Saiba como usar a lei da compensação em sua dieta
Dá, sim, para manter a dieta sem abrir mão dos prazeres da vida e das delícias da boa mesa. Hoje o
O que fazer antes…
Festa ou churrasco no fim de semana?
– Comece seu dia com uma refeição pouco calórica para reservar um estoque extra de calorias para o almoço. Você pode tomar um shake de banana com gelatina e iogurte, que vale 150 calorias e vai mantê-la satisfeita por umas três horas. Se preferir bebidas quentes, tome café com leite mais uma fatia de pão integral com queijo light, combinação caseira, fácil de preparar e com apenas 100 calorias.
– Se o almoço for tarde, coma uma fruta, tome suco ou um iogurte desnatado ali pelas 11 horas, porque o lanche da manhã é indispensável, mesmo em dia de festa.
– Churrascaria exige bom senso. Se picanha sem a companhia da farofa não faz o menor sentido para você, na hora da bebida fique ou com a caipirinha ou vinho (nada de cerveja) ou com a sobremesa.
– Se o churrasco for entre amigos, sugira ao churrasqueiro assar cebola, tomate e fatias de abacaxi. Todo mundo gosta, têm poucas calorias e muitas fibras, que enchem o estômago e ajudam a maneirar com as carnes. Volte à dieta na refeição seguinte: fique com sanduíche de atum sem maionese (170 calorias) ou salada de frutas com cereal e iogurte (240 calorias) ou sopa de legumes (180 calorias).
Casamento à noite?
– Coma alguma coisa antes da cerimônia: duas fatias de pão integral com queijo garantem energia para esperar a festa sem o estômago reclamar.
– Na festa, nada é proibido: prove de tudo um pouco. Mas comer de tudo é diferente de comer tudo”.
– Se houver bufê, comece com a salada. Depois, monte um prato dando preferência ao peixe ou ave em vez de carne vermelha; se for um bufê de massas, escolha as que levam molho vermelho, em vez de branco. Mas uma negociação: caso faça gosto no vinho ou cerveja, fique com um copo só e coma apenas um docinho.
…e depois
– No dia seguinte, o mandamento é desintoxicar, o que já ajuda a compensar o extra de calorias. Sugerimos uma dieta com alimentos depurativos e diuréticos que dão uma força para fígado e rim, vítimas da comilança.
– Evite carboidratos simples, carnes vermelhas, frituras, açúcares, alimentos que sobrecarregam o fígado e dificultam a recuperação do organismo.
– Aumente o consumo de frutas e vegetais e esqueça produtos industrializados.
– Beba bastante líquido. Chá verde, chá de gengibre, limonada, suco de frutas (diluído em água e com adoçante), água-de-coco, além de muita água, tudo para reduzir a retenção de líquidos e limpar seu corpo.
– Caminhe ou faça uma corridinha leve de meia hora. Além de aumentar a queima calórica, a atividade física acelera a circulação e melhora a disposição física.
• Para não esquecer: um único bombom não engorda; o que pesa na balança é uma caixa inteira. Então, não se martirize com pequenos deslizes, apenas evite que se tornem habituais.