Descubra o que é, e quais são os top superalimentos
Não adianta ser nutritivo, tem que ser super nutritivo: isto é o que são os superalimentos, assim chamados por seus benefícios e suas propriedades altamente nutritivas. Normalmente a venda em lojas especializadas em produtos naturais, merecem uma presença constante na sua dieta.
Preparamos uma lista para você saber quais são os top superalimentos.
Pó de maca
O superalimento maca é oriundo dos andes peruanos e é conhecida por seu poder de combater a fadiga e promover a regeneração, sendo muito utilizada com este fim por atletas. Mas as propriedades da maca não param por aí: ela é um potente estimulador sexual. Como se não bastasse, ainda fortifica os ossos, aumenta a fertilidade e combate o envelhecimento. A recomendação é de 1 colher de chá por dia.
Quinoa
Outro superalimento quinoa é também andino é um grão riquíssimo em proteínas (cada 100g de quinoa tem 15g de proteína), sendo comparado apenas ao leite materno. Considerada o mais nutritivo dos alimentos, é rica também em cobre, fósforo, ferro, manganês e magnésio, ajuda a prevenir o câncer de mama e a oesteoporose, além de combater os sintomas da TPM. Pode ser consumido em forma de grão e preparado como arroz ou em flocos, que precisam ser hidratados para o consumo.
Açaí
A frutinha roxa da palmeira açaí faz sucesso enorme no Brasil e no mundo. Parte importante da alimentação no Norte brasileiro, é um super antioxidante que atua no combate aos radicais livres, além de poderoso energético. Rico em proteínas, vitaminas, minerais e fonte de fibras, pode ainda ajudar na saúde cardíaca. Mas atenção: todos estes benefícios só valem para as versões puras como a fruta natural ou em polpa (sem açúcar, xarope de guaraná ou farinha) ou em pó.
Chlorella
Esta alga é altamente rica em proteínas (45% da alga é composta de proteína) e começou a ser utilizada como superalimento no Japão, após a 2ª Guerra Mundial, devido a seu alto valor nutritivo. Excelente como regenerativo pós-treino, é também um ótimo suplemento natural para vegetarianos e veganos. De cor verde escura e sabor amargo, a alga fortalece o sistema imunológico, ajuda no crescimento infantil e está sendo utilizada como auxiliar na recuperação do organismo durante e após o tratamento quimioterápico. Por seu sabor forte, o superalimento chlorella normalmente é consumido em forma de cápsulas.
Chia
As sementes de chia viraram febre entre corredores e atletas depois que foram citadas como uma incrível fonte de energia no livro Nascidos Para Correr, de Christopher McDougall. Um dos alimentos ricos em ômega-3 e fibras, a chia ainda é aliada que está querendo emagrecer: as sementes retém parte da gordura presente nos alimentos. Antioxidante e desintoxicante, a chia ainda é rica em proteínas, cálcio (tem 6 vezes a quantidade do leite) e potássio. Pode ser usada na alimentação infantil e de gestantes. A indicação é 1 colher de sopa de sementes por dia –mas é preciso deixá-las cerca de 15 minutos na água até que as sementes virem um gel opara aí consumí-las puras, com sucos, papas, mingaus ou iogurte grego que ensinamos a fazer em casa.
O que achou dos superalimentos? Nos deixe seu comentário.