Qual é o mínimo de exercício que você deve fazer?
Para algumas pessoas o exercício é natural, enquanto que para outras é toda uma proeza que requer esforço físico e mental. Por isso, quando nos dispomos a começar a se mover, surge a questão: Qual é o mínimo de exercício que devo fazer para ser “ativa”?
A recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) é fazer pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividade aeróbica moderada por semana. Esta pode ser uma semana de caminhada. Se é um exercício de alto impacto, como corrida, a recomendação é de 1 hora e 15 minutos semanais com 2 ou mais dias de resistência muscular.
Você não tem que realizar essas atividades em um dia. Na verdade, recomenda-se atingir esses minutos fazendo vários conjuntos de exercícios (dividir todos aqueles minutos em quatro caminhadas, por exemplo) para não sentir-se que têm de preencher o exercício total em uma única sessão.
Se bem que é um objetivo não tão grande para as pessoas que frequentam academia ou praticam outros tipos de exercícios, correm ou simplesmente são ativas, para outras que começam a se exercitar – já mesmo com uma pequena caminhada- é um progresso. E dividi-la em caminhadas curtas faz com que este ato não pareça tão assustador e muito cansativo.
Aqui estão algumas ideias de atividades que você pode fazer para começar a pegar gosto pelo movimento e pelo exercício.
1 Dançar
Dance ao som de uma música todas as noites em sua sala de estar (sozinha ou acompanhada!).
2 Caminhar
Caminhe durante cinco minutos, várias vezes ao dia.
3 Aproveite as atividades de seu filho
Caminhe algumas voltas ao redor do campo de futebol durante os treinos do seu filho.
4 Use as escadas
Divida entre escadas e elevador quando você tem que ficar em um andar alto.
5 Leve o seu animal de estimação para um passeio
Dê umas voltas com o animal de estimação da família (ele também vai agradecer).
Em pouco tempo você vai perceber que isto não só é simples, mas que não é suficiente. Seu corpo vai se adaptar à rotina mais rapidamente do que você pensa e, embora possa parecer irreal, seu próprio corpo vai pedir mais.