Benefícios da vitamina K

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beneficios da vitamina K

Pode ser que os benefícios da vitamina K não sejam bem conhecidos, mas a vitamina K atua como uma das mais importantes terapias contra o envelhecimento.

Desde a sua descoberta em 1929, a vitamina K tem sido reconhecida como essencial para o processo de coagulação do sangue, de fato o “k” representa “koagulation”, palavra alemã para a coagulação. Uma pesquisa recente mostrou que esta vitamina, muitas vezes esquecida, pode ser uma ferramenta vital na prevenção e no tratamento de uma série de doenças relacionadas com a idade.

Uma das mais importantes descobertas sobre a vitamina K é que ela regula a produção e fluxo de cálcio. Esta capacidade a torna num ponto chave na prevenção e tratamento de muitas das doenças mais comuns relacionadas a saúde.

A vitamina K e a osteoporose

A osteoporose é uma doença degenerativa óssea que ocorre quando o cálcio é removido dos ossos. Estudos recentes têm mostrado que as pessoas com níveis mais elevados de vitamina K tiveram um risco significativamente menor de osteoporose.

A vitamina K e a diabetes

Estudos japoneses demonstraram que os animais com falta de vitamina K têm problemas pancreáticos, devido à liberação do excesso de insulina no sangue – semelhantes à diabetes em seres humanos. Os estudos estão investigando a possibilidade de que a vitamina K pode ser utilizada no tratamento de diabetes.

A vitamina K e o Alzheimer

A pesquisa indicou que não há uma correlação entre a falta de vitamina K e a presença de uma variante genética específica associada à doença de Alzheimer. Tem sido sugerido que, a vitamina K é suficiente para regular a criação e o fluxo de cálcio no sistema, o dano arterial pode levar a problemas com o funcionamento do cérebro.

Quem precisa de vitamina K?

O corpo pode fabricar vitamina K, mas geralmente produz apenas 1/3 da quantidade que precisamos, por isso é importante comer alimentos que a contenham (vegetais folhosos verdes e fígado) para evitar a falta.

A exigência diária recomendada para adultos é de cerca de 100mg, uma quantidade facilmente conseguida através de uma dieta saudável razoável. No entanto, há algumas circunstâncias em que pode ser necessário um suplemento de vitamina K.

Falta de vitamina K

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A falta de vitamina K é rara. A deficiência é mais comum em pessoas com distúrbios relacionados à má absorção intestinal, ou após a cirurgia intestinal. A falta desta vitamina essencial pode levar a hemorragia e coagulação do sangue.

Overdose de vitamina K

Uma super dosagem de vitamina K pode causar anemia em recém-nascidos e em pacientes com hemólise de glicose – fosfato.

Fontes de vitamina K

A vitamina K é amplamente distribuída nos alimentos, especialmente vegetais de folhas verdes, fígado de porco, iogurte, gema do ovo, algas, Ômega 3 e é produzido por bactérias no intestino.

Excesso de vitamina K

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A Filoquinona presente nos alimentos vegetais não é tóxica a doses 500 vezes maior do que as recomendações diárias. Não ocorre o mesmo com um precursor desta vitamina chamado Menadiona, é um composto sintético que se utiliza como fonte de vitamina K na maioria dos alimentos comerciais animais, também é lipossolúvel e embora nas doses utilizadas em indústria alimentícia não manifesta toxidade, se a produz quando se administra para evitar a falta de vitamina K e pode dar lugar a:

– Anemia hemolítica
– Hiperbilirrubinemia
– kernicterus para quem amamenta (complicação neurológica devida a um excesso de bilirrubina nos neonatos).

Se nossa alimentação é equilibrada mantermos a integridade de nossa flora intestinal e ao mesmo tempo para completar nossas necessidades desta vitamina com o conteúdo alimentar.

Para que serve a vitamina K?

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O seu mecanismo principal é através do ciclo da vitamina K, é um ciclo metabólico que usa a vitamina K para alvejar especificamente certas proteínas. Quando uma proteína expressa glutamato, atrai a vitamina K, que recolhe os íons de cálcio. O que impede a acumulação de cálcio nas artérias.

Para prevenir o sangramento

Deixe-me explicar com este simples exemplo, geralmente você pode cortar sua pele e por mais insignificante que seja este corte, se te falta a vitamina K ou não cumpre sua exigência diária você pode ter um sangramento intenso.

Para evitar complicações na menstruação prolongada

Se você é uma mulher e está em seu período fértil, o que significa que cada mês você tem o seu ciclo menstrual e seus períodos são abundantes, esta é uma substância que deve ser levada em conta para normalizar seus períodos.

