Benefícios do alho

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios do alho

Apesar de ter um cheiro um tanto desagradável para muitas pessoas, o alho pode proporcionar uma grande quantidade de benefícios para nosso organismo, além de ser uma erva que é utilizada em todas as cozinhas para dar um bom sabor às comidas.

O alho se originou na Ásia Central o uso na medicina alternativa se aplica desde o terceiro milênio antes de Cristo na Índia e no Antigo Egito, assim como você pode ver, os benefícios do alho são conhecidos desde muitos anos e também fazem parte das crenças populares que foram transmitida de geração em geração, muitas investigações científicas foram comprovadas e são reais e eficazes.

O sabor do alho é bastante forte e um pouco picante, o cheiro característico não agrada a todos, mas mesmo assim é o preferido dos cozinheiros mais famosos e pelas donas de casa, já que o sabor que ele fornece a todos os pratos não dá pra ser substituído; além de disso tem uma grande quantidade de propriedades medicinais.

Propriedades do alho

beneficios do alho

Alho para prevenir

O alho é muito efetivo para todos os tipos de doenças e males cardiovasculares. Assim, por exemplo, o alho ajuda a reduzir a pressão arterial, ajuda também a prevenir e reduzir o enrijecimento das artérias, o que dificulta a circulação.

Por outro lado o alho é também excelente para a digestão. Em algumas pessoas ele pode causar gases e não é recomendado para quem sofre de acidez ou distúrbios estomacais fortes, o consumo de alho proporciona grandes benefícios para o sistema digestivo, já que ajuda a processar melhor nossos alimentos.

Assim, o alho colabora na eliminação de resíduos do organismo, ajuda prevenir as inflamações estomacais e intestinais, e inclusive pode eliminar bactérias prejudiciais nos intestinos, sem afetar aquelas que ajudam com o processo de digestão.

Como foi mencionado a principio o alho também é um excelente diurético facilitando a eliminação de líquidos e toxinas. Para conseguir este efeito em nosso corpo, basta realizar a seguinte formula muito simples: Misturar uns quatro dentes de alho moídos em um litro de água e consumir diariamente dois copos desta solução, durante duas semanas. Você deve esperar ao menos uma semana para voltar a consumi-la.

Finalmente, muitos estudos sugerem que há uma relação entre o consumo regular de alho e a redução no risco de adquirir distintos tipos de câncer, devido a suas propriedades antibacterianas e o bloqueio da formação de substância cancerígenas. O alho parece ter resultados especialmente bons na prevenção dos distintos tipos de câncer que afetam o trato gastrointestinal; isto poderia acontecer devido o seu teor de enxofre, o qual teria efeitos positivos na luta contra essa doença.

Alho para curar

Tudo bem que não há nada melhor do que prevenção para estarmos saudáveis é inevitável que eventualmente, iremos contrair algum tipo de doença. Aqui, o alho também pode ser um aliado muito importante para nós. Por exemplo, a alicina, um componente desta planta é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além de se tratar de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem prejudicar aquelas que são boas para nosso organismo.

O alho é também um poderoso fungicida e um poderoso antiviral. Este último foi testado em pacientes com HIV, quem consumiu cerca de 5 dentes de alho diariamente, mostraram uma atividade normal do sistema imunológico. Isso só reforça os poderosos efeitos curativos do alho.

Benefícios do alho

beneficios do alho

Podemos dizer que o alho é um dos remédios medicinais mais usados. Conhecido desde a antiguidade e presente em quase todas as culturas, ele é mais que tempero na cozinha de todo mundo.

Os compostos sulforosos e seus múltiplos fitonutrientes lhes deram a fama desde épocas muito remotas como “tratamento espanta doenças”. Daí, por exemplo, a crença de que afugentava não só os vampiros como também qualquer epidemia ou doença.

Bem, agora que tipo de benefícios podemos adquirir ao consumir alho diariamente? Muitos. Convidamos você a descobrir os benefícios deste medicamento natural.

