O pão e seu consumo
O pão é um dos alimentos mais básicos do mundo. Sem duvida alguma, nenhum outro alimento é tão falado como o pão: seja bom ou ruim, hoje vamos falar mais sobre o pão e seu consumo. Branco, integral, multigrãos, o que você esta esperando?
Nutrientes do pão
O pão contem numerosos nutrientes: por um lado, carboidratos complexos necessários para dar energia a todo corpo e para a saúde do cérebro e o sistema nervoso. Contrariamente da crença popular, os carboidratos na medida certa não engordam. Os pães com grãos integrais contem as três partes do núcleo desse grão, essenciais para uma correta nutrição.
Além disso, o pão contem altas doses de fibras, necessária para uma boa saúde intestinal, assim como também nos ajudam a perder peso de forma saudável. Por sua vez, o pão branco geralmente enriquecido com ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B, zinco, vitamina E e selênio. Muitos desses são fitonutrientes que permitem que o corpo funcione corretamente e previne inúmeras doenças.
Quantos pães comer
Para saber qual é o consumo ideal de pão, devemos levar em conta nossa idade, sexo e nível de atividade física. Devemos levar em conta que pelo menos a metade dos grãos que consumimos por dia devem ser integrais, por isso é importante que busquemos pães multigrãos.
No geral, é recomendável consumir 250 gramas de pão por dia para uma pessoa adulta, em uma ingestão de 5 porções de 50 gramas. Inclusive também é recomendado nas dietas de emagrecimento, porém em menor quantidade: com 100 gramas é mais que suficiente para um adulto.
O ideal é consumi-lo dividindo ao longo do dia, evite que haja dias que consuma muito pão –torradas, um sanduiche e depois pizza, e leve em conta o que vai acompanha-lo: evite outros carboidratos, alimentos com gorduras ou muitos calóricos e evite comer molhando o pão.
Estas são algumas dicas que deve levar em conta na hora de consumir o pão. E você, come muito pão? Que tipo de pão é o seu favorito?