Alimentos que melhoram a imunidade

Author Google Plus - Dicas dieta

alimentos para aumentar imunidade

Se sua imunidade está baixa ou você quer melhorar a imunidade de seu organismo para não dar nenhuma oportunidade para os males que possam afetar sua saúde, não há nada melhor que apostar numa alimentação equilibrada com os ingredientes corretos. Os alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam no funcionamento do sistema imunológico são seus melhores aliados.

A quantidade ideal é de 5 porções diárias; 3 de frutas e 2 de vegetais. Conheça, abaixo, os alimentos capazes de brindar sua saúde e melhorar sua imunidade.

As frutas cítricas são as rainhas da imunidade, desfrute de laranjas, kiwi, tomate, além dos brócolis, da couve e dos pimentões verdes ou vermelhos. A vitamina C é um poderoso antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Os vegetais verdes escuros como os brócolis, a couve, o espinafre, entre outros, são alguns dos alimentos para imunidade que contêm ácido fólico, nutrientes que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

As carnes, cereais integrais, castanhas e legumes, são ricos em zinco, nutriente que acaba com a gripe e outras doenças típicas do sistema imunológico.

As nozes, as castanhas, as amêndoas, óleos vegetais são ricos em vitamina E, e trazem muitos benefícios para as pessoas idosas, atua no combate da redução da atividade imunológica comum na terceira idade.
O tomate é rico em licopeno, forte aliado do coração, ajuda a lutar contra doenças cardiovasculares, removendo os radicais livres do organismo.

O ômega 3, presente no azeite ou salmão, auxilia as artérias a estar longes das inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

O gengibre é rico em vitamina C e B6, tem ação bactericida e ajuda a tratar inflamações de garganta, além de ajudar o sistema de defesas do organismo.

Lista dos melhores alimentos que melhoram a imunidade

1 – Alho

alimentos para aumentar imunidade

O alho é provavelmente um dos remédios naturais mais tradicional da história. Ele tem sido atribuído a diferentes benefícios, como a melhoria do sistema cardiovascular, sistema imunológico, serve para proteger contra alguns tumores ou aliviar os sintomas depressivos.

É um dos temperos mais comuns na dieta mediterrânea. Analisando este alimento, vemos que quase 30% da parte comestível corresponde aos carboidratos e cerca de 6% de proteína.

No entanto, o que é realmente interessante é a sua composição em termos de vitaminas e minerais. E destaca-se a quantidade de vitaminas B ou de cálcio, ferro, iodo e fósforo.

Claramente, o alho, tanto cru ou cozido, oferece uma ampla gama de benefícios à saúde. No entanto, o consumo em determinadas quantidades ou pessoas, não está isento de alguns inconvenientes. Em primeiro lugar, o alho pode ser muito irritante para o trato digestivo. Tanto é assim que pode promover o desenvolvimento de úlceras ou náuseas. Além disso, tem sido comprovado que diminui o apetite em algumas pessoas e outros até mesmo causa anemia.

Por outro lado, encontramos um problema clássico quando se fala de alho, o cheiro e a sensação desconfortável quando se “repete”. Esta série de problemas ao consumir alho, juntamente com os benefícios para o sistema imunológico e cardiovascular, tem sido feito da maneira que podemos nos beneficiar deste vegetal, sem sofrer qualquer um dos problemas acima mencionados.

2 – Equinácea

alimentos para aumentar imunidade

A equinácea é uma excelente ferramenta para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência do corpo às infecções. Sobre o poder de cura desta planta, há muitas pessoas que conheciam e usaram durante séculos como um remédio para várias enfermidades. Devido sua única composição, a equinácea ajuda o corpo a resistir às doenças e aumenta suas forças.

A equinácea é uma erva nativa da América do Norte. Suas flores são grandes e brilhantes, de cor vermelha ou roxa, geralmente escura. Esta planta é amplamente utilizada na medicina popular, e se utiliza, geralmente, as partes de cima.

