Benefícios do coco
O coco é uma fruta exótica cujos benefícios e propriedades podem transformá-lo em uma fruta saudável, desde que seja consumido com moderação. Descubra seus principais benefícios e propriedades nutricionais no artigo de hoje…
Propriedades do Coco
Com a chegada do verão, desfrutamos muito mais da “chegada” de algumas das frutas mais deliciosas e frescas da estação, que nos ajudam não só a saciar a sede, mas para refrescar por dentro e por fora.
Podemos desfrutar nesta época do coco, uma fruta verdadeiramente exótica, por sua vez, deliciosa, cujo suco pode refrescar mais do que um/a em qualquer momento.
Na verdade, é normal encontrarmos em muitos mercados e supermercados o suco de coco e enlatados ou embalados, assim você não precisa comprar um coco para desfrutar do seu precioso líquido. Sim, mas é bem verdade que não desfrutamos de suas principais virtudes e propriedades nutricionais.
Benefícios do Coco
Os benefícios de coco são certamente interessantes para as pessoas saudáveis de todas as idades, especialmente, quando é consumida ocasionalmente.
Isto é porque enriquece a dieta com uma série muito interessante de substâncias nutritivas, sendo uma fruta rica em ferro e potássio, e, finalmente, naqueles sais minerais que participam da própria mineralização dos ossos, tais como: cálcio, fósforo ou magnésio.
Também possui um alto teor em fibra, o que certamente dá ao coco propriedades laxantes, ajudando cada vez mais no controle de colesterol alto e a controlar o açúcar no sangue, o tornando ideal para diabéticos.
No quesito vitamina o coco é uma fruta que possui várias, entre elas a que mais se destaca é a vitamina E, como sabemos contem uma ação antioxidante.
No entanto o coco não é aconselhável para as pessoas que sofrem com algumas doenças cardiovascular, já que ele possui uma quantidade significativa de ácidos gordos saturados, bem como àquelas que estão seguindo uma dieta de controle de peso, por conter uma elevado valor energético.
É ideal, por exemplo, como sobremesas para as crianças, ou para as pessoas que se encontram enfermas.
Água de coco
A água de coco é o líquido encontrado naturalmente no interior do coco. Tem uma cor transparente, cercada pela polpa de coco, nas nozes do coco. Tem um sabor característico que pode variar, dependendo das espécies, até o estado do coco (fresco ou seco), também o sabor pode depender de onde se encontra a palmeira. Esta água pode ser preparada com bebidas alcoólicas (principalmente uísque) ou mesmo pura, preferencialmente, com gelo. Seu sabor pode até ser um pouco salgado, se a palmeira fica perto da água do mar, ou, na costa da praia.
Óleo de coco
O óleo de coco é o único que deveríamos usar para preparar nossas refeições, uma vez que é o único que não oxida quando é aquecido. O óleo de coco ajuda a perder peso, previne doenças da tireoide e problema cardiovascular, como hipotireoidismo, tão difundido hoje entre as mulheres. É praticamente o único alimento que contém ácidos graxos de cadeia curta, que ao contrário de outras gorduras, não precisa de enzimas pancreáticas ou bile para sua digestão, tornando-o ideal para as pessoas que removeram a vesícula biliar e têm dificuldades de digerir gorduras, ou, em geral, para as pessoas com problemas digestivos ou hepáticos. Nos hospitais, o ácido gordo de cadeia curta é normalmente incorporado em doentes que necessitam de uma dieta especial. O óleo de coco é rico em ácido láurico de propriedades antivirais.
Leite de coco
O leite de coco é um ingrediente utilizado nas cozinhas da Ásia e do Caribe (Colômbia, Panamá, Venezuela, Porto Rico, Equador, República Dominicana, Costa Rica, Nicarágua) baseados em pratos e molhos. Tem uma aparência semelhante ao leite de vaca. Não se deve confundir este “leite” com a água de coco como, já que a “água” não é removida a partir da polpa, mas é um líquido e naturalmente, se encontra na cavidade central do coco. A cor e o sabor do leite de coco são atribuídos ao seu elevado teor de açúcares e óleos. O leite de coco é normalmente encontrado na maioria dos supermercados europeus e americanos embalados em latas. Na Malásia e Indonésia, o leite de coco é chamado “Santan” e nas Filipinas é chamado de “Gata”.
Receitas com coco
Cocada
Ingredientes
– Leite condensado diet
– Coco ralado sem açúcar
– adoçante
Modo de Preparo
Misture 7 colheres de sopa bem cheias de coco ralada com 3 colheres de sopa de adoçante (a gosto) com o leite condensado diet.
A mistura não pode ficar muito liquida se estiver acrescente uma colher de sopa de leite em pó desnatado e um pouco mais de coco ralado. Prove a mistura para ver se está bom de adoçante. Em seguida unte uma forma e divida as porções.
Deixe no forno por cerca de 25 a 30 min a 160°. Até que a sua cocada esteja dourada e firme.
Bolo de coco
Ingredientes
– 2 ovos
– 1 xícara de coco ralado
– 1 xícara de farinha de arroz
– 200ml de leite de coco
– 2 colheres de sopa de óleo de coco
– 4 colheres de sopa de adoçante culinário (ou açúcar de sua preferência)
– 1 colher de sobremesa de fermento
Modo de Preparo
Primeiro bata os ovos com o adoçante, acrescente o leite de coco e o óleo e mexa até que fique um líquido homogêneo. Aos poucos acrescente a farinha de arroz, mexendo e deixe o fermento por ultimo.
Unte a forma com óleo de coco, despeje a mistura e leve para assar em forno médio até que doure.
Vocês conhecem outros benefícios do coco ou outra receita fit com coco? Comentem!