Se você quer perder peso e ter um bom descanso durante a noite, uma boa ideia é começar a comer mais melão, uma fruta deliciosa e refrescante. Embora seja mais consumida no verão, podemos apreciá-la nos dias frios e aproveitar todas as suas vantagens. Saiba por que o melão é ideal para perda de peso e para uma boa noite de sono no decorrer deste artigo.

Quer saber mais sobre o melão?

Uma grande fruta e não só devido ao seu tamanho. Pertence ao grupo dos “vegetais gigantes” como a melancia, a abóbora e a abobrinha. Cresce em solos arenosos com bastante irrigação e é considerada uma fruta do verão por excelência.

Os benefícios de comer melão são muitos e assim ocorre com as variedades que estão disponíveis nos mercados. As duas variedades mais populares são a classe europeia e a americana.

Pode pesar um quilo, é de coloração amarelada e arredondada. A polpa é da cor semelhante à casca, é macia e suculenta. No centro, tem uma cavidade oca, cujas extremidades se dispõem as sementes, em forma de rede.

Propriedades do melão

beneficios do melao

– É baixo em calorias. Cada 100 gramas nos fornece 34 calorias. Também é baixa em gorduras, mas é muito rica em nutrientes, como vitaminas e minerais.
– Ele tem uma boa quantidade de vitamina A, sendo a fruta que mais a contém. Um poderoso antioxidante bom para a pele e as mucosas.
– Oferece flavonoides que protegem as células dos radicais livres, reduzindo a possibilidade de sofrer com o câncer no pâncreas, na mama ou câncer de cólon.
– Melhora a nossa visão e impede a degeneração macular, frequente no passar dos anos.
– Ele controla a frequência cardíaca e a pressão arterial devido ao seu teor em potássio, o que evita doenças relacionadas ao coração.
– Ele ajuda o organismo a resistir às doenças causadas por vírus e bactérias, por conter a vitamina C e manganês.

Como o melão nos ajuda a emagrecer?

Graças a uma boa limpeza depurativa do melão pode-se perder peso e, além disso, eliminar os resíduos tóxicos que se acumulam em nosso corpo. Os componentes desta fruta têm muitos benefícios, especialmente porque é desintoxicante e diurética.

Depois de realizar esta dieta, o corpo funcionará como corresponde, ao ter acúmulos aditivos, conservantes e outros ingredientes nocivos da alimentação atual.

Mas, além disso, o melão nos dá saciedade ao estar composta por 80% de água. Você comerá menos depois de haver desfrutado de uma porção desta fruta. E, por sua vez, nos hidrata, impede a retenção de líquidos e liberta as toxinas através da urina.

Tipos de curas ou dietas depurativas com melão

beneficios do melao

Altamente restritiva

Realiza-se durante um dia inteiro, onde se deve comer apenas melão naturalmente, a quantidade que você quiser. E se você está com sede (algo que não é possível, mas pode acontecer), apenas água.

Em uma dieta de baixa caloria

Durante um dia você come um melão inteiro e também consome outras frutas e vegetais, especialmente cru e sem condimentos como sal ou açúcar.

Você pode colocar isso em prática por cinco dias seguidos e depois descanse. Uma batida muito boa para emagrecer se prepara em questão de minutos e possui resultados eficazes. É delicioso e você pode desfrutar a qualquer hora do dia. É recomendado consumi-lo em jejum, mas também é perfeito para o lanche da tarde. E como se isso não bastasse, ele é repleto de vitaminas e proteínas.

A receita é composta pelos seguintes ingredientes:

– Duas xícaras de polpa de melão em cubos.
– Uma maçã verde picada
– Um kiwi descascado e picado
– Uma colher de sopa de suco de limão
– Uma xícara de cubos de gelo ou meia xícara de água
– Para adoçar, um pouco de mel ou de stévia a gosto.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture bem até ficar cremoso e liso. Esta batida tem menos de 150 calorias e realmente você sentirá que seu estômago está cheio.

O melão é bom para dormir?

beneficios do melao

Devido à sua grande quantidade de nutrientes, a batida de melão que foi ensinada anteriormente, também serve para dormir melhor. É perfeito para os que sofrem com distúrbios do sono, como a insônia. Esta fruta muito saudável é boa para tirar a sede, uma das razões pelas quais muitas pessoas se levantam no meio da noite. E como é saciante, ele faz com que o estômago continua “feliz” durante toda a madrugada, sem nos tentar a assaltar a geladeira.

Algumas pessoas acreditam que não é aconselhável comer melão durante a noite, porque provoca indigestão, no entanto, isso não é comprovado. O seu teor é basicamente de água, portanto, não tem qualquer componente que possa causar problemas de estômago. O que pode vir a influenciar é a assimilação do melão, se ele for consumido muito gelado quando a noite estiver calorosa e isso faz com que provoque um “choque” térmico no corpo. Ou talvez possa fazer mal se não estiver completamente maduro ou já se passou alguns dias.

Enquanto ele é consumido em porções adequadas durante o dia, não deveria causar efeitos colaterais que não permitam dormir, por exemplo. Para evitar o mal estar, se a pessoa tem um estômago delicado, por exemplo, é aconselhado a não consumi-lo após o jantar ou pouco tempo antes de dormir.

Esta fruta nos fornece vitaminas, hidrata o corpo e tem um sabor doce muito refrescante que o torna ideal para esses dias quentes.

O melão é o fruto do meloeiro, uma planta anual e herbácea. Sua origem não está bem definida, alguns dizem ser da Ásia Central e outros que vem de África. A verdade é que o melão cresce em climas quentes e não muito úmido, e precisa de muita luz.

Os diferentes tipos de melões têm propriedades muito semelhantes, uma das poucas diferenças relevantes é que os melões alaranjados proporcionam mais betacarotenos do que os verdes.

Benefícios do melão

beneficios do melao

Entre os benefícios do melão que concede ao nosso corpo são:

– Ele fornece a vitamina A, que ajuda a evitar a secura das membranas mucosas e da pele.
– Fornece a vitamina E, um antioxidante poderoso que previne o câncer e as doenças cardiovasculares.
– É muito diurético e atua como um laxante suave, porque elimina as toxinas e ajuda a neutralizar a acidez.
– Previne manchas na pele graças à eliminação de toxinas, já que muitas das manchas se devem à manifestação de toxinas encontradas no nosso corpo.
– Contém fibras e minerais, tais como potássio, cálcio e zinco.
– Evita a gota, a artrite e controla os níveis de colesterol alto.
– Esta fruta é composta por 80% de água e fornece pouquíssimas calorias.

Esta fruta é tão eficaz para desintoxicar o organismo. Comendo apenas o melão durante 24 horas ou no café da manhã durante uma semana, você pode limpar o corpo, melhorar a aparência e a saúde da pele e diminuir os nervos.

O melão também é amplamente utilizado em tratamentos de beleza, assim como todos estes benefícios internos, produz vários externos. É utilizado em máscaras e cremes, pois deixa a pele hidratada, macia e tonificada e ajuda a prevenir as rugas.

Sem dúvida alguma, existem alguns alimentos que podem combinar o seu baixo teor calórico, bem como a questão principal, se trata de uma fruta que tem 90% de água em sua composição.

Por esta razão, e como temos sido indicado ao longo deste artigo, tem uma capacidade refrescante que faz com que seja um substituto ideal dos refrigerantes.

Entre os benefícios que ele contém, podemos destacar a vitamina A, que como sabemos ajuda as pessoas que sofrem de sequidão nas membranas mucosas e na pele.

Tem também a vitamina E, uma substância altamente antioxidante e protetora que ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares.

Ele atua como um laxante, diurético (ideal para eliminar as toxinas do corpo) e ajuda a neutralizar a acidez.
Claro, não podemos nos esquecer do seu alto teor de betacaroteno, sempre e quando escolhemos os melões de polpa alaranjada.

Como escolher um melão perfeito?

Para escolher um melão tem-se que observar se ele não tem manchas ou cortes na casca. Também é importante que tenha um sabor doce e notável, isto nos mostrará que está bem maduro. E se você tiver que escolher entre vários, escolha o mais pesado, porque geralmente os melões de casca grossa possuem melhor sabor.

Guarde-o em um refrigerador para que dure umas duas semanas, e quando você o cortar, coloque-o num pote para que não perca suas propriedades.

Nutrientes do melão

beneficios do melao

O melão é rico em vitamina A, C, B6, sódio, potássio, magnésio e cálcio; e ainda é composto por mais de 80% de água. O melão é o fruto do meloeiro, planta herbácea monoica de talos rastreiros.

É cultivada por seu fruto, uma planta do verão com um grande conteúdo de água e de sabor doce que inclui umas 850 espécies de plantas herbáceas que produzem frutos. Ele pertence espécies tão diversas como o pepino.

Os melões constituem um alimento muito rico em vitamina A, que é um dos melhores antioxidantes, a ingestão desta vitamina pode ajudar a prevenir muitas enfermidades e prolongar a vida. Outra vitamina muito importante que contém o melão com propriedades antioxidantes é a vitamina C, todo o grupo de vitaminas B, se destaca a piridoxina (vitamina B6) cuja função dentro do organismo no aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas são essenciais para regular o sistema nervoso.

Oitenta por cento da composição desta fruta é água, a quantidade de betacaroteno, de ação antioxidante, depende da intensidade do pigmento alaranjado na polpa. Os minerais que contêm em maior quantidade são o potássio, o magnésio e o cálcio. A vitamina C tem ação antioxidante, igual ao betacaroteno.

Esta vitamina intervém na formação de colágeno, ossos e dentes, glóbulos vermelhos e favorece a absorção do ferro dos alimentos e a resistência às infecções. O betacaroteno se transforma em vitamina A no nosso organismo conforme ele necessite. Esta vitamina é essencial para a visão, o bom estado da pele, o cabelo, as mucosas, os ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

O potássio é necessário para a transmissão e a geração do impulso nervoso, para a atividade muscular normal e intervém no equilíbrio de água dentro e fora da célula. O magnésio se relaciona com o funcionamento do intestino, nervos e músculos, forma parte dos ossos e dentes, melhora a imunidade e possui um efeito suave e laxante.

Os melões reticulados se diferenciam do resto em que são uma fonte excelente de provitamina A (betacaroteno), vitamina C e carboidratos (principalmente sacarose), além de ser uma das frutas frescas mais ricas em sódio.

Receitas com Melão

Suco detox com melão

beneficios do melao

Ingredientes

– 300 ml de água
– 3 castanhas do Pará
– 1 fatia de melão

Modo de preparo

Limpe bem o melão a antes de cortar sua casca para evitar a contaminação de dentro da fruta na hora de abri-la.
Separe uma fatia e bata no liquidificador sua polpa com as 3 castanhas e a água, até conseguir uma mistura homogênea. Consuma logo após o preparo.

Suco de melão com hortelã

beneficios do melao

Ingredientes

– Stévia
– 1 punhado de folhas de hortelã
– Água gelada
– 1/2 melão

Modo de preparo

Corte o melão em fatias. Coloque-o no liquidificador e vai adicionando água gelada até atingir os 500 ml.
Adicione as folhas de hortelã e utilize a stévia para adoçar a gosto.
Bata tudo até ficar homogêneo.

Coe com uma peneira e está pronto para ser consumido.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com