Há muito tempo, observou-se que a substância contida na equinácea acelera a cicatrização das feridas, escoriações, queimaduras e outros machucados da pele. Um bom efeito terapêutico ocorre no tratamento de processos inflamatórios internos.

Mas, o mais importante em sua aplicação é o aumento da imunidade e a resistência às infecções.

Fortalece o sistema imunológico e aumenta a sua força. Graças à equinácea, aumenta-se o número de leucócitos no sangue, o que aumenta a sua capacidade de absorver os micróbios que provocam as doenças. A equinácea também reforça e aumenta a produção da proteína, que ao entrar em contato com um vírus, atua impedindo a entrada e a proliferação de qualquer outro vírus.

3 – Gengibre

alimentos para aumentar imunidade

O gengibre é um agente eficaz antiinflamatório, cicatrizante, calmante e antibacteriano. Ele é um excelente remédio para aumentar a imunidade e fortalecer o corpo.

As propriedades medicinais se manifestam em seus efeitos benéficos sobre o sistema digestivo. Promove uma melhora na digestão, estimula o apetite, melhora o sistema imunológico e alivia a prisão de ventre.

No tratamento de doenças respiratórias agudas e a gripe o gengibre é amplamente utilizados. As propriedades curativas da mesma como um estimulador da imunidade nestas doenças se manifestam muito bem. Além disso, alivia a inflamação e a dor na garganta e pulmões e possui uma ação expectorante.

A raiz é um anestésico que alivia a dor no estômago e intestinos, rins e acaba com a cólica biliar.

O gengibre em pó é amplamente usado no tratamento da dor articular e do reumatismo, da artrite e artrose, bem como para aliviar o inchaço das contusões.

Ele é muito saturado de nutrientes e tem um efeito tônico, reduz a fadiga e aumenta a eficiência.
As propriedades medicinais conhecidas do gengibre como um antioxidante, remove as toxinas e substâncias prejudiciais do corpo, contribuindo para a melhor renovação celular, acelerando o metabolismo. Estas características da planta são utilizadas em programas de perda de peso.

O gengibre e suas propriedades medicinais são amplamente utilizados em cosméticos e aromaterapia. Alivia a inflamação da pele, limpa e suaviza, eliminando os furúnculos. O uso da raiz pode tirar uma dor de dente, fortalecer as gengivas e proporciona uma boa respiração.

4 – Própolis

alimentos para aumentar imunidade

Própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir das resinas de árvores diferentes que recebem de seus botões. Estes insetos o usam para construir, reparar e proteger suas colmeias. A humanidade tem usado há séculos. Possuem vários efeitos que, juntos, formam um combinado espetacular para tratar muitos tipos de infecções. Vamos vê-los:

Antioxidante: É um bom antioxidante lipossolúvel, rico em flavonoides, que aumenta ainda mais a concentração de vitamina C (solúvel em água) nos tecidos. Alguns estudos sugerem que as própolis brasileiras e chinês têm mais atividade antioxidante.

Estimulador imunológico: Foi comprovado que a capacidade imunológica do própolis facilita a produção de várias citosinas, sem aumentar necessariamente os seus níveis no sangue. Este efeito leva alguns dias para ser observado.

Analgésico e anti-inflamatório: Alguns dos componentes fenólicos da própolis modulam a produção de substâncias pró-inflamatórias como o ácido araquidônico e leucotrienos. Além do efeito antioxidante, também favorece o controle dos processos inflamatórios. Além do alívio da dor e da redução da inflamação.

Anticancerígeno: Existem vários efeitos anticancerígenos. Foi confirmado que alguns Própolis favorecem a morte de células cancerosas por vários mecanismos (apoptose, necrose massiva e mitose abortiva), reduzindo as chances de mutação celular e reduzindo o crescimento de tumores. Tem capacidade antitóxica, neutralizando algumas substâncias que promovem o aparecimento de células cancerosas. E, evidentemente, o efeito antioxidante também funciona nesse sentido.

