Benefícios do feijão

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do feijao

Em diversos lugares do mundo um excelente e maravilhoso legume se tornou certamente em um alimento básico na dieta. Estamos falando obviamente, do legume chamado feijão, o qual tende a ser muito consumido em países como o Brasil.
Se você é uma pessoa que o consome semanalmente, como se trata de um alimento que você gosta muito, continuaremos falando sobre os benefícios dos feijões, assim como suas propriedades mais importantes.

– Por ser um dos legumes mais baixos em gorduras, pode ser ideal para dietas de emagrecimento.
– Também por conter menos açúcares, podem ser consumidos por uma pessoa diabética.
– Destacam por seu alto teor em fibra.
– São ricos em potássio, porque são recomendados para personas hipertensas, que por sua vez, sofrem com a retenção de líquidos.
– São ricos em cálcio, tanto, que uma porção de feijão é capaz de conter o mesmo cálcio que uma porção de arroz com leite.
– Alto teor em isoflavonas e antocianinas. Por isso, graças por seus antioxidantes, ajudam a reduzir o risco na hora de sofrer problemas de coração.

Benefícios do feijão de corda

beneficios do feijao

A semente contém em cada 100g:

– Água: 10 gramas
– Proteína: 22 gramas
– Gorduras: 14 gramas
– Carboidratos: 59,1 gramas
– Fibra: 3,7 gramas
– Zinco: 3,7 gramas
– Cálcio: 104mg

Possui pequenas quantidades de outros nutrientes. De energia contém em média 1420 kg/100g. O teor de lisina é alto, o que converte o feijão de corda numa excelente melhora na qualidade proteica dos cereais.

Benefícios do feijão fradinho

beneficios do feijao

O feijão fradinho tem sido um elemento básico da cozinha durante séculos e serve tradicionalmente o dia de Ano Novo para trazer boa sorte. O feijão fradinho está amplamente disponível seco e enlatado, e também está disponível nas áreas de cultivo locais como feijões frescos. O congelamento do feijão fradinho é uma excelente maneira de manter os grãos frescos ou secos para não perderem sua qualidade. Antes de congelá-los, você deve branqueá-los, sobretudo se estiverem frescos. Aliás, congelados eles podem ser cozidos sem descongelar, tornando-o num ingrediente ideal nos pratos.

Benefícios do feijão branco

beneficios do feijao

Até hoje, há pouca investigação sobre os benefícios potenciais para a saúde do feijão branco. Porém, alguns estudos sugerem que o feijão branco pode ajudar a promover a perda de peso. Por exemplo, pesquisadores concluíram que o feijão branco, pode ter o “potencial para induzir a perda de peso e reduzir os níveis de açúcar no sangue causados pelos carboidratos.”

Um dos poucos ensaios clínicos para provar os efeitos na saúde do feijão branco foi publicado na Revista Internacional de Ciências Médicas em 2007. No estudo participaram 60 voluntários com um sobrepeso cujo peso havia sido essencialmente estável durante seis meses. Durante 30 dias, os participantes do estudo consumiram cerca de 445 mg de feijão branco.

No final do período de 30 dias, os investigadores perceberam que os participantes que haviam consumido o feijão branco, experimentaram uma redução significativamente maior no tamanho do peso corporal, massa corporal e a cintura. E mais, o feijão branco ajudou os participantes a manter a massa corporal magra.

Na atualidade existe uma falta de evidência científica que apoie o uso do feijão branco para qualquer outra finalidade relacionada com a saúde.

Benefícios do feijão preto

beneficios do feijao

O feijão preto é rico em fibra, tanto solúvel como insolúvel e proporciona vitaminas e minerais, antioxidantes, flavonoides e ômega 3. Uma das propriedades do feijão preto é que contém grandes quantidades de fibra e de minerais, cuja função principal é desintoxicar o organismo do sulfito proveniente de diversos alimentos, o que pode conduzir a infartos e dores de cabeça, entre outros transtornos. Também é um alimento rico em ferro, muito favorável para a prevenção da anemia; cálcio, essencial para a formação e conservação dos ossos; potássio, regulador da pressão arterial e outros minerais, tais como: fósforo, zinco, etc.