1 – O alho melhora a circulação do sangue

O alho é rico em vitamina B, um composto essencial que reduz os níveis de homocisteína. Esta substância é responsável por enrijecer os vasos sanguíneos e trazer múltiplos problemas:

– Os níveis de homocisteína podem fazer com que o sangue “mais grosso” podendo produzir coágulos.
– Há um risco maior de sofrer de um trombo.
– Quanto maior é o nível de homocisteína, mas a probabilidade de sofrer doenças das artérias coronárias.
Consumir um alho em jejum pode ajudara a combater estes problemas.

2 – O alho, um bom antibiótico natural

Sabia que durante a Segunda Guerra Mundial devido à escassez de medicamentos, eles utilizavam muito os alhos?
Devido seu poder antibiótico, o alho era realmente muito útil nestes casos, e nos dias atuais consumir diariamente um dente de alho ajudará em muitos aspectos:

– Fortalece o sistema imunológico
– Nos ajuda a curar infecções leves
– Favorece a cicatrização das feridas
– É adequado para gripes e resfriados.

Inalação a vapor com alho

Primeiro em pique 2 a 3 dentes de alho bem fininho, em seguida adicione a uma tigela com água fervente. Feito isso com a ajuda de uma toalha cubra a cabeça e inale o vapor desta água com o alho por cerca de 5 minutos. Repita este processo algumas vezes por dia.

3 – O alho é bom para o fígado

O alho é antes de tudo, um bom desintoxicante do organismo. Ajuda a depurar toxinas, a eliminar parasitas e a liberar do corpo esses metais pesados como o mercúrio ou restos de medicamentos que o fígado não pode processar.

– O alho é rico em vitamina A, B, C, muito adequadas para estimular as funções hepáticas.
– Outra de suas virtudes é a de desinflamar, portanto é muito saudável consumir um alho diariamente se você sofre de fígado gordo.
– Se você acordar com os olhos inflamado, o rosto inchado e com gosto ruim na boca, é possível que seu fígado esteja sobrecarregado. Nestes casos o alho pode ser de grande ajuda.

4 – É um bom descongestionante

Você sofre de problemas pulmonares? Se você dessas pessoas que cada vez que pega um resfriado acaba com os brônquios cheios de catarro e muco, este remédio vai ser muito bom.

– O alho é descongestionante e um bom antibiótico natural para tratar problemas pulmonares.
– Se sofre de sinusite ou está passando por uma fase de muita tosse, pode fazer uma inalação de vapor ou preparar algum xarope a base de alho.

5 – O alho cuida de nossa pele

Tenho certeza que esta dica te interessa: comer cada dia em jejum um dente de alho nos permite ter uma pele bonita, saudável e mais jovem.

– O alho é rico em antioxidante que nos permite proteger e regenerar a pele.
– Estimula a renovação celular e combatem a acne.
– Para se beneficiar destas propriedades você só tem que consumir um dente de alho em jejum seguido de um copo de água.

6 – Reduz os níveis de colesterol

O alho contém alicina, como já mencionamos a acima é uma substancia para cuidar de nosso sistema cardiovascular. Tanto é que consumir um dente de alho por dia pode ajudar a reduzir o colesterol mau em uns 9%.

Para chegar a esta conclusão foram feitos vários estudos. Um deles no Instituto de Toxicologia da Universidade de Shandong (China), onde foram concluídos que os benefícios cardiovasculares eram evidentes.

Desde então é recomendado incluir alho na dieta não só para reduzir o colesterol mau, mas como também um remédio depurativo, antisséptico e antibacteriano.

7 – Sofre de anemia? Não se esqueça de consumir alho

Somos muitas as mulheres que ao longo de nossas vidas sofremos em alguma ocasião de déficit de ferro. Porque seria adequado então introduzir o alho em nossa dieta?