5 – Açafrão

alimentos para aumentar imunidade

Alguns dos mais impressionantes benefícios do açafrão para a saúde, incluem sua capacidade de melhorar a saúde respiratória, otimizar o sistema digestivo, eliminar a dor, melhorar os padrões de sono, reduzir o sangramento, melhorar a saúde do coração, aumentar a circulação, prevenir diabetes, fortalecer os ossos e melhorar a função imunológica.

Imunidade: Enquanto as pessoas muitas vezes pensam nas especiarias como nada mais do que ferramentas aromatizantes de alimentos, ainda contêm altas concentrações de certos nutrientes importantes, incluindo o ácido ascórbico, a vitamina C, que é tão importante para a saúde humana, pois estimula o funcionamento do sistema imunológico, a primeira linha de defesa do corpo contra as doenças e é também crucial para a produção de colágeno, o que é necessário para a produção de células no corpo, e ajuda na cicatrização de feridas, no crescimento muscular, na reparação de vasos sanguíneos e na produção de tecido.

Força óssea: Alguns dos minerais e compostos orgânicos do açafrão estão ligados com a absorção de nutrientes, especialmente de cálcio. Ao maximizar a quantidade de cálcio que o nosso corpo pode absorver dos alimentos, temos uma chance de melhorar a densidade mineral óssea e prevenir o aparecimento de doenças como a osteoporose e outras doenças degenerativas relacionadas com a idade.

Inflamação: Como uma ferramenta usada na massagem, o óleo de açafrão e cremes derivados de compostos da flor podem eliminar dores por todo o corpo, além de aliviar a dor e o desconforto. Para as pessoas que sofrem de lesões desportivas, como artrite, gota e outras inflamações, ele é um remédio maravilhoso. Além disso, para cura de contusões e feridas, os compostos antioxidantes de ação rápida podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

6 – Orégano

alimentos para aumentar imunidade

Um agente ativo do orégano é o ácido rosmarínico, um poderoso antioxidante que fortalece a saúde do sistema imunológico. Ele tem uma das taxas mais altas de atividade antioxidante, 42 vezes mais poderoso do que as maçãs.
O orégano contém betacariofilina, uma substância que inibe a inflamação e também é benéfica para tratar doenças como a osteoporose e arteriosclerose, assim como a síndrome metabólica.

O orégano tem uma poderosa atividade antiviral e descobriu-se que um aerossol que contém óleos essenciais aromáticos de 5 plantas, incluindo o orégano, alivia significativamente os sintomas imediatamente em pessoas com infecções do trato respiratório superior.

7 – Azeitona

alimentos para aumentar imunidade

Entre os benefícios que nos traz, podemos destacar seu alto poder de prevenir doenças cardíacas e do aparelho circulatório, ajudando a melhorar a imunidade já que o teor elevado de gorduras insaturadas faz com que seja o perfeito regulador dos níveis de colesterol no organismo, evitando que se acumule nas artérias, fazendo com que essa se endureça e sofra com o passar do tempo.

É um alimento altamente saciante que nos ajuda na hora de manter nosso peso, pois contém poucas calorias. Isto tudo unido à fibra, que nos ajuda a controlar a fome de maneira mais saudável possível. É muito importante também saber que a azeitona é recomendada para quem sofre com a hipertensão por causa das altas quantidades de sódio que possui.

8 – Sementes de uvas

alimentos para aumentar imunidade

As sementes de uvas eliminam os radicais livres e previnem os danos dos radicais livres às células humanas. Protegem os órgãos e tecidos humanos, controlam mais de 100 tipos de doenças causadas pelos radicais livres da doença cardíaca, câncer, envelhecimento prematuro, diabetes, arteriosclerose e assim por diante.

Há “vitamina da pele” e “cosméticos orais” no mundo para proteger o colágeno, melhorar a elasticidade da pele e dar brilho, clarear, hidratar, reduzir as rugas, manter a pele macia e suave; cicatrizar a acne. Melhora a resistência da pele, a imunidade, prevenção e tratamento de alergias de pele e várias doenças de pele, melhora a resistência da pele à radiação e previne contra os raios UV.

É anti-inflamatório, antialérgico, estabilizar o tecido vascular da pele, alivia a urticária, pele seca e quente, rinite alérgica e outros sintomas alérgicos e aumenta a imunidade.

