5 Razões para fazer exercício durante a gravidez
Há algumas décadas atrás, o exercício durante a gravidez era considerado uma loucura – se pensava que o estado da mãe era muito delicado para fazer alguma atividade física. Hoje, muitos estudos científicos têm construído uma nova visão do assunto. Aqui estão 5 razões para se exercitar durante esta fase maravilhosa.
1 Peso saudável
Eis aqui o benefício mais óbvio, mas não menos importante: o exercício durante a gravidez ajuda a manter um peso saudável -tenha em conta que, nesta fase se deve aumentar entre 10 e 16 quilos -. Mas isso não é tudo: o exercício também facilita voltar ao peso normal após o parto.
2 Parto menos doloroso
Diversas pesquisas mostraram que as atletas femininas, têm um sistema cardiovascular saudável e forte, sofrem menos dor durante o parto e se cansam menos. Em suma, geralmente não necessitam de intervenção médica para protagonizar um parto bem sucedido.
3 Menos enfermidades
Também foi provado que as mulheres grávidas que se exercitam são mais resistentes a gripes, resfriados e doenças como sinusite e bronquite. Mas cuidado: mulheres que passam da linha e se exercitam excessivamente são geralmente muito mais vulneráveis a ter infecções respiratórias. A moderação é a chave.
4 Mais força
O exercício faz com que mais oxigênio chegue a todos os tecidos do corpo tanto da mãe, como o bebê. Este efeito tira um grande peso para o sistema cardíaco materno, que é muito importante se você considerar que o processo de parto representa uma grande sobrecarga para o coração da mãe.
5 Atitude positiva
Estudos têm demonstrado que as mães que se exercitam durante a gravidez têm uma atitude muito mais positiva do que aquelas que não fazem. É que as mães atletas se sentem melhor em seu próprio corpo e tem auto estima mais elevada.
A conclusão? Mantenha-se ativa, assim, estará cuidando de você, sem dúvida, mas também de seu pequeno.