– Ajuda a manter o nível de açúcar no sangue;
– Ajuda a desintoxicar e eliminar as toxinas do organismo;
– Ajuda a combater o envelhecimento precoce;
– Ajuda a prevenir doenças degenerativas como a demência, Alzheimer, arteriosclerose, entre outras;
– Ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como câncer, problemas de visão, trombose, etc.;
– Ajuda a incrementar o peso em pessoas com baixo peso por conter muitas calorias;
– Contém proteínas de qualidade porque é recomendado para vegetarianos;
– Previne a prisão de ventre ou a constipação;
– Ajuda a prevenir a anemia;
– Ajuda a regular o colesterol.

Benefícios do broto de feijão

beneficios do feijao

Os brotos de feijão são um dos alimentos mais completos, já que, além de ser rico em fibra, contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Os brotos de feijão, igual ao resto dos brotos são vegetais que acabam de começar seu crescimento e são as primeiras partes comestíveis da planta. Possuem nutrientes importantes e ótimos benefícios para a saúde.
Os brotos de feijão possuem os seguintes nutrientes:

Vitamina C: Possui um alto teor de vitamina C, como resultado da germinação e funciona como um antioxidante, um copo de brotos de feijão contém cerca de 14mg de vitamina C.
Potássio: Um copo de broto de feijão contém 125mg de potássio, que é essencial para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos; ajuda a transferir energia à função muscular; e é essencial para a saúde do coração. Diferente de outros alimentos ricos em potássio, o broto de feijão possui um baixo conteúdo de sódio, porque é ideal no caso de hipertensão ou insuficiência cardíaca.
Pouca gordura e poucas calorias: Um copo de broto de feijão contém apenas 0,11 gramas de gordura o que é ideal se você esta tentando perder peso. Ele também possui poucas calorias o que representa menos de 2% do total de caloria durante todo o dia, por esta motivo você pode incorporá-lo em sua dieta, já que ele é um alimento que sacia e não engorda.
Fibras: Este germinado proporciona cerca de 2 gramas de fibra dietética por cada copo, porque podem manter seu peso, e como levam tempo para mastiga-los, seu corpo sente que enche mais, evitando comer em excesso e sentindo-se mais saciado.

Receitas com feijão

Hoje vamos ensinar como preparar um feijão desde o cozimento até como temperá-lo. E você ainda vai aprender algumas deliciosas receitas que vão te surpreender.

Como cozinhar feijão?

Primeiramente, retire todas as pedrinhas e feijões estragados.
Depois coloque a quantidade de feijão que pretende cozinhar. Em seguida lave o feijão muito bem, duas ou 3 vezes, deixe-o escorrendo e reserve.

Pegue a panela de pressão, coloque o feijão e complete com água, para cada copo de feijão, coloque 5 copos de água.
Dica: a água deve ficar pelo menos 2 dedos abaixo da tampa da panela.

Coloque o feijão para cozinhar em fogo alto e quando a panela começar a “apitar”, abaixe o fogo e conte 30 minutos. Após o tempo de cozimento, deligue o fogo e deixe a panela perder a pressão completamente para depois destampá-la. É bom não ficar muito perto.

Como cada feijão mesmo sendo carioca é de um jeito, caso ele não esteja bem cozido, coloque mais um pouco de água, misture com uma colher limpa e leve-o de volta ao fogo baixo por mais 10 minutos aproximadamente.
Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. É bom não ficar perto.

Como temperar feijão?

Temperar o feijão é muito simples, basta colocar 1 colher de sobremesa de óleo, 1 colher de café bem cheia de tempero, alho, sal, 2 conchas pequenas de feijão cozido e um pouco de água, caso o feijão esteja com pouco caldo. Deixe ferver um pouco e prove, caso esteja sem tempero, tempere a gosto e deixe ferver mais um pouco depois é só servir.

Tutu de feijão

beneficios do feijao

Ingredientes

– 1 xícara de chá de feijão carioca
– 1 colher de sopa de linhaça
– 2 colheres de sopa de cebola
– 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de farinha de mandioca
– 4 colheres sopa de couve manteiga refogada
– 1 colher de café de sal
– 1/2 limão
– Cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Primeiro comece cozinhando o feijão, depois bata no liquidificador o com a linhaça. Em seguida refogue o alho e a cebola no azeite de oliva, acrescente a mistura do feijão com a linhaça. Acrescente a farinha de mandioca e a couve manteiga. Tempera com sal e limão a gosto.

