Conheça as propriedades da água
O corpo humano necessita de água para sua sobrevivência. Quem ingere boas quantidades diárias do líquido, tem a garantia de que o organismo estará em melhores condições do que o de pessoas que não o bebem, ou bebem pouco.
Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, que é eliminada em processos naturais, como a urina e o suor. Por isso, é preciso repor todo o líquido perdido durante o dia, para não comprometer nenhuma função do organismo. Segundo os especialistas, o ideal é consumir de 1,5 a 3 litros de água diariamente, dependendo do peso do indivíduo. Para saber a quantidade exata, basta utilizar a proporção de 35 ml de água para cada quilo. Uma pessoa que pese 70 quilos, por exemplo, terá que ingerir 2 litros e 450 ml de água a cada dia.
Propriedades da água para a pele
Hidratar-se corretamente pode trazer muitos benefícios para a beleza. A água leva as substâncias, como vitaminas e nutrientes, até os tecidos corporais. Se o organismo estiver com a hidratação em dia, esse processo ocorrerá com maior rapidez, proporcionando a renovação celular. O resultado é uma pele mais bonita e macia, unhas resistentes e cabelos fortificados.
Boa digestão
A água é necessária para que se produzam boas quantidades de sucos e enzimas digestivos. Sem ela, a digestão pode ficar mais lenta e eficiente. Além disso, ingerir bastante líquido é uma maneira de acordar o intestino e acabar com a prisão de ventre. A água hidrata as fezes, facilitando a sua eliminação do organismo.
Inchaço e perda de peso
A circulação sanguínea funciona melhor em um organismo bem hidratado. Isso faz com que os as substâncias responsáveis pelo inchaço, como o sódio, sejam eliminadas com mais eficácia. A água também auxilia no processo de emagrecimento, pois proporciona a sensação de saciedade. O ideal é tomar um copo do líquido antes das refeições.
Problemas renais
Já é de conhecimento popular que tomar bastante água é uma ótima forma de prevenir problemas renais. Os rins desempenham o papel de filtro do organismo, ajudando a eliminar todas as substâncias tóxicas e indesejáveis. O excesso dessas substâncias pode causar o aparecimento dos cálculos renais, ou pedras nos rins. Se o organismo estiver bem hidratado será capaz de evitar a formação dos cálculos, evitando dores extremas e o mau funcionamento do órgão.