Benefícios da alface
Muitos pensam que a alface é o alimento dos coelhos, mas certamente deixaram de pensar assim depois de conhecer os benefícios da alface.
Se num artigo anterior comentamos que os pepinos não podem faltar em uma boa e deliciosa salada, não há dúvida de que não deveria faltar verdadeiramente nela é a alface.
Não surpreendentemente, poderíamos dizer que por regra geral, a alface tornou-se um alimento que faz parte da nossa dieta, sendo precisamente um dos ingredientes clássicos de muitas saladas.
Com base em nosso organismo, muito importantes são os diferentes benefícios e propriedades da alface, pois, como veremos mais adiante, têm uma série de pontos fortes para o bom funcionamento do nosso corpo.
Benefícios e propriedades da alface
A alface é caracterizada por uma planta de talo curto com folhas verdes brilhantes muito características.
Entre outras coisas, podemos afirmar que é rica em fibras, lactucina, pectina e betacaroteno; vitaminas como B1, B2 e B3, A, E e C; assim como minerais tais como potássio, sódio, magnésio e cálcio.
É ideal como remédio caseiro para gripes e resfriados, pois reforça as vias respiratórias. Nestes casos, uma boa salada cujo principal ingrediente seja a alface pode ajudar e muito.
Possui um efeito calmante, aliviando dores musculares e tensões, e também tem um efeito sedativo, ajudando a controlar a insônia, acalmando os nervos e aliviando as palpitações.
Ajuda a controlar os níveis elevados de colesterol, sendo a maior fonte de antioxidantes, o que significa que, além de retardar o envelhecimento celular, ativa a circulação prevenindo o aparecimento da arteriosclerose.
O suco de alface e o chá também trazem benefícios espetaculares para quem quer emagrecer e combater a insônia.
Possui propriedades digestivas, lutando contra problemas de flatulência, além de ser diurética, que é ideal em casos de retenção de líquidos.
Valores nutricionais da Alface
Cada 100 gramas de alface contém:
– 10 kcal
– 0,9 de carboidrato
– 1,3 de proteína
– 0,2 de gorduras totais
– 1,5 de fibra
– 0 mg de colesterol
– Vitaminas: A (150); B1 (0,06); B2 (0,06); B3 (0,4); B6 (0,06); C (10) e E (0,4)
– Minerais: Sódio (10); Potássio (224); Cálcio (37); Fósforo (31); Magnésio (11); Ferro (1) e Flúor (0,03)
Como plantar alface
– Direto na terra ou na estufa? – Terra
– Quando plantar? – Quase todo o ano
– Em quanto tempo se colhe desde sua plantação? – Entre 20 e 65 dias
– Volume recomendado para plantar em vasos? – 3 litros
– Profundidade mínima do vaso – 10 cm
– Distância entre uma planta e outra na horta – 25 cm
– Distância entre linhas de plantação na horta – 30 cm
1- Tipo de terra
A alface requer do solo duas coisas: a primeira é que ele seja muito rico em nutrientes e a segunda é que escorra muito bem. Para isso, basta ter uma boa quantidade de húmus à terra onde você vai plantar. O húmus é muito rico em nutrientes e também atua como uma esponja, retendo a água, mas deixando passar o excesso.
As alfaces não crescem bem em solos pesados, é por isso que não se recomenda seu plantio em solos argilosos. Se tiver um solo argiloso no jardim, basta adicionar adubo e esterco para uns 2 anos e se transformará em uma terra adequada para a alface. A alface gosta de solos com Ph entre 6 e 7 para se desenvolver.
2- Germinação
As alfaces podem ser semeadas diretamente na horta, em seu vaso definitivo ou em uma gaveta para mudas para um transplante posterior. Temos que tomar cuidado para fornecer um meio fresco para germinar, mas ela nunca vai se separar das sementes. Para isso, devemos sempre manter o solo úmido e se está quente nós podemos refrescar as sementes entre 2 folhas de papel no refrigerador por um par de dias antes do plantio. Elas são plantadas em hortas em fileiras distanciadas por 30 cm e na mesma fileira é separado por 25 cm entre elas, nos vasos, basta deixar um espaço de 25 cm por alface para o desenvolvimento bem sucedido destas.
Você pode plantar alface para ser consumida na primavera, no verão, outono e inverno, se é que você vive em uma área com clima temperado. A alface no inverno deve ser plantada diretamente no solo no início de Outono. As mudas de alface na primavera irão germinar no final do inverno e, em seguida se transplantam no início da primavera. As alfaces de outono e verão se semeiam diretamente por cerca de 8 semanas antes de serem consumidas.
Exposição ao Sol
A alface gosta de climas úmidos e frescos. Pelo qual na primavera, no outono e inverno pode ser deixada em plena luz do dia. Mas no verão, recomenda-se deixar na sombra, mas a planta vai crescer como uma torre e acaba dando flores e sementes. Por outro lado, a alface não tem nenhum problema para crescer em lugares sombrios.
Água
A alface ama o solo úmido, por isso devemos evitar que o solo em que esteja se seque. Isso nos proporcionará alface tenra e saborosa.
Colhimento
A alface não deve ser armazenada, se colhe diretamente da horta ou dos vasos no momento que se queira consumir.
A alface pode ser colhida desde pequenas até chegarem ao seu tamanho final, durante toda esta fase são muito ricas. No final, tudo depende do gosto de cada pessoa quando querem colhê-la. O que temos de ter cuidado é que ela não esteja mais madura, já que pode ficar muito amarga.
Receitas com alface
Chá de alface
Ingredientes
– 2 folhas de alface
– 1 xícara de água
Modo de Preparo
Ferva rapidamente as folhas de alface em uma xícara de água, tome o chá morno.
Suco de Alface
Ingredientes
– 6 folhas de alface
– Açúcar orgânico ou adoçante
– 1 folha de couve
– 1 litro de água gelada
– Suco de 2 limões
– 1 fatia de abacaxi
– 5 folhas de hortelã
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e está pronto para beber.
Você sabia que a alface continha todos estes benefícios? Você sabia que para obter uma alface fresca e com folhas bonitas é preciso seguir estes passos de como plantá-la? Faça esse suco e esse chá de alface, você verá que são bons para te ajudar a emagrecer e manter uma boa forma física.