Benefícios da romã

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da roma

A romã é rica em antioxidante e pobre em calorias, por isso é altamente recomendada para melhorar o nosso condicionamento físico geral, tanto interno como externo.

A romã é uma fruta protegida por uma casca dura, que esconde por dentro uma grande quantidade de sementes cobertas de uma polpa carnuda e suculenta, que é um lanche saudável, graças ao seu alto teor de antioxidantes.

O suco de romã pode ser adquirido ao longo do ano, e tanto a polpa como o suco contêm nutrientes que têm um efeito benéfico sobre o coração, o câncer e a longevidade.

A romã não possui gorduras saturadas nem colesterol, e é rica em vitaminas C e K, e em fibra dietética, o que beneficia o sistema digestivo; embora se deva notar que o único inconveniente é que, devido ao teor de frutose natural, contém 53 gramas de carboidratos por porção e 234 calorias.

Benefícios da romã

beneficios da roma

– Benefícios para o coração

Comer a fruta ou o suco de romã é capaz de reduzir os níveis de colesterol, devido à combinação única de polifenóis que parecem reduzir o colesterol LDL ou o colesterol ruim no sangue, o que pode beneficiar o coração.

A romã não só previne doenças do coração, mas é capaz de reverter à aterosclerose; apenas 60 ml de suco de romã por dia durante um ano diminuem as lesões ateroscleróticas em 35% o tamanho, e aumenta em 130% a atividade antioxidante total no sangue.

– Benefícios para a artrite

O extrato da romã pode prevenir o aparecimento de osteoartrite, porque é capaz de inibir as enzimas que degradam a cartilagem, o que reduz drasticamente o volume de inflamatórios liberados pelos tecidos.

– Benefícios para a pele

A romã consumida em forma de extrato pode proteger a pele contra os efeitos nocivos da luz ultravioleta, raios UVA e UVB; também é capaz de promover a regeneração da derme e epiderme.

– Benefícios para o câncer

O consumo do suco de romã todos os dias pode atrasar a progressão do câncer de próstata, por suas propriedades antiinflamatórias naturais, por causa do seu elevado teor de antioxidantes. Acredita-se que a ingestão de romã com outras frutas e legumes é a chave para retardar o desenvolvimento de câncer, incluindo o câncer no pulmão.

Vários estudos examinaram a utilização de romã para tratar o câncer, particularmente o câncer da mama, pele, próstata e pulmão, já que esta fruta é eficaz na redução do crescimento de células cancerosas; há também provas claras de que o extrato de romã tem efeitos que evitam tumores na pele.

– Outros benefícios

Comer romãs também oferece benefícios para doenças como a diabetes, o Alzheimer e combate a placa bacteriana, entre outros.

Propriedades da romã

beneficios da roma

A romã é o fruto da romeira, uma árvore muito comum na região Mediterrânea, mas não é conhecida por todos. É uma fruta do outono e traz muitos benefícios para o corpo e a saúde humana, e também é usada em tratamentos de beleza. Há muitos benefícios desta fruta, e é por isso que em hoje falaremos sobre suas propriedades.

Uma das principais e mais conhecidas propriedades da romã é o fato de que é uma fonte de antioxidantes. Isso ajuda a reduzir doenças de envelhecimento celular ou até mesmo algum outro tipo de câncer, graças ao fato de que ajuda a combater os radicais livres.

Além disso, é uma fruta com pouquíssimas calorias e com baixo teor de carboidratos, porque pode ser consumida por qualquer pessoa, mesmo em dietas de emagrecimento e diabéticos.

Por outro lado, as romãs evitam a retenção de líquidos, gases e ajudam a combater a hipertensão. E ainda contam com propriedades diuréticas, devido à sua contribuição significativa em potássio.

E quanto às vitaminas que são fornecidas pela romã, podemos destacar a vitamina C e a vitamina E, que destacam por serem antioxidantes e cicatrizantes e também ajudam a manter altas as defesas e evitam que o nosso sistema imunológico se enfraqueça.

A romã contém taninos que são benéficos para tratar a diarreia, especialmente quando se preparam infusões com a casca de romã. E, embora possa parecer contraditória, a romã também é capaz de agir como um laxante e combater a prisão de ventre por conter fibra.

Para incorporar esta fruta em sua dieta, você deve saber descascar um romã. Da mesma forma, queremos explicar passo a passo como fazer o suco de romã para que você possa desfrutar de suas propriedades e benefícios a qualquer hora do dia.

Este artigo é apenas para informação, não temos faculdade para receitar nenhum tratamento médico ou fazer qualquer diagnóstico. Nós convidamos você a visitar um médico no caso de apresentar qualquer tipo de sintoma ou desconforto.

Nutrientes da romã

beneficios da roma

A romã vem do arbusto ou árvore de romã também conhecida pelo seu nome científico “Punica Gratatum”. É considerada pelos consumidores como uma das “super frutas” devido à sua elevada riqueza em antioxidantes, potássio, cálcio, magnésio, cobre, zinco, ferro, manganês e vitaminas C, B e vitamina E.

