Possíveis causas de ganho de peso inexplicável
Se você está consumindo mais calorias do que o habitual e faz pouco exercício físico, é normal subir de peso. Mas o que ocorre quando se faz todas as coisas como de costume e ainda assim continua engordando? Talvez seja a hora de aprofundar as possíveis razões para o ganho de peso inexplicável (na aparência).
Falta de sono
Há dois problemas com o sono e ganho de peso: o primeiro é intuitivo. Se a pessoa fica acordada até tarde, tem um maior risco de picotagem à noite, o que aumenta o consumo de calorias. A segunda envolve o que acontece quando se tem pouco sono: alterações nos níveis hormonais que intensificam a fome e o apetite, sem que a saciedade seja completamente preenchida após cada refeição.
Estresse
Quando as exigências da vida cotidiana tornam-se muito intensas, o corpo entra em modo de sobrevivência. O cortisol, também chamado de hormônio do estresse é secretado, resultando no aumento do apetite. E depois, é claro, você pode procurar consolo em alimentos reconfortantes ricos em calorias durante os períodos de estresse. Esta combinação é adequada para engordar de forma inexplicável.
Antidepressivos
Um efeito indesejável de alguns antidepressivos é que o ganho de peso. Estes medicamentos podem reduzir a taxa metabólica ou causar alterações hormonais, causando aumento da fome. Isto pode acontecer para 25% das pessoas que tomam este tipo de medicamento em longo prazo.
Em qualquer caso, o ganho de peso após o início do tratamento com drogas geralmente é devido à pessoa se encontrar melhor, e, por conseguinte, tem um melhor apetite. Da mesma forma, a depressão pode, por si só, causar alterações de peso corporal.
Anticoncepcional
Muitos pensam que algumas mulheres que tomam anticoncepcionais poderiam engordar por retenção de líquidos, embora isso seja geralmente por um espaço de tempo limitado. Mas ao contrário da crença popular, faltam demonstrações cientificas para garantir que os anticoncepcionais causem um aumento de peso durável.
Para concluir, se a preocupação com este problema inexplicável de aumento de peso persistir é melhor consultar um médico.