5 alimentos ricos em zinco
O zinco é um mineral que desempenha um papel fundamental no nosso sistema imunológico. Também contribui para assimilar proteínas e carboidratos e é essencial para o funcionamento das enzimas e, portanto, para a produção de energia.
Agora, quando não consumimos a quantidade suficiente de zinco, as nossas defesas se enfraquecem, perdemos o apetite e o cabelo e podemos acabar sofrendo com diarreia, entre outras coisas. Pelo contrário, quando passamos dos limites, os radicais livres e seus terríveis efeitos tendem a se multiplicar. Dada esta realidade, é essencial manter o equilíbrio: a dose diária recomendada de zinco é de 15mg e pode ser encontrada nestes alimentos…
Chocolate e cacau em pó
Que uma boa notícia para aqueles gostam de chocolate! Uma barra de 100 gramas, sem açúcar adicionado, claro – contém cerca de 10mg de zinco, o equivalente a 65% da quantidade diária recomendada.
O cacau em pó não fica atrás! 100g fornece cerca de 40% da dose diária de zinco necessária para o corpo.
Sementes de melancia secas
Estas sementes nos dar grandes quantidades deste mineral: em 100g encontramos cerca de 70% da quantidade diária recomendada. Elas podem ser consumidas cruas, sem cascas ou inteiras.
Cordeiro
A carne de cordeiro é deliciosa e nutritiva! 100g deste alimento contém até 58% do consumo de zinco que precisamos por dia.
Amendoim
Entre as nozes, o amendoim se destaca como um dos alimentos ricos em zinco. Em uma porção de 100g encontramos 22% da quantidade diária necessária deste mineral.
Mas, cuidado: o amendoim é muito calórico, por isso você deve consumi-lo com máxima moderação. Opte por suas variedades torradas e livres de sal.
Sementes de abóbora
Você gosta da abóbora feita como complemento de suas refeições? Parabéns! Você ficará contente em saber que em 100g deste delicioso vegetal, encontrará cerca de 70% da quantidade de zinco diária recomendada para o organismo.
Agora que você conhece esta lista de alimentos ricos em zinco, só podemos dizer: consuma-os!