Dietas sem glúten: pode não ser saudável
Ultimamente parece que dietas sem glúten são a nova tendência. Mas a realidade é que apenas 1 pessoa em 133 é celíaca. A não ser que você tenha essa doença, não é necessário remover o glúten de sua dieta. Em vez de seguir essa dieta restritiva, é melhor diversificar a sua dieta, porque com isso vai conseguir uma dieta saudável e manter o seu sistema digestivo em bom estado.
O glúten é um composto constituído por várias proteínas, e mais comumente encontrados no trigo e outros cereais. Este composto é usado em muitos alimentos, como um suplemento de proteína e como um intensificador de sabor. Embora a doença celíaca é intolerante ao glúten, uma dieta livre de glúten, para uma pessoa que o tolera não é recomendável.
No que diz respeito aos carboidratos, o máximo foco está no trigo, e não há nada de errado com isso, mas o ideal não é focar em uma dieta baseada exclusivamente em trigo, mas acrescentar outros tipos de grãos que te pode fornecer mais nutrientes e ajudar o seu estômago. Basta diminuir a quantidade de trigo é o necessário para eliminar os problemas digestivos.
Aqueles que seguem uma dieta à base de trigo só deve ajudar o trabalho do sistema digestivo para o seu pleno potencial, e isso é conseguido através da incorporação de alimentos como arroz integral, quinoa e até batatas. Ao diversificar as fontes de carboidratos complexos que comemos, não é necessário eliminar completamente o glúten.
É importante notar que nem todos os lanches sem glúten são saudáveis, um cookie sem glúten não é melhor do que um com glúten. Você tem que ser cuidadosa com o que você remove completamente de sua dieta, pois seu corpo pode acabar sofrendo com esses tipos de erros.
Você sabe, é melhor diversificar e incorporar alimentos que vêm de diferentes fontes, refeições equilibradas e não se deixe influenciar por aquilo que é dito, mas consulte o seu médico ou nutricionista sobre a melhor maneira de comer saudável.