Treino no frio para perder peso
O treino no frio para perder peso conseguiu ganhar popularidade na comunidade científica. Mas o que é exatamente o treino no frio? Para que serve? Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esta nova forma de fazer exercício.
O que é o treino no frio?
Existem muitos métodos para a prática durante o treino no frio para perder peso e se adaptar às baixas temperaturas. Embora muitos desses métodos não foram validados cientificamente, isso não significa que realmente não funciona.
A ideia consiste em expor o corpo a uma ligeira temperatura fria durante um período prolongado de tempo para conseguir os resultados esperados. A perda de gordura é modesta, 5% – mas mais do que suficiente para que as pessoas pudessem ter o peso adequado sem passar fome.
Devemos notar que somos mamíferos de sangue quente, porque manter nossa temperatura corporal estável é algo imprescindível para sobreviver. O complexo sistema de regulação da energia é controlada pelo cérebro, especificamente a partir da região do hipotálamo. Temos “termômetros” no cérebro, na pele e na área abdominal, que enviam sinais rapidamente para evitar que a mudança rápida de temperatura termine em desastre.
Existem algumas linhas de defesa que são ativadas primeiro que outras: em geral, as primeiras estão relacionadas com o comportamento, cruzando os membros. Depois, há outras alterações físicas como o diâmetro dos vasos sanguíneos ou transpiração. E, finalmente, o mecanismo de energia mais cara: a termogênese sem temor e os calafrios.
Neste momento, a gordura marrom é ativada pela primeira vez, e se isso não for suficiente, começamos a tremer. Assim, queimam-se muitas calorias que poderiam ser usadas para fazer outras coisas mais produtivas, porque o corpo leva tempo para implementar esses pontos. Então isso causa um leve desconforto, porque para o cérebro não parece ser a melhor escolha de todas, embora seja algo inevitável.
Conselhos práticos para o treino no frio
Primeiro de tudo, quando se utiliza o treinamento no frio para perder peso, devemos saber que não é necessário baixar a temperatura do núcleo do nosso corpo para obter resultados favorecedores. Por este motivo, as duchas frias podem ativar a gordura marrom, mesmo que sejam de curta duração.
No entanto, devemos ter em mente que alguns minutos por semana desta ativação não gerarão um resultado visível. Observamos também que, se usar algum método como o gelo para refrescar a pele, não é necessário colocá-lo exatamente onde você quer queimar gordura. Se não sentimos qualquer tipo de desconforto, isso provavelmente significa que você não está realizando o processo.
Você conhecia o treino no frio para perder peso? Comente se você já treinou alguma vez. Deu bons resultados?