Por que é importante comer alimentos com proteínas
Quando se fala de alimentação saudável, se recomenda o consumo de proteínas. Normalmente as recomendações são comer tantas proteínas ao dia para beneficiar seu organismo; mas estamos seguros que centenas de pessoas não sabem o que são as
proteínas
e a importância de se alimentar com elas, por isso hoje esse vai ser o tema do nosso artigo.
A importância das proteínas
Os músculos, órgãos e o sistema imunológico estão cheios maioritariamente de proteínas e sua contribuição é sobre tudo em toda a estrutura dos tecidos que permite manter, repor e fazê-los crescer.
O corpo usa as proteínas para fabricar moléculas que em efeito permitem ao organismo desempenhar funções chaves, por exemplo, as proteínas servem para fabricar a hemoglobina, substância que contribui no transporte do oxigênio. Quer dizer, cumpri com diversas funções importantíssimas ao interior de nosso corpo são as que te permitem mover suas pernas, até prevenir centenas de doenças. Compreende a importância das proteínas?
Se alimentar com proteínas
Existem distintos tipos de proteínas com as que você pode se alimentar umas são de origem animal, como é o caso das carnes e os laticínios. Estas são conhecidas como proteínas completas pela quantidade de aminoácidos essenciais. Veja uma pequena lista para se levar em conta:
* Carnes
* Queijos
* Leite
* Crustáceos e mariscos
Na outra parte estão as proteínas de ordem vegetal; mas estas são consideradas incompletas porque faltam alguns aminoácidos e necessitam de acompanhamento proteico como os anteriores. Na lista de proteínas de origem vegetal estão por exemplo:
* Soja
* Legumes
* Frutas secas
* Cereais
* Verduras
* Frutas
O ideal em uma dieta é que seja equilibrada e por tanto nelas devem aparecer proteínas de origem vegetal e animal, na verdade não deve faltar porque essa carga de aminoácidos são essenciais e de fato o corpo precisa por sua incapacidade para produzi-los.
Dentro das múltiplas recomendações dos nutricionistas é tomar boas decisões na hora de comer e não se trata de ser obcecada olhando quantas proteínas tem em um produto, mas na realidade se trata de se alimentar conscientemente, sabendo a importância das proteínas e sobre tudo quantas deveria consumir por dia de acordo com as necessidades de seu organismo.