Como combinar os alimentos para uma boa digestão

Você tem se sentido inchada, sonolenta e cansada depois de almoçar? Uma má digestão é a causa na maioria das vezes destes sintomas. Não se trata de que sofra de um problema estomacal ou gástrico, só de que você não sabe combinar os alimentos para ter uma boa digestão. Neste artigo vamos te explicar como combinar os alimentos e prepare-se para sentir-se melhor e absorver todos os nutrientes de cada comida.

Cada vez que ingerimos um alimento, nosso organismo produz sucos digestivos para nos ajudar a digerir a comida. Nos sucos digestivos se encontram as enzimas encarregadas de transformar os alimentos e cada uma destas cumpri sua função para determinados tipos de alimentos. Quer dizer que nosso organismo pode reconhecer qual enzima deve atuar no processo de digestão, mas o reconhecimento fica difícil quando nosso organismo tem que digerir vários alimentos ao mesmo tempo.

Para que a digestão se realize facilmente e as enzimas podem trabalhar bem (o que resultará em uma melhor absorção dos nutrientes) devemos dar a nosso organismo o menor trabalho possível, combinando os alimentos de certas maneiras ou fazendo as denominadas misturas compatíveis.

Regras para combinar os alimentos corretamente

Frutas

Em combinação com outras comidas, as frutas como a laranja, tangerinas, a toranja podem acompanhar vegetais de folhas verdes e proteínas; as frutas sub ácidas como peras, ameixas, maçãs são combinadas com verduras e legumes e amidos; as frutas doces como bananas, melões e gorduras como abacate, combinam com folhas verdes.

Verduras

O espinafre, o alface, a salsa e também as outras verduras de folhas verdes podem ser combinas com todos os alimentos, assim como as berinjelas, abobrinhas, beterrabas e outros legumes de maior densidade.

Amidos e cereais

Todo o que é arroz, massa, batatas, batata doce, trigo, milho, e outros alimentos com amido e do tipo cereal tem que se combinar com verduras de folhas verdes, mas nunca com carnes, proteínas ou frutas.

Carnes, proteínas e laticínios

Todos os tipos de carnes, laticínios em geral e proteínas como os ovos e diferentes tipos de grãos e sementes, podem combinar com verduras e frutas ácidas mas não devem ser combinados com legumes ou amidos.

Legumes

O ideal com os legumes são as, lentilhas, feijão, entre outros, é nunca combiná-los com alimentos do tipo carnes, proteínas ou laticínio, mas se deseja introduzi-los como parte de uma de suas refeições, preferivelmente combine-os com verduras de folhas verdes.

Agora você já sabe como combinar para ter uma melhor digestão e proveitosa para seu organismo. Comendo de uma forma mais ordenada poderá, entre outras coisas manter seu peso saudável e inclusive perder peso. Comece junto a sua família a colocar em prática as regras de combinar os alimentos.