9 – Cebola

alimentos para aumentar imunidade

A cebola serve para aumentar a imunidade do organismo e atuam como um antigripal natural. Possui propriedades antivirais e bactericidas, o que ajuda a quem precisa aumentar suas defesas. Uma dieta saudável e equilibrada ajuda o organismo a se preparar para prevenir e combater uma gripe ou um resfriado.

O cuidado da alimentação é muito importante durante o outono e o inverno, quando o número de afetados por catarros, resfriados, infecções respiratórias e gripe crescem de maneira significativa, com incidência nas crianças entre 5 e 14 anos e nas pessoas que já passaram dos 64 anos.

A alimentação também pode servir para combater os sintomas destas infecções, que são reduzidos com o consumo de produtos que contenham, sobretudo, propriedades antioxidantes, já que permitem reduzir as toxinas provocadas pela infecção, fortalecer o sistema imunológico e, além disso, ajudar a reduzir o tempo do resfriado e da gripe.

10 – Mel

alimentos para aumentar imunidade

O mel tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que são ótimas para estimular o sistema imunológico, não só quando é ingerido, mas quando se aplica sobre a pele. Estas propriedades ajudam para que as feridas e cortes estejam limpos e a mantê-los livres de infecção, porque é um bom antisséptico natural.

A cor do mel varia entre os diferentes tipos. A cor do mel é determinada, principalmente, pela fonte floral, porém, não se pode identificar exatamente quais são os agentes responsáveis de diferenciar as cores ao néctar e posteriormente ao mel. O que se sabe é que, além dos minerais, os pigmentos de origem vegetal podem contribuir para a coloração do mel.

Os minerais mais frequentes são cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco, fósforo e potássio. Estão presentes também na metade dos aminoácidos existentes, ácidos orgânicos e vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E. O mel possui também uma variedade considerável de antioxidantes (flavonoides e fenólicos).

11 – Inhame

alimentos para aumentar imunidade

O inhame ajuda na hora de melhorar as defesas no organismo. Dentre suas propriedades vamos destacar suas qualidades imunológicas que nos ajudarão a fortalecer o sistema linfático do organismo. O consumo deste alimento nos ajudará a fortalecer as defesas do organismo diante aos ataques recebidos desde o exterior. Por isso é muito importante seu consumo na hora de obter um organismo mais forte.

Estas qualidades imunológicas fazem do inhame um alimento muito recomendado em determinadas doenças. Sobretudo, se aplica seu consumo quando sofremos doenças dermatológicas como dermatite, eczemas da pele… O inhame nos ajuda a alcançar uma melhor limpeza do organismo e um aumento na imunidade, o que proporciona ao nosso organismo se livrar das infecções que tanto nos faz sofrer.

12 – Limão

alimentos para aumentar imunidade

O limão possui vitamina C que reforça as defesas do organismo para evitar doenças, sobretudo, das vias respiratórias que vão desde um simples catarro, ronqueira, amidalite, até doenças pulmonares, bronquites, congestões nasais, gripes, asma, etc. É um desinfetante e possui uma ação antitóxica diante dos venenos bacterianos e medicamentosos. Junto da vitamina C, se encontra a vitamina P que ajuda a tonificar os vasos sanguíneos.

Ajuda a cicatrizar feridas de todo o tipo. Ele é muito rico em minerais entre os quais se destacam o potássio, magnésio, cálcio e fósforo. É uma fruta que atua como um remédio para mais de 150 doenças. Em qualquer parte do organismo que se encontram as toxinas, seja no sangue, nos órgãos, nos tecidos, o limão o combate, dissolvendo suas acumulações e remove-as.

13 – Canela

alimentos para aumentar imunidade

A canela é utilizada como remédio para melhorar a diarreia e náuseas; descongestionante, ajudando na circulação do sangue. É útil para os problemas digestivos, diabetes, perda de peso, para melhorar a imunidade, entre outros.