Esta fruta se destaca por ter uma grande quantidade de polifenóis, que automaticamente se torna num poderoso antioxidante. Um conteúdo que foi cientificamente provado, é 3 vezes maior do que pode conter o vinho, o chá verde, a laranja e a maçã. A principal característica dos polifenóis é que ajuda a proteger as células contra os eventuais efeitos do estresse e envelhecimento, contrariando os efeitos negativos e evidentes que estes transmitem ao corpo. Ela também contém fibra, que é muito digestiva, anticéptica e antiinflamatória.

Além de seus grandes benefícios para a saúde e beleza, a romã se distingue pelo seu sabor que permite preparar uma grande variedade de pratos. Esta fruta fornece apenas 65% de calorias por cada 100 gramas, para que seus consumidores não corram o risco de ganhar peso.

– Alivia a tosse
– Ajuda a aliviar a febre, diarreia e cólicas
– Contém uma percentagem de propriedades diuréticas e anti-hipertensivas
– É uma fruta que contribui para a prevenção do câncer
– Reduz o risco cardiovascular
– Elimina os parasitas intestinais
– Ajuda a combater os problemas do trânsito intestinal
– Tem grande poder laxante para tratar a prisão de ventre
– Evita a retenção de líquidos
– É eficaz para combater a anemia ferropênica e a arteriosclerose
– Fortalece o sistema imunológico para combater resfriados, gripe, dor de garganta, infecções de ouvido e sinusite.

Outros usos

Muito além dos grandes benefícios medicinais, a romã também realiza uma grande contribuição culinária em diferentes países. Receitas para preparar tanto as bebidas como sorvetes, xaropes de romã, bem como um possível ingrediente em diversos pratos.

É muito famoso o xarope de romã na cozinha libanesa. Se prepara com variedades amargas, dando um sabor doce e ligeiramente ácido.

Na cozinha do norte da Índia, os seus grãos secos são usados como tempero em pratos vegetarianos para dar um toque agridoce.

Na culinária mexicana é um ingrediente do molho de nozes. E no ocidente do México, a romã misturada com tequila, açúcar, amendoim, nozes e algumas maçãs, formam uma bebida intoxicante chamado Ponche de Romã.

Portanto, ela é chamada de “super fruta” por causa de suas propriedades particulares não só medicinais, mas também para a beleza e fácil de incorporar na dieta. Para o último, você pode tomar numa variedade de salada de frutas misturada com iogurte, batidas, sucos ou em saladas. Também pode ser ideal para ser acompanhada com carne assada e sobremesas.

Outra alternativa para o seu consumo está no mercado, onde já se encontram alguns sorvetes, geléias, licores e vinhos de romã.

Chá de Romã

beneficios da roma

A romeira, nativa do sul da Ásia, Pérsia e no Afeganistão, pode atingir de 2 a 5 metros de altura. Seu caule é direito, ele está cheio de ramos e sua casca é avermelhada. Quanto a seu fruto, a romã, é esférica do tamanho de um punho e sua casca tem uma consistência semelhante ao coro, de cor amarela ou vermelha.

Normalmente, ela apresenta manchas escuras, com muitas sementes e a polpa tem um sabor doce, levemente ácido e refrescante. Foram os fenícios que exportaram a romã para a zona ocidental do Mediterrâneo, séculos mais tarde foi trazido para a América pelos espanhóis após a conquista.

Chá de romã contra a diarreia: Ferva uma casca por 5 minutos em um litro de água e tome metade de um copo deste chá a cada 1 hora até terminar.

Chá de romã para combater a gengivite: Coloque 1 colher de sopa de casca de romã e adicione 2 xícaras de água fervente. Tampe por 10 minutos e deixe esfriar. Realize bochechos 2 vezes por dia.

Chá de romã para combater as infecções vaginais provocadas pelos fungos: Coloque 2 colheres de sopa de casca picada e 2 colheres de sopa de romã picada em meio litro de água que esteja fervendo. Deixe o fogo por 5 minutos. Esfrie e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem e faça a higiene íntima, 2 ou 3 vezes por semana.

Recomendação

Escolha aquelas romãs que sejam grandes e com um bom peso em relação ao seu tamanho, isso indica que elas têm mais suco.

Receitas com Romã

Suco de Romã

beneficios da roma

Ingredientes

– 12 folhas de hortelã
– Gelo a gosto
– 2 a 3 romãs
– 1 rodela de limão

Modo de preparo

Retire a pele da romã, coloque no liquidificador para bater. Adicione as folhas de hortelã lavadas e depois acrescente o gelo e uma rodela de limão.

Chá de romã

beneficios da roma

Ingredientes

– 1 colher de sopa de chá de vinagre
– 1 colher rasa de chá de sal
– 3 colheres de sopa de casca de romã
– Água fervente

Modo de preparo

Misture a casca da romã com a água fervente. Desligue o fogo, abafe e espere mornar. Acrescente o sal e o chá de vinagre e faça um gargarejo com o chá.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com