3 Consequências de passar fome estando de dieta
Todas associam as dietas para perder peso com comer menos. Na verdade para emagrecer você precisa consumir menos calorias. No entanto, quando esta medida é levada ao extremo, corremos o risco de experimentar consequências indesejadas. Quer saber quais são?
1 Deixa o metabolismo lento
Nosso corpo detecta quando se produz mudanças na ingestão de calorias. Assim quando esta diminui drasticamente, nosso organismo ativa um mecanismo de proteção. Ele se pergunta: quem sabe quando virá à próxima refeição? Então começa a armazenar as calorias e gorduras a fim de sobreviver. Qual é o resultado? Queimamos muito menos calorias, independentemente se estamos realizando atividade física, trabalhando ou dormindo.
2 diminuição da serotonina
Além de deixar lento o funcionamento de nosso metabolismo, passar fome também faz com os níveis de serotonina despencar. Este é o neurotransmissor responsável por gerar as sensações de calma e satisfação. Por isso, quando a quantidade de serotonina diminui nos sentimos agitadas e de mal humor. Este estado de animo nos impede-nos de sentir motivadas e alcançar nossas metas.
Além disso, este mal-estar nos leva a buscar prazer na comida e nos faz descarrilhar a dieta, e começar a comer fast food.
Por tudo isto, é fundamental não deixar de lado o consumo de carboidratos. Eles mantem nossos níveis de serotonina estáveis e nos concedem a fortaleza emocional para não abandonar o bom caminho.
3 mais quilos
A combinação do metabolismo lento e a diminuição dos níveis de serotonina terminam traduzindo-se na acumulação de gordura. Desta maneira nossos esforços por comer menos se desvanecem em nada e ficamos longe de conseguir nossos objetivos iniciais, obtemos os resultados opostos: quilos, quilos e mais quilos.
Faça exercícios e tenha uma dieta que seja baixa em gordura e rica em fibras. Se sentir fome coma uma fruta. Não cometa loucuras, pois mais tarde nosso corpo irá sofrer com isso.