Riscos de ser vegetariano na infância e adolescência
A preocupação ambiental ou preocupação para controlar o peso, o fato é que os adolescentes são tentados pela dieta vegetariana, e isso não é necessariamente uma boa ideia. Hoje falaremos sobre todos os riscos de ser vegetariano na infância e na adolescência. Você gostaria de saber?
Regime vegetariano e regime vegano
Embora os adultos vegetarianos tenham sido objeto de vários estudos, ainda sabemos pouco sobre os adolescentes que fizeram este tipo de dieta. No Reino Unido, estima-se que entre 5 e 8% dos jovens são vegetarianos; nos Estados Unidos, fala-se de 2%. As estatísticas disponíveis hoje em países desenvolvidos varia entre 1 e 8%.
Mas sem dúvida de que uma dieta vegetariana pode se tornar uma moda. A preocupação com o sofrimento dos animais, proteção ambiental, e, em especial, a luta contra o efeito estufa, a preocupação de comer de maneira “natural” e preparar um mundo melhor são alguns dos argumentos que visam deixar de lado o consumo da carne animal.
De acordo com alguns estudos com adultos e adolescentes, a dieta vegetariana não é perigosa se você incluir ovos e laticínios. Mas o veganismo exclui qualquer produto animal.
Os perigos de não comer carne
Estudos realizados com adolescentes veganos suecos demonstram, em ambos os sexos, um déficit de cálcio e vitaminas B2 e B12. Nas meninas, se adiciona uma deficiência em vitamina D. Muitas deficiências podem afetar o crescimento, mas podem ser evitadas com contribuições suficientes em produtos lácteos, proteínas animais ricas em cálcio de alta qualidade e vitaminas.
Outro perigo associado com o vegetarianismo: se alguns, especialmente os veganos, destacam certas considerações éticas, e outros estão mais preocupados com a saúde, também é estimado que entre 20 e 25% dos vegetarianos adolescentes, principalmente as meninas, escolhem essa dieta por razões de peso.
Quando essa motivação predomina, não é raro de ser acompanhada por distúrbios no comportamento alimentar. Ao eliminar determinados grupos de alimentos e exaltar o controle sobre o que você come, se podem dar muitos casos de anorexia.
Em qualquer caso, os médicos concordam em dizer que nessa idade, a dieta vegetariana é um grande risco para a saúde. Então, se seu filho quer implementar esta dieta, a principal coisa é sempre perguntar a um médico de confiança e buscar a melhor alternativa para obter todos os nutrientes necessários nesta fase de crescimento.