Benefícios da rúcula

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da rucula

A rúcula é um vegetal típico do Mediterrâneo, é semelhante à alface, o que é especialmente utilizada em sanduíches e saladas. Aproveite os benefícios da rúcula, enquanto se delicia com o seu delicioso sabor, com uma receita de salada no final deste artigo, ao mesmo tempo aprenda a cuidar melhor de seu corpo.

Rúcula propriedades

beneficios da rucula

Os benefícios de uma planta cujas folhas fornecem propriedades antioxidantes, que protegem e cuidam da retina e ajudam a prevenir o aparecimento de câncer, especialmente câncer de cólon.

A rúcula é uma planta pertencente à família das brassicáceas, que cresce em grande parte na Europa na natureza, e se caracteriza por sua cor verde brilhante.

Além de sua cor, destaca-se por ser uma planta de tamanho pequeno. Suas características são suas folhas longas e irregulares que a diferenciam facilmente de outras plantas culinárias.

Seu sabor, em parte picante (por ser da família da mostarda), por vezes, faz dela uma planta que na cozinha é muito utilizada para preparar deliciosas receitas, especialmente na Itália, onde tende a ser amplamente usada na preparação de saladas com tomate e mussarela.

Se você quer plantar em casa para desfrutar dela mais facilmente, basta plantá-la em vasos e jardineiras e regá-la uma vez por semana. Você vai ver como ela cresce rapidamente.

Rúcula benefícios

beneficios da rucula

Na cozinha se utilizam habitualmente as folhas de rúcula, as quais fornecem um sabor diferente às receitas, especialmente em deliciosas saladas frescas com tomates e outros vegetais (como o aipo).

Precisamente em suas folhas encontramos as propriedades, por serem ricas em carotenoides e contribuir com compostos como a zeaxantina ( um pigmento amarelado que protege a retina humana das radiações ultravioleta) e a luteína (pigmento amarelado com efeito antioxidante, que cuida da parte externa da retina).

Portanto, a rúcula é ideal para fortalecer a saúde dos olhos e prevenir a catarata. Basicamente, é uma planta ideal para os cuidados com a saúde, tanto dos olhos como da visão.

Além disso, o seu teor antioxidante a torna uma planta interessante na prevenção do câncer, especialmente na prevenção do câncer de cólon, graças à natureza.

Fornece cálcio, que também ajuda na proteção e crescimento dos ossos. A fibra da rúcula melhora a regularidade digestiva e dá saciedade, ao mesmo tempo em que possui poucas calorias. Portanto, é um dos alimentos que você deve incluir em sua dieta, se você precisa perder peso. Ela também ajuda a reduzir o colesterol e regular o açúcar no sangue, o que nos protege de muitas doenças cardiovasculares e a diabetes.

A rúcula é um alimento desintoxicante poderoso, que pertence à família das crucíferas – junto com os brócolis e a couve – conhecida pelas suas altas doses de antioxidantes. Eles também são conhecidos por terem os glucosinolatos, responsáveis pela luta contra o câncer do pulmão, colo-retal, da mama, próstata e pâncreas.

A vitamina A e os flavonoides, por sua vez, protegem a pele, o pulmão e o câncer bucal. Ela também tem fitoquímicos com efeitos quimiorreceptores. Ela também tem clorofila, o que evita danos no fígado produzido pelas aflatoxinas, substâncias cancerígenas encontradas no amendoim, no milho e nozes.

Este vegetal tem uma grande quantidade de cálcio necessário para os ossos, bem como a vitamina K, necessária para a absorção de cálcio. Esta vitamina desempenha um papel importante na prevenção de doenças cardíacas.

Também nos ajuda a reduzir a inflamação crônica e protege o cérebro do envelhecimento por sua alta dose de vitamina B e ácido fólico. A vitamina C ajuda a melhorar o sistema imunológico, tornando mais difícil que fiquemos doentes.
A rúcula é importante para a saúde dos olhos, uma vez que têm carotenoides, conhecidos por prevenir a degeneração macular e a catarata.