14 – Romã

alimentos para aumentar imunidade

A romã é uma fruta protegida por uma pele dura, que esconde no seu interior uma grande quantidade de sementes cobertas de uma poupa carnosa e suculenta, que se torna saudável graças ao seu alto teor em antioxidantes.
A romã não possui gorduras saturadas nem colesterol, e é rica em vitaminas C e K, e em fibra dietética, que beneficia o sistema digestivo e imunológico. Consumir esta fruta reduz os níveis de colesterol, devido à uma única combinação de polifenois que parecem reduzir o colesterol ruim no sangue, que pode trazer benefícios para o coração.

15 – Agrião

alimentos para aumentar imunidade

O agrião contém vitamina A e vitamina C. Essas vitaminas são antioxidantes potentes. Combatem os radicais livres na pele, já que se eles não forem controlados, podem desencadear as linhas de expressão e rugas – dois sinais importantes do envelhecimento prematuro.

O agrião é carregado de vitamina A. Uma porção desta verdura contém cerca de 42% do valor diário recomendado. Esta vitamina desempenha um papel importante para manter a saúde ocular e prevenir os problemas da visão, incluindo cataratas e a degeneração macular.

Por ser rico em vitamina C, estimula o agrião e fortalecer o sistema imunológico. Um sistema imunológico forte é menos suscetível ás infecções e doenças auto imunológicas severas.

16 – Óleo de coco

alimentos para aumentar imunidade

Os benefícios do óleo de coco incluem cuidado do cabelo, cuidado da pele, alívio do estresse, controle do colesterol, emagrecimento, melhora da imunidade, da digestão e do metabolismo. Também proporciona a relevância dos problemas renais, doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, câncer, ajudando a melhorar a qualidade dos dentes e ossos.

O óleo de coco é ótimo para o sistema imunológico. Fortalece o sistema imunológico porque contém lipídios antimicrobianos, ácido láurico e também possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. O corpo humano converte o ácido láurico em monoláurico e a pesquisa tem recebido apoio como uma forma efetiva de lidar com os vírus e as bactérias que causam doenças como a gripe, herpes, citomegalovírus e até o HIV. O óleo de coco ajuda a lutar contra as bactérias que prejudicam o organismo.

17 – Tamarindo

alimentos para aumentar imunidade

Os altos níveis de vitamina C, assim como outros efeitos antioxidantes nos óleos essenciais de tamarindo tornam numa maravilhosa forma de estimular seu sistema imunológico e garantir a saúde longe das infecções microbianas, fungos e reduz o aparecimento dos parasitas.

A principal preocupação é que o tamarindo abaixa a pressão arterial e é um diluente do sangue, o que pode se tornar difícil reduzir um sangramento. Se você toma aspirina ou outros anticoagulantes, tenha cuidado para não ingerir uma quantidade excessiva de tamarindo.

18 – Eucalipto

alimentos para aumentar imunidade

O eucalipto é um antiviral e antibacteriano, no qual nos protege de diversas infecções. Quando se trata de matar bactérias o eucalipto é excelente. É estimulante, ajuda a eliminar os catarros, é antisséptico, é balsâmico. Ajuda a melhorar a respiração em casos de obstrução, porque permite a fluidez da secreção da bronquite e das fossas nasais. É utilizado para tratar doenças respiratórias, bronquites, gripes, faringes, sinusites, asmas, etc. Ele é um vermífugo que atua contra os parasitas intestinais. É antibiótico, anti-inflamatório e cicatrizante.

19 – Algas

alimentos para aumentar imunidade

As algas são um dos melhores alimentos que protegem nosso corpo de contaminações ambientais e radiação. Podem prevenir a presença de metais pesados e toxinas. Todos os tipos de algas são fontes de minerais como potássio, iodo e ferro. C com vegetais crescidos em terra, as algas possuem grandes quantidades de aminoácidos, vitaminas e minerais. Acima de tudo, as algas ajudam e muito o sistema imunológico, pois, assim como os outros alimentos, as algas previnem gripes, resfriados, asmas, doenças respiratórias que comprometem nossa imunidade.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

1 comentário em “Alimentos que melhoram a imunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com