Malho e continuo engordando… por que?

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É um cenário dos mais frustrantes: você pratica atividade física regularmente, se alimenta de forma saudável, mas nada dos pneuzinhos cederem. O que acontece? Por que às vezes mesmo malhando engordamos?

Em primeiro lugar, isso não é tão incomum assim. Mais importante: tem solução! Veja se seu caso se identifica com nossa lista abaixo e as dicas para reverter este quadro.

O que comer após a academia

Este é um erro clássico de quem começa a treinar: achar que malhar garante automaticamente um passe livre para comer qualquer coisa. Claro que o exercício queima muitas calorias e aumenta o apetite, mas se jogar numa massa 4 queijos, barra de chocolate ou sanduíche tamanho família (mesmo que natural) vai garantir que você continue a engordar.

A velha regra de queimar mais calorias do que se consome continua corretíssima e não há malhação que compense excessos alimentares diários. A solução é manter as quantidades sob controle e apostar na qualidade.

Músculos pesam mais

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Outra causa muito comum para o ponteiro da balança não se mexer –ou até subir– com atividade física constante é o ganho de massa magra, ou seja, de músculos.

Nem sempre percebemos o quanto nosso treino trabalha o crescimento muscular, principalmente a musculação e o treinamento funcional. Além disso, algumas pessoas tendem a ganhar músculos com mais facilidade e rapidez que outras, o que acaba compensando a gordura perdida.

Se este é o seu caso e você não quer ganhar tanta massa magra, converse com seu professor para ajustar o treino e aposte nos exercícios aeróbicos, como a corrida ou a bicicleta.

Suplementos alimentares

A suplementação para quem treina é assunto sério e nunca deveria ser adotada por sugestão de colegas de treino. Os shakes de proteína e carboidrato, por exemplo, podem ser os vilões do ganho de peso.

Consulte um profissional da área, de preferência um nutricionista esportivo, para adequar sua dieta a sua planilha e objetivos e nunca tome suplementos por conta própria –além do ganho de peso você pode estar prejudicando sua saúde, especialmente rins, fígado e estômago.

Dormir bem

A falta de sono adequado pode ser um fator que dificulta a perda de peso. Dormir bem e pelo tempo necessário é essencial para que o corpo se regenere e regule os níveis hormonais, duas etapas imprescindíveis para quem quer emagrecer.

Foque nas roupas

Por último, nossa sugestão é esquecer a balança por um tempo e avaliar a perda de peso pelas roupas. Se ficaram mais folgadas, você emagreceu, mesmo que na balança o ponteiro continue no mesmo lugar.


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