Para evitar problemas de sangramento no recém-nascido

Um bebê recém-nascido pode sofrer uma doença hemorrágica se sua mãe não tiver a exigência mínima dessa substância ou não se aplica ao nascer.

Absorção de cálcio

É tão importante esse micronutriente que se você não tiver ele não pode ter uma boa absorção de cálcio, sua artérias podem endurecer e pode te causar uma doença cardiovascular e, portanto, sobre o outro lado tem uma chance maior de desenvolver câncer.

Ajuda a prevenir a osteoporose

Quanto à sua relação sobre o fortalecimento dos ossos, ajuda a prevenir a osteoporose.

Prevenção de hemorragias durante a gravidez

A “phylloquinone” é essencial para as mulheres durante a gravidez e durante o período de amamentação, porque impede que seu bebê sofra uma doença hemorrágica, pois atua no momento em que haja uma ferida na pele, aderindo assim a prevenir hemorragias excessivas.

Alimentos ricos em vitamina K

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A vitamina K é uma vitamina essencial que se necessita para a utilização das proteínas e para a coagulação do sangue. Estudos recentes sugerem que a vitamina K pode ser importante no tratamento da osteoporose e a doença de Alzheimer e que tomar um alto nível de vitamina K pode ajudar a proteger contra o câncer e as doenças do coração.

Exceto se você estiver tomando uma medicação para prevenir os coágulos sanguíneos, não se conhece nenhum risco de toxidade na vitamina K e não há razão para não comer muitos alimentos com ela.

Abaixo, mostraremos uma lista de alimentos ricos em vitamina K. A quantidade diária recomendada atual da vitamina K é de 80mg.

Ervas (Secas e frescas)

As ervas durante muito tempo são usadas para fins medicinais, estão cheias de nutrientes e a vitamina K não é uma exceção. O manjericão, a sálvia e o tomilho são os que mais contêm quantidade, com 1715mg por cada 100g, ou até 51mg por colher de sopa. Seguido da salsa, coentro, manjerona, orégano e finalmente o manjericão com 10mg por colher de sopa.

As verduras de folhas verdes

Crocantes, frescas e deliciosas, as folhas verdes escuras são grandes em uma salada ou cozidas no vapor como um prato lateral. Como um bônus, elas também são ricas em cálcio. O repolho é o que mais fornece vitamina K com 882mg por cada 100 gramas, ou 547mg picadas em um copo. Seguido por dente de alho, a couve, o agrião, espinafre, nabo, mostarda, folhas de beterraba, a acelga, nabo, chicória e, finalmente, a alface com 62,5mg picada em um copo.

Cebolas

Grande como um ingrediente em sopas ou ensopados, bem como saladas, 100 gramas de cebola (ou 1 xícara de cebola picada) fornecem 207mg de vitamina K.

Couve de Bruxelas

Ela é deliciosa e famosa em lanches por ser capaz de evitar uma ressaca, mas também as couves de Bruxelas são cheias de vitamina K. Cada 100 gramas fornecem 194mg de vitamina K, que são 156mg por um copo, e 33,6mg de vitamina K em um único broto de couve de Bruxelas.

Brócolis

A vitamina K é outra razão para comer seus legumes favoritos em todo o mundo. O brócolis contém 141mg de vitamina K por cada 100g, que são 220mg por xícara, e 52mg num pedaço de brócolis.

Pimenta em pó, páprica e pimentões

Também com um alto teor de vitaminas E e C, a pimenta em pó é uma boa adição para dar sabor a um guisado ou qualquer coisa. Cada 100 gramas fornece 106mg de vitamina K por cada 100 gramas, ou 8,5mg por cada colher de sopa.

Aspargos

Os espargos são mais consumidos cozidos no vapor. Cada 80mg fornece 100 gramas de vitamina K, que são 144mg para um copo e 48mg em 4 aspargos.

Repolho

Comido cozido ou em saladas de repolho, o repolho fornece 76mg de vitamina K por cada 100 gramas, que são 68mg picadas em um copo, e 690mg em cada 8/4 de repolho.

Pepinos em conserva

Se você gosta de picles, agora você tem um bom motivo para comer mais. Cada 77mg proporcionam 100 gramas de vitamina K, ou 130mg de fatias em um copo.

Ameixas secas

Ricas em fibras, zinco e até mesmo ferro, as ameixas secas são um tipo de alimento muito bom para a saúde. Cada 60mg proporcionam 100 gramas de vitamina K.


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