Benefícios da erva doce

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da erva doce

Erva doce é uma planta silvestre com numerosas propriedades medicinais, que também se utiliza na cozinha e na cosmética. Hoje explicaremos como se deve tomá-la para aproveitar seus benefícios e propriedades.

Para serem eficazes, os tratamentos a base de erva doce devem se manter durante o tempo suficiente em cada caso. Os principais benefícios que você pode conseguir com o consumo de erva doce são:

– Grande aliada da digestão; é útil em caso de indigestões ou digestões pesadas, estados de saciedade e contribui para aliviar os espasmos gastrointestinais.
– Estimula o apetite e ajuda a saciar a sede no verão.
– Combinada com plantas que reforcem sua ação contribui para frear a diarreia
– Ajuda a eliminar os gases, as flatulências, o mau hálito da boca. Se pode administrar sem temor aos bebês quando sofrem e choram por causa dos gases.
– Aumenta a diurese, porque pode ser uma ajuda em caso de retenção de líquidos, edemas ou sobrepeso por retenção.
– É um apoio em caso de hipertensão arterial por seu efeito diurético (especialmente a raiz).
– Apresenta certa ação reguladora do nível hormonal. É indicado em caso de menstruações escassas ou menstruações dolorosas, e para tratar a síndrome pré menstrual (neste caso em combinação com outras ervas mais específicas).
– Favorece a produção de leite materno, e em tal sentido se recomenda às mães que estejam amamentando que escolham a amamentação natural.
– Supõe um excelente apoio no climatério para combater alguns dos sintomas, como as dores lombares, a retenção de líquidos e os gases.
– Os banhos oculares se destinam a aliviar a inflamação das pálpebras.
– Bochechos ou enxágues a partir do cozimento dos frutos se destinam a aliviar a inflamação das gengivas e a reduzir a inflamação de garganta.
– Os remédios a partir das folhas se utilizam por via externa sobre feridas, arranhões, picadas de insetos, etc.

Contra indicações da erva doce

Em linhas gerais, a erva doce é uma planta bastante segura, que pode ser administrada sem medo algum, inclusive aos menores da casa e aos anciãos. Contudo, tem que manter em mente várias condições.

Em doses altas, o anetol e o estragol, componentes já citados do azeite essencial da erva doce, se comportam como neurotóxicos. Em casos graves, quando se toma o azeite essencial puro em doses inadequadas, pode provocar sonolência, arritmias e convulsões. Em linhas gerais, não se recomenda tomar este azeite puro por via oral durante a gravidez ou a amamentação, nem deve ser administrado em nenhum caso a crianças menores de 12 anos, assim como a pessoas que sofrem da síndrome de cólon irritável, gastrite, epilepsias, doença de Parkinson, etc.

Em qualquer caso, é preferível tomá-lo sempre bem diluído. Se você tem qualquer dúvida, consulte com seu jardineiro de confiança. A erva doce cozida, diluída em forma de infusão, não apresenta efeito adverso algum.

Erva doce propriedades

beneficios da erva doce

Você sabia que devido a sua propriedade para reduzir o apetite, a erva doce era utilizada pelos soldados em tempos de batalha e pelos monges para suportar o jejum?

A erva doce regula os níveis de colesterol e a hipertensão. Também ajuda a evitar o desenvolvimento de artrite, a gengivite, a síndrome de cólon irritável, o mal estar estomacal, a depressão e a ansiedade. Quer saber para que serve a erva doce?

A erva doce possui propriedades carminativas, tônico estomacais, digestivas, colesterolemias (reduz o nível de colesterol no sangue), antioxidantes, anti anêmicas, diuréticas, expectorantes, antitussígeno e tônico capilar.

Erva doce benefícios

beneficios da erva doce

Esta planta medicinal se destaca porque é muito boa para equilibrar as funções do sistema digestivo favorecendo a digestão, contribuindo para expulsar os gases, reduzindo o inchaço e as flatulências.

Por sua ação eficaz e seu sabor suave, resulta especialmente indicada para administrar a crianças e bebês que sofrem de desconforto intestinal, cólicas, flatulências ou para estimular o apetite.

Erva doce para que serve?

beneficios da erva doce

Muitos usuários nos perguntam para que serve a erva doce. Entre outras coisas, a erva doce tem as seguintes aplicações:

– Favorece a digestão e contribui para expulsar as flatulências, abre o apetite e ajuda a diminuir a dor de estômago.
– É usada para reduzir o nível de colesterol no sangue, prevenindo o risco de doenças coronárias, como o infarto ou as hemorragias cerebrais.
– Dos frutos da erva doce se aproveitam suas propriedades antioxidantes.
– Se utiliza para combater a anemia por ser alto conteúdo em ferro.
– A erva doce favorece a eliminação de líquidos corporais, com o que é muito adequado em casos de obesidade, enfermidades reumáticas e cardíacas que se associam com a acumulação de água no corpo.
– Em caso de inflamação de bronquite ou de tosse, assim como quando se tem o peito carregado, esta planta é muito adequada por seus valores expectorantes.
– Favorece a menstruação e alivia as dores associadas a ela.
– Acalma a sensação de opressão nervosa na parte alta do estômago.
– É usada em casos de glaucoma, pois reduz a pressão intraocular.
– Alivia as irritações dos olhos cansados, o glaucoma, etc.
– Derramado na banheira, causa efeitos relaxantes.
– É usada também para a queda de cabelo.
– Combate o mau hálito quando se mastigam as sementes desta planta depois de cada refeição.
– Os atritos com azeite de erva doce podem ser úteis para o tratamento do Alzheimer.

Vantagens da erva doce

As principais vantagens que se atribuem à planta de erva doce, estão relacionadas com as propriedades carminativas e anti espasmódicas que possui. Também possui, entre outras, propriedades expectorantes.

Efeitos secundários da erva doce

Seu azeite essencial, tomado sem diluir ou em grandes doses, tem um efeito narcotizante, podendo produzir problemas respiratórios, alucinações, convulsões e arritmia cardíaca.

O mesmo efeito pode transportar a ingestão de frutos em doses superiores às recomendadas.

Contra indicações da erva doce

Nas doses prescritas não produz efeitos secundários ou adversos.

Devido ao azeite essencial da planta de erva doce pode resultar muito perigoso por causa dos efeitos adversos que pode ocasionar não se recomenda ingerir estes concentrados de azeites essenciais às mulheres que se encontrem grávidas e tampouco àquelas que estejam na etapa da amamentação.

Receitas com erva doce

Bolo de fubá com erva doce

beneficios da erva doce

Ingredientes

– 1/2 xícara de sucralose
– 3 colheres de farinha sem glúten
– 3 ovos inteiros
– 1/2 xícara de fubá

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes e acrescente 1 colher de semente de erva doce e 1 colher de fermento em pó

Misture devagar e distribua a massa em uma assadeira. Pique 1 banana por cima da massa e polvilhe canela por cima. Leve ao forno pré aquecido durante 30 minutos.

Chá de erva doce

beneficios da erva doce

Ingredientes

– 1 xícara de chá de água
– 1 colher de chá de açúcar Demerara
– 1 colher de chá de erva doce

Modo de preparo

Ferva a erva doce na água durante 5 minutos, coe e adoce o chá, sirva em seguida.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com