Sementes que ajudam a emagrecer
Todos que almejam uma vida saudável querem saber quais alimentos podem servir como aliados para o emagrecimento. E uma boa dica é a ingestão de sementes. Confira abaixo as vantagens de cada tipo:
Semente de Abóbora
Fonte rica de proteínas, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E (nutriente que combate o envelhecimento e deixa a pele bonita), além de fibras (que ajuda e muito no bom funcionamento do intestino). É indicada para baixar a pressão, por conta do alto teor de potássio (mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial). A semente de abóbora contém beta-sitosterol, um anti-inflamatório que auxilia no emagrecimento. Uma boa opção é integrá-la aos aperitivos. Ao invés dos famosos salgadinhos industrializados, prefira as sementes de abóbora.
Semente de Linhaça
Provida de nutrientes básicos (proteínas, carboidratos, gorduras e fibras) e elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. Para aproveitar melhor suas substâncias é recomendável triturá-la e comer como uma espécie de farelo. É indicada para misturar nos iogurtes, saladas, sucos e cereais. Ajuda a combater o aumento de peso; protege o coração, pois é rica em Ômega 3 (que também é composto pela substância com poder anti-inflamatório beta-sitosterol) e Ômega 6; contém 27 componentes anticancerígenos; é rica em vitamina E (que contribui para o funcionamento celular, previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas).
Semente de Girassol
São comercializadas descascadas e torradas e podem ser servidas como aperitivos, ou ainda misturadas em saladas para dar um toque especial ao sabor. As sementes de Girassol contêm muito ferro, cálcio, fósforo, sódio e potássio, vitaminas B (tiamina, riboflavina e niacina), beta-caroteno, precursor da vitamina A e da vitamina E.
Semente de Gergelim
É um dos alimentos mais nutritivos, pois é rico em proteínas, gorduras e carboidratos, além de ser ótima fonte de cálcio, fósforo e ferro e vitaminas do complexo B, em especial a niacina. O cálcio está envolvido no processo de emagrecimento, pois auxilia diretamente na queima de gordura. Outra opção de inclusão do gergelim na dieta alimentar é o tahine, uma massa obtida a partir da prensagem das sementes. Se misturada com grão de bico cozido, cria-se outra iguaria da culinária proveniente do Oriente Médio: o homus, que é uma opção para substituir a margarina ou manteiga nos pães.