3 passos para ensinar as crianças a lerem os rótulos dos alimentos
Nos EUA, a Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos), propôs aos pais a ensinarem as crianças a ler os rótulos dos alimentos para fazer escolhas alimentares saudáveis. De acordo com a agência federal, isto permitirá que as crianças saibam exatamente o que estão comendo e irá ajudá-las a escolher e comprar os melhores doces e outros alimentos.
Quanto mais os pais começarem a incentivar as crianças a ler o rótulo de Informação nutricional, mais elas vão tomar decisões que irão ajudá-las a se sentir bem e obter uma boa saúde em longo prazo.
Mas como ensinar as crianças a gerenciar informações que são até mesmo difíceis para nós entendermos?
Aqui vamos deixar você com 3 passos fáceis para ler o rótulo:
Verifique o tamanho da porção
Toda a informação nutricional que aparece no rótulo baseia-se numa porção do alimento em questão. No entanto, é comum que um alimento embalado contenha mais do que uma porção. Se um pacote vem com duas (ou mais) porções e uma criança come todo o pacote, na realidade consome duas vezes (ou mais) o número de calorias e nutrientes que aparecem no rótulo. Os pais sempre têm que verificar tudo.
Considere as calorias
Para fins de controle de peso (seja para perder, ganhar ou manter o peso) é importante prestar atenção às calorias. O objetivo geral é o de equilibrar a quantidade de calorias consumidas e a quantidade de calorias que usa o corpo. Como regra geral, 400 calorias ou mais por porção em um só alimento se considera elevado e 100 calorias se considera moderado.
Escolha os nutrientes com critério
Existem alguns nutrientes que os jovens fariam bem em “diminuir” de sua dieta. As crianças podem usar o valor percentual diário no rótulo de informação nutricional para preferir alimentos com baixo teor em gorduras saturadas, sódio e açúcares. Há um guia fácil: 5% ou menos de um nutriente significa que a alimentação é pobre de tal nutriente, e 20% ou mais significa que tem um alto conteúdo.
As crianças podem começar a usar o rótulo de informação nutricional logo para ser pró-ativas na gestão de uma dieta saudável. A Food and Drug Administration está propondo atualizar o rótulo de Informação nutricional em alimentos embalados para torná-lo mais fácil de ler, tanto para adultos, quanto para as crianças.