Benefícios do pequi
O Pequi é uma fruta alaranjada que vem chamando a atenção dos médicos e nutricionistas, pois possui propriedades interessantes para a saúde. Ele cresce numa árvore aqui no Brasil, tendo um papel importantíssimo na cultura indígena.
O Pequi é usado há muitos anos na preparação de bebidas e alimentos, até mesmo com um lanche ainda cru e o óleo de Pequi é utilizado como um óleo de cozinha.
Especialistas recomendam utilizar o óleo de Pequi para quem deseja ter uma vista mais saudável.
Benefícios do Pequi
– O pequi contém antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias.
– O óleo de Pequi possui ácidos gordos monoinsaturados, ou seja, uma gordura saudável para o coração.
– Desempenha um papel fundamental para reduzir o colesterol e a pressão arterial.
– O Pequi consegue tratar de forma natural, a pele seca e a eczema, sendo incluídos em hidratantes para a pele e cabelos.
– Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a diminuir a inflamação da pele de forma natural.
– O óleo de Pequi ainda não é muito encontrado nas prateleiras de supermercados, mas pode ser encontrado em produtos de beleza e suplementos.
Propriedades do Pequi
Ácidos gordos monoinsaturados
O Pequi possui um grande conteúdo de ácidos gordos monoinsaturados, podendo ajudar a reduzir os níveis de colesterol alto e proteger o nosso coração, evitando assim, ataques cardíacos, derrames, arteriosclerose, entre outras doenças crônicas.
Fonte de Potássio
Essa mistura de vitaminas e minerais pode ajudar a aliviar e a relaxar a pressão dos vasos sanguíneos, elevando seu fluxo de sangue e controlando a pressão no coração.
Compostos anti-inflamatórios
Graças aos seus compostos anti-inflamatórios, foi constatado que houve uma redução da inflamação nas articulações e músculos de atletas durante seus treinamentos.
Fonte de vitamina A
A conserva de Pequi é rica em vitamina A, e consequentemente, faz com que seja rico em betacaroteno, seu teor em carotenoides é alto, pois eles atuam como antioxidantes, e, portanto, melhora a visão, impede a degeneração macular e a catarata, geralmente, provocada pelos radicais livres.
Óleo de Pequi essencial
O óleo de Pequi é incluído muitas vezes em shampoos e hidratantes no Brasil, e está conquistando o mercado internacional cada vez mais. Suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele e o cabelo. O consumo de Pequi pode ajudar a melhorar as cicatrizes, dar um brilho na pele, prevenir o envelhecimento prematuro e também pode ser utilizado em tratamentos de eczemas e outras lesões da pele.
Fonte de fibras
As fibras encontradas na flor de Pequi ajudam a melhorar a digestão e a reduzir a prisão de ventre, as cólicas e a diarreia. Eliminando também o excesso de colesterol ruim do nosso organismo.
Receitas com Pequi
Suco de Pequi
Ingredientes
– Adoçante a gosto
– Canela ou cravo
– 1 litro de leite
– De 15 a 20 pequis descascados
Modo de preparo
Cozinhe os pequis até amolecerem a polpa e escorra a água, raspe os caroços com uma colher até que solta toda a polpa. Acrescente a raspa o leite, o cravo ou a canela e o adoçante a gosto. Leve essa mistura para ferver por alguns minutos até que engrosse um pouco. Coloque na geladeira e após gelar, está pronto para beber.
Frango com Pequi
Ingredientes
– 1 colher de sopa de sal
– 3 pimentas malaguetas
– 4 colheres de sopa de vinagre
– 3 colheres de sopa de óleo
– 1 colher cheia de colorau
– 2 colheres de sopa de tempero caseiro
– 3 dentes de alho
– 2 tomates maduros
– 1 frango de aprox. 2 quilos
Modo de preparo
Corte o frango em pedaços, lave-o com vinagre em 1/2 copo de água. Enxague bem em água corrente. Em seguida tempere-o com o tempero caseiro e deixe durante 15 minutos.
Esquente o óleo em uma panela, adicione o alho, o colorau e deixe que doure. Adicione o pequi já limpo e o frango em pedaços e deixe refogar. Em seguida adicione a cebola, o pimentão e o tomate cortados em cubos. Adicione água aos poucos, deixe cozinhar até obter um caldo grosso. Adicione a pimenta malagueta a gosto.
Prove para saber se precisar salgar um pouco mais e sirva com arroz integral.