Além disso, é uma fonte de ferro, potássio, manganês e fósforo, todos os minerais essenciais para a nossa saúde. Ao mesmo tempo, é baixa em oxalatos, que inibem a absorção de minerais pelo corpo.

Nutrientes da rúcula

beneficios da rucula

Calorias: a rúcula fornece pouquíssimas calorias, porque é uma planta ideal para aquelas pessoas que desejam perder peso.

Carboidratos: a quantidade é muito pouco, inferior a 4 gramas a cada 100 gramas de folhas de rúcula. Esta verdura pode ser consumida por pessoas com diabetes, por não alterar seus níveis de açúcar. Além disso, parte desses polissacarídeos está envolvida na prevenção do câncer.

Proteínas: o teor proteico é muito baixo. Quando se consome rúcula devemos combiná-la com lácteos, ovo, legumes ou frutos secos para aumentar a qualidade das proteínas.

Gorduras: é uma planta ideal para dietas depurativas por seu quase conteúdo zero de gordura.

Fibra: contém 1,6 gramas de fibra por 100 gramas. Está descrito em textos antigos que o excesso de rúcula pode provocar gases devido ao seu alto conteúdo em fibra.

Vitaminas: é uma planta excepcional por seu saudável teor em vitamina A, ácido fólico e ácido pantotênico. Indicada para pessoas com astenia, debilidade psicofísica e convalescença.

Minerais: devido ao seu teor em ferro, além da vitamina C (que ajuda a absorver o ferro), a rúcula é um remédio para a anemia ideal para introduzir na dieta semanalmente, como em tortas, pratos de massas ou saladas.
Também estimula o apetite, importante em pessoas fracas ou anêmicas.

Além disso, a rúcula é uma planta com efeito diurético devido ao seu elevado teor em potássio, indicado para a retenção de líquidos. Contém cálcio e elementos como o cobre, o zinco e o magnésio.

Azeite essencial: essência sulfurosa (glucosinolatos) responsável pelo sabor picante da planta, que contém substâncias com elevado poder antioxidante e anticancerígeno.

Carotenóides: contém zeaxantina e B- criptoxantina. Antioxidantes naturais.

Partes utilizadas na alimentação

– Suas folhas são um ingrediente típico das saladas, embora possa ser cozinhada como o espinafre.

– As flores podem ser adicionadas nas saladas, sopas, pois é um ingrediente da manteiga de flores e podem ser utilizadas para decorar sobremesas.

– As sementes são substitutas históricas das sementes de mostarda, e se utilizam tipicamente em vinagretes ou em saladas de batata, por exemplo.

– Pressionando as sementes, se produz um azeite. Este azeite NÃO é comestível, mas é utilizado para fins cosméticos e medicinais.

– As sementes germinadas são um tempero para as saladas.

Receitas com rúcula

Salada de Rúcula

beneficios da rucula

Esta salada é uma receita da ilha da Sardenha (Itália), que tem as pessoas de vida mais longa do mundo.

Ingredientes

– 4 xícaras de rúcula
– 2 tomates
– 120 gramas de sardinha
– Uma pitada de sal marinho
– Azeite
– 1 colher de sopa extra-virgem
– 2 colheres de suco de limão
– Podemos adicionar metade de um abacate

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, um de cada vez e mexa bastante.

Rúcula Refogada

beneficios da rucula

Ingredientes

– Sal a gosto
– 1 alho
– 1 cebola picada
– 2 colheres de sopa de azeite
– Rúcula a gosto

Modo de preparo

Você não precisa tirar a parte de dentro das folhas, que também é comestível. Aquecer um fio de azeite para dourar a cebola e o alho. Adicionar a rúcula e refogar até que evapore a água que se desprende das folhas. Temperar com sal a gosto. Servir como acompanhamento de pratos, carnes, frango ou peixes.

Agora que você já sabe tudo isto, desfrute dos benefícios da rúcula. Você já experimentou a salada? Você gosta de rúcula? Acreditamos que não seja uma de suas verduras favoritas, porém, fica deliciosa adicionada em sanduíches com frango ou outra opção de carne mais saudável.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com