– Eleva as defesas do organismo e nos protege de muitas doenças.
– O alho cuida da saúde de nosso sangue e fornece múltiplas vitaminas e minerais.
– O alho estimula os sucos gástricos e faz com que possamos digerir melhor o ferro.

8 – Cuida de nosso sistema digestivo

Não se trata de você comer uma cabeça inteira de alho todos os dias. A chave está no equilíbrio e em conhecer nosso corpo.

Há quem não consiga comer nem um par deles e já se sente mal (como é o meu caso, mas na comida bem cortadinho ou amassado até que roda kkkk). De fato se você tornar o alho um medicamento e o consumir a cada manhã, em pouco tempo irá notar os benefícios.

– As digestões se realizam melhor.
– O alho estimula o ácido gástrico e os alimentos se digerem e absorvem de forma adequada.
– O fígado e o pâncreas aperfeiçoam suas funções.

Valor nutricional do alho

O alho possui um alto valor nutritivo, mas contem muito poucas calorias. Uma porção de alho de 28 g contém:

– Manganês 23%
– Vitamina B6 17%
– Vitamina C 15%
– 1g de fibra

Quantidades razoáveis de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.
Pequenas quantidade de outros nutrientes: 42 Calorias, 1,8 g de proteína e 9 g de carboidrato.

Resumindo: o alho contém poucas calorias, mas é muito rico em vitamina C, vitamina B6 e manganês, também contêm pequenas quantidades de outros nutrientes.

Receita com alho

Inalação a vapor com alho

Primeiro em pique 2 a 3 dentes de alho bem fininho, em seguida adicione a uma tigela com água fervente. Feito isso com a ajuda de uma toalha cubra a cabeça e inale o vapor desta água com o alho por cerca de 5 minutos. Repita este processo algumas vezes por dia.

Receita com alho

Macarrão alho e óleo

beneficios do alho

Ingredientes

– 500g de macarrão integral
– 1/2 xícara de chá de azeite
– 3 colheres de sopa de alho amassado (ou uma cabeça de alho grande)
– Sal e pimento do reino
– Cebolinha a gosto (picada)
– 1 colher de sopa de alho frito

Modo de preparo

Antes de tudo, cozinhe o macarrão em uma panela com bastante água, com sal e azeite.

Depois que cozinhar o macarrão, numa frigideira aqueça o azeite e doure o alho, em seguida acrescente o macarrão cozido (com um pouco da água do cozimento 10 ml) e tempere com sal e pimenta do reino a gosto, mexa bem. Adicione a cebolinha e o alho frito, misture bem e sirva.

Pão de alho

beneficios do alho

Ingredientes

– 1 colher de sopa de óleo de coco
– 1/2 colher de sopa de alho triturado 8g sem sal
– 3/4 xícara de chá de água 150 ml
– 1 tablete de fermento biológico fresco 15 g
– 1 colher de sobremesa de adoçante culinário
– 2 colheres de sopa de margarina light 20g
– 1 pitada de sal
– 2 gemas
– 1 colher de sopa de orégano
– 2 1/4 xícara de chá de farinha de trigo integral 250g
– 1 colher de sopa de orégano

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180°C.

Em uma frigideira adicione o óleo e doure o alho e reserve. Em uma tigela adicione a água e o fermento de dissolva acrescente o adoçante, a margarina, o sal, uma gema, o alho frito, orégano e misture bem. Feito isso acrescente a farinha aos poucos, sove bem a massa e a deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.

Feito isso, modela em forma de pão, pincele com a outra gema e deixe repousar novamente. Em seguida leve para assar por cerca de 25 minutos .

Resumindo…

Durante milhares de anos existiu a crença de que o alho teria propriedades medicinais. Na atualidade estas propriedades foram confirmadas pela ciência e hoje sabemos que este alimento pode prevenir o reduzir o colesterol e a pressão sanguínea e até melhorar sua digestão. Definitivamente o alho pode ajudar a prolongar sua vida.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com