Propriedades da Linhaça
As sementes de linhaça não são uma descoberta recente. Pois elas já estão no planeta há muito tempo. Já no ano de 3000 a.C. os babilônios se dedicavam ao seu cultivo. Mais tarde, no século VIII d.C. o grande imperador Carlos Magno criou leis que exigiam seus súditos a consumir estas sementes. É que ele já estava familiarizado com as propriedades da linhaça.
Câncer
Pesquisas recentes sugerem que a linhaça pode ser útil para evitar uma das doenças mais temidas: o câncer. Assim, verifica-se que essas sementes ajudam a evitar o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata e colo do útero.
Doenças Cardiovasculares
As sementes de linhaça contêm quantidades significativas de ômega-3. Tornaram-se verdadeiras aliadas quando se trata de reduzir a pressão sanguínea e normalizar o ritmo cardíaco. Parece também que o ômega-3 poderia desempenhar um grande papel na prevenção do endurecimento das artérias e formação de depósitos de plaquetas que acaba atrapalhando a circulação de sangue.
Inflamação
A linhaça pode ser muito eficaz na redução da inflamação, o que muitas vezes leva a doenças mais graves, como asma e doença de Parkinson. Além disso, o efeito anti-inflamatório também é útil para prevenir ataques cardíacos e derrames.
Estas seriam as propriedades da linhaça. Com relação a elas, é importante notar que só foi parcialmente apoiada por estudos científicos, por isso, mais pesquisas ainda são necessárias. No entanto, o fato é que não perdemos nada, incorporando sementes de linhaça em nossa dieta. Pelo contrário, vamos ganhar em sabor, variedade e, provavelmente, de saúde.