Por que a gordura marrom é boa?
Os bebês se resfriam muito rapidamente. Isso explica por que a natureza lhes proporcionou uma equipe calórica especial: as células de gordura marrom, cujo seu único interesse é queimar gordura e, assim, produzir calor.
Os tecidos de gordura marrom se distinguem do acúmulo de gordura branca: contêm uma grande quantidade do que se chama mitocôndria, se tratam de mini centrais elétricas de que uma de suas funções é queimar gordura. Em tempo normal, se comporta como uma bateria e produz uma tensão, a qual, por sua vez, produz a energia necessária para os processos celulares. No entanto, as mitocôndrias contidas nas células da gordura marrom causam um curto circuito: funcionam continuamente, a toda a velocidade, e a energia liberada durante a remoção de gordura libera calor no interior das células de gordura.
Como funciona a gordura marrom
Este é o efeito desejado. A gordura marrom funciona como um grupo de calor natural. Sem este mecanismo os bebês esfriariam muito rápido. Pensava-se que a gordura marrom só estava presente em recém-nascidos e desaparecendo com a idade.
Combater a gordura com a gordura
Os pesquisadores especulam que uma deficiência nos tecidos de gordura marrom em adultos pode conduzir a um problema de obesidade. Se fosse possível reativar nos indivíduos afetados o grupo de calor natural, deveria ser possível eliminar rapidamente o acúmulo de gordura indesejável.
Depois de estimativas, 50 gramas de tecidos ativos de gordura marrom deveriam ser suficientes para aumentar em uns 20% o consumo de energia em repouso. Com uma alimentação e uma atividade por igual, as reservas de gordura poderiam se derreter a 5 quilos por ano.
Você conhecia a importância da gordura marrom para o nosso corpo? Acredita que isso pode tornar a ser um método eficaz para perder peso?