Sirva com cheiro verde.

Sopa de feijão

beneficios do feijao

Ingredientes

– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 xícara de massinha para sopa
– 2 tomates picados (com pele e semente)
– 3 xícaras de água
– 1 batata média cortada em cubinhos
– 3 xícaras de feijão cozido e temperado (pode ser sobra de feijão)

Modo de Preparo

Bata o feijão, a água e o tomate no liquidificador. Coloque o feijão batido e a batata numa panela e cozinhe até amaciar a batata. Se ficar muito grosso, acrescente um pouquinho mais de água.
Prove acerte o sal, se necessário.

Acrescente a massinha, na panela fervente e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, pelo fabricante. Feito isso salpique com a pimenta do reino a gosto e sirva!

Coloque o feijão batido e a batata numa panela e cozinhe até amaciar a batata.

Feijão tropeiro light

beneficios do feijao

Esta receita de feijão tropeiro é ideal para quem não quer perder o foco da dieta, pois ela é light, pode comer sem medo, mas é claro, como todos os alimentos, não pode haver exageros!

Ingredientes

– 2 colheres (sopa) de cebolinha verde
– 2 ovos cozidos picados
– 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
– 2 xícaras (chá) de couve cortada em tiras finas
– 2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
– Sal a gosto
– 500 g de feijão-carioca cozido e sem caldo defumado em cubinhos
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 150 g de toucinho
– 300 g de linguiça de frango

Modo de preparo

Aqueça o forno e coloque a linguiça em uma assadeira, levando ao forno por 30 minutos, em seguida corte-a em rodelas e reserve.

Tempere o toucinho com uma pitada de sal, frite-o até dourar e ficar crocante. Escorra sobre papel toalha e descarte a gordura. Na panela aqueça o óleo em fogo médio. Junte a cebola e refogue. Adicione a couve, a linguiça, o feijão e torresmo. Aqueça e junte a farinha, o ovo e a cebolinha e sirva.

Caldinho de feijão

beneficios do feijao

Ingredientes

– Sal a gosto
– 4 colheres de sopa de quinoa em flocos
– 1 pitada de gengibre em pó
– Coentro a gosto
– 2 dentes de alho picados
– 2 cebolas brancas picadas
– 2 dentes de alho inteiro
– 1 cebola roxa cortada em 4 partes
– Cebolinha verde à vontade
– Água suficiente para cozinhar
– 2 xícaras de feijão
– Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Coloque o feijão na panela com água até cobrir. Acrescente a cebola roxa, um dente de alho e uma pitada de sal. Cozinhe até que os grãos estejam macios. Se precisar acrescente água ao longo desse tempo para que o feijão não resseque.

Em uma panela separada refogue separadamente a cebola e o alho no azeite de oliva e reserve. Bata o feijão em um liquidificador para formar o caldo. Adicione o caldo no refogado da cebola e do alho e do azeite de oliva. Em seguida acrescente o coentro, o gengibre em pó, a quinoa e a cebolinha verde picados, sirva quente.

Salada de feijão

beneficios do feijao

Ingredientes

– 1 xícara de chá de feijão branco
– 1 folha de louro
– 3 colheres de sopa de azeite
– 500 g de salmão cortados em cubinhos
– 1 dente de alho picado
– 2 colheres de sopa de salsinha picada
– Raspas de 2 limões
– Suco de 1 limão
– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Numa tigela, coloque o feijão e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas.Feito isso escorra a água do feijão e transfira para uma panela. Adicione 3 litros de água, coloque a folha de louro e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 50 minutos ou até que o feijão esteja no ponto al dente (um pouco durinho). Novamente escorra a água e reserve.

Em uma frigideira coloque uma colher de sopa de azeite no fogo médio. Quando o azeite estiver quente adicione os cubinhos de salmão e doure por 2 minutos, quando os cubinhos estiverem cozidos, com a ajuda de um garfo aperte-os para que eles se desmanchem.

Em uma tigela, misture o feijão, o salmão, o alho, a salsinha, as raspas de suco de limão. Tempera a gosto com sal, pimenta do reino e o restante do azeite. Sirva logo